sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Quem vai pôr no chão [em Ubatuba]?


CONFIRA ESSA MATÉRIA , CUJO ORIGINAL FOI PUBLICADA NO EXCELENTE SITE:
WWW.UBAWEB.COM

TEXTO DE NENE   VELOSO 100% CAIÇARA
 
 
05-10-1967 - 26-12-2012 = 45 anos
Nenê Velloso 
Veja como ficaria a cidade se os melhoramentos na malha viária existente fossem implantados.
Em vermelho: mostra o prolongamento e alargamento das vias existentes.
Em roxo: mostra o traçado primitivo da BR-101, o trevo e, ao lado, a Estação Rodoviária e a BR-101 via Monte Valério/Rio Escuro, proposto pelo prefeito Matarazzo e aprovado em 1967.
Em preto: a BR-101 existente e a Rodovia Oswaldo Cruz - SP-125 (Ubatuba-Taubaté).
Preste atenção nos dois extremos: no canto da praia do Perequê-Açú, no rio Indaiá, uma marginal com 15 metros. No canto da Praia do Itaguá, no rio Acaraú, outra marginal se interligando com a reta da praia Grande e, uma rua de ligação entre a Rua Capitão Felipe e a marginal.
Agora, veja a Grande Avenida da Orla: Av. Manoel da Nóbrega, teria um alargamento de mais 8 metros para acompanhar o mesmo gabarito do início que é 20 metros, e mais uma Av. Central (hoje obstruída) e a Av. da Praia. Poucas cidades têm tantas opções para melhoria da malha viária, em Ubatuba nada foi aproveitado, tudo perdido.


domingo, 23 de dezembro de 2012

O MUNDO NÃO ACABOU


É preciso muita tranquilidade para apreciar o Boi de Conchas.


                Como é importante cada elaboração cultural deste planeta! Imagine a sabedoria dos povos maias, na América Central, ser tão respeitada mesmo depois de tantos séculos da dominação dos povos europeus, das culturas de massas que dominam a mídia! Hoje estamos, de acordo com os conhecimentos dessa cultura indígena, iniciando um novo ciclo.


terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ESPECIAL : Livro UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA... PARTE 6.........




...No vai e vem das maquinas e basculante  iam compactando o piso com o próprio peso....
Na Praia da enseada  a estrada desviou pela praia de areia dura, subindo o morroteonde estava o armazém do Maciel em direção ás Toninhas ,  Praia Grande e á cidade   por caminho municipal.

A utilização de trechos em praias , garantia a movimentação de veículos, ainda que em precário e dependente do movimento das marés, pratica realizada para fluir  das obras . Antes d e enfrentar o Morro do Maciel, uma nova e desafiante empreitada,  foi autorizado a construção um acampamento, em caráter provisório, feitas com divisórias de madeiras , para acomodar cerca de 200 trabalhadores ..


segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O CHAPÉU NOSSO DE CADA DIA



A nossa turma da apicultura não pode nunca ficar sem chapéu!


                Houve um tempo em que o chapéu, esse produto cultural tão antigo, era indispensável para se sair de casa. De dia ele nos protegia das chuvas finas e dos raios solares, “para não esquentar os miolos”; nas noites a proteção era contra o sereno, a friagem natural que podia deixar resfriado, “capaz de ficar constipado”.