sábado, 28 de dezembro de 2024

VILA DA PICINGUABA - Ano 1960

 

Ubatuba tradicional.
Dantes da BR 101.
Vila de Picinguaba na década de 60.
Um berço de histórias, tradições, cultura e memória do povo Caiçara em nossa Ubatuba

Charles Medeiros
via facebook

Fundart anuncia edital de credenciamento de jurados para eventos de 2025

 

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) divulgou o edital para credenciamento de jurados interessados em integrar o banco de avaliadores dos eventos programados para 2025. O documento foi publicado no site oficial da instituição e também no Diário Oficial do Município.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

VEM AI O 18 FESTIVAL DE MARCHINHAS CARNAVALESCAS 2025

 

O reinado de Momo, com muito confete e serpentina, já anuncia sua chegada a Ubatuba. Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a Fundação de Arte e Cultura (Fundart) realizou a abertura das inscrições para o 18º Festival de Marchinhas Carnavalescas. O edital do concurso foi publicado no site da Fundação e no Diário Oficial do Município.

SIMPLESMENTE UBATUBA

 

Ubatuba, localizada no litoral norte do estado de São Paulo, tem uma história rica que remonta ao século XVI. Originalmente habitada pelos índios Tupinambás, a região era conhecida como Aldeia de Iperoig antes de ser elevada à categoria de vila em 1554. Ubatuba é famosa pelo Tratado de Paz de Iperoig, assinado em 1563, que marcou o primeiro tratado de paz entre os nativos Tupinambás e os portugueses, ajudando a manter o Brasil sob domínio português.

Ubatubense Solidário...

 


sábado, 21 de dezembro de 2024

Documentário "BR-101: Estrada para o Futuro e o Desvio das Tradições" será exibido em Ubatuba


Produção aborda os impactos culturais e sociais da construção da rodovia que liga Ubatuba a Paraty


Na próxima segunda-feira, 23, o documentário "BR-101: Estrada para o Futuro e o Desvio das Tradições" será exibido às 18h no Centro Cultural Araponga, em Ubatuba, com entrada gratuita. Após a exibição, o público poderá participar de uma roda de conversa sobre os temas abordados no filme. Para quem não puder comparecer, o documentário também será disponibilizado no canal do YouTube do T7 News, no sábado, 21, às 20h.  


A produção, realizada com incentivo da Lei Paulo Gustavo, é dirigida por Marcelo Caltabiano, com direção de fotografia de Dule Oliveira, edição de Francisco Trevisan, produção de Jan Praieira e pesquisa de Dimas Oliveira Junior. O filme revisita o período de construção da BR-101, conhecida como Rodovia Rio-Santos, com foco no trecho entre Ubatuba e Paraty, e narra como essa transformação impactou a vida de comunidades caiçaras.  

Histórias de transformação  

O documentário entrevista moradores que vivenciaram as transformações causadas pela estrada. Entre eles, Benedito Correa da Silva, o Seu Pu, pescador de 91 anos que hoje é cego, e Jurandir Rosa da Silva, o Alemão, pescador e descendente de indígenas da família Tupinambá, que se define como "nativo caiçara, caiçara nativo".  

Contexto da BR-101  

Planejada para conectar o Rio de Janeiro a Santos, a BR-101 desempenha um papel fundamental na integração econômica, mas trouxe impactos significativos ao litoral paulista, afetando profundamente as tradições culturais e o meio ambiente.  

Serviço 

Exibição do documentário "BR-101: Estrada para o Futuro e o Desvio das Tradições"  

- Data: Segunda-feira, 23  

- Horário: 18h  

- Local: Centro Cultural Araponga, R. Hans Staden, 164 - Centro, Ubatuba 

- Entrada: Gratuita  

Exibição online no YouTube do T7 News  

- Data: Sábado, 21  

- Horário: 20h  

https://t7news.com.br/noticia/documentario-br-101-estrada-para-o-futuro-e-o-desvio-das-tradicoes-sera-exibido-em-ubatuba

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Racismo em Ubatuba - Ano 1831

 

Jornal Farol Paulistano -1831-Governo do Estado cobrou providências em relação ao ataque sofrido na Novena de Nossa Senhora do Rosário . Membros da Igreja Matriz atacaram fiéis da Igreja dos Negros . Racismo presente na história de Ubatuba..


Fundart de Ubatuba abre inscrições para o 18º Festival de Marchinhas Carnavalescas


 


Oreinado de Momo, com muito confete e serpentina, já anuncia sua chegada a Ubatuba. Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a Fundação de Arte e Cultura (Fundart) realizou a abertura das inscrições para o 18º Festival de Marchinhas Carnavalescas. O edital do concurso foi publicado no site da Fundação e no Diário Oficial do Município.

Quilombo do Sertão de Itamambuca inaugura cozinha comunitária e amplia ações sustentáveis




A comunidade quilombola do Sertão de Itamambuca acaba de inaugurar a cozinha comunitária e a implantação da compostagem de resíduos orgânicos oriundos da própria cozinha e que serão transformados em adubo e biofertilizante.

As ações socioambientais no Quilombo vêm se ampliando e fortalecendo a comunidade graças ao Projeto Quilombo Sustentável, realizado pelo Instituto Terroá em colaboração com a Associação dos Remanescentes de Quilombo da Comunidade do Sertão de Itamambuca e em parceria com a Petrobras.


terça-feira, 17 de dezembro de 2024

O MAIS JOVEM PREFEITO DO PAIS, FOI ELEITO EM UBATUBA - SP - Ano 1971

 


Exposição em homenagem ao artista João Teixeira Leite começa nesta quinta-feira




Será inaugurada no dia 19 de dezembro, às 17h, uma exposição dedicada ao artista João Teixeira Leite, reunindo obras que retratam paisagens, festas populares e símbolos culturais de Ubatuba. O evento ocorrerá no Museu Caiçara, com entrada gratuita, logo após a apresentação cultural do projeto “Vamos conhecer nossas capelas”.

Fundart abre inscrições para 18º Festival de Marchinhas Carnavalescas

 



O reinado de Momo, com muito confete e serpentina, já anuncia sua chegada a Ubatuba. Nesta segunda-feira, 16 de dezembro, a Fundação de Arte e Cultura (Fundart) realizou a abertura das inscrições para o 18º Festival de Marchinhas Carnavalescas. O edital do concurso foi publicado no site da Fundação e no Diário Oficial do Município (online).

Projeto “Te-sendo” encerra atividades com oficina de mandala no Ipiranguinha

 



Nesta quarta-feira, 18 de dezembro, às 9h, será realizada a última oficina do projeto “Te-sendo Mandalas”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). A atividade, voltada para a confecção de mandalas, acontecerá na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Ipiranguinha, e marca a conclusão do trabalho realizado ao longo do ano.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Projeto sobre as capelas de Ubatuba será apresentado no Museu Caiçara

 



 objetivo é mapear e documentar as capelas do município, incluindo tanto as que ainda existem quanto as que não estão mais nos seus locais originais

No dia 19 de dezembro, às 16h, o Museu Caiçara receberá a apresentação do projeto cultural "Vamos Conhecer Nossas Capelas", com interpretação em libras. O evento, gratuito e aberto ao público, será realizado na Rua Pescador Antonio Athanásio da Silva, 273 - Itaguá, e é uma oportunidade para os participantes conhecerem a história das capelas de Ubatuba.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Evento de Capoeira “Ginga Cultural” acontece nesta semana em Ubatuba

 


 

O Grupo Senzala de Capoeira promove, nos dias 13 e 14 de dezembro, o evento Ginga Cultural – uma iniciativa com o objetivo de disseminar, conscientizar e resgatar os valores da cultura afro.

As atividades, que são gratuitas e abertas ao público, incluem oficinas culturais, roda de capoeira, batizado e troca de cordas, além de uma festa brasileira. O evento é gratuito e aberto para todas as idades, e conta com apoio da Prefeitura Municipal e da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Stand-up e apresentações musicais tomam conta da agenda do Teatro Municipal em janeiro

 


Publicado em: 11 de dezembro de 2024

O mês de férias em Ubatuba terá uma opção a mais para turistas e moradores. O Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto traz um cronograma cheio de atrações, com muitos espetáculos de stand-up com nomes conhecidos da mídia e também apresentações musicais.

A agenda inclui shows do grupo Luara e as Comadres e do cantor Wanderley Cardoso, além de espetáculos com artistas renomados como Bruna Louise e Maurício Meirelles.

Documentário "Terra de Reis" terá pré-estreia neste sábado no Perequê-Açu

 




O filme, que já teve uma exibição de destaque em São Paulo, e chega agora a Ubatuba é resultado de um projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo



Rancho Caiçara "Antônia dos Santos Mariano", no bairro Perequê-Açu, receberá neste sábado, dia 14, às 20h, a pré-estreia do documentário "Terra de Reis" - que terá entrada gratuita e aberta para toda população. Depois da exibição haverá uma roda de conversa com os diretores do filme.

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Dia 15 de dezembro: Ubatuba terá Cantata de Natal

 

As famílias de Ubatuba já têm um encontro marcado com a música e arte que embala o Natal no dia 15 de dezembro (domingo), na Praça Nóbrega, em frente à Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), a partir das 20h. Nesta data, cerca de 115 alunos e professores da Associação Lira Padre Anchieta realizarão a Cantata de Natal – iniciativa promovida pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundart, que já é tradição no calendário natalino da cidade.

domingo, 8 de dezembro de 2024

SIMPLESMENTE GRUPO CANTAMAR...

 

 



Agradecendo a participação no Grupo Cantamar apresentando ontem a Folia de Reis..no Projeto Tamar antes Concertada também se apresentar...Em tempo que não nossa região,esse tipo de religiosidade vai desaparecendo ,Julinho Mendes ainda continua com este trabalho magnífico.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2024

Final de semana será marcado por cultura, surfe, exposições e prova de Triathlon





O final de semana em Ubatuba segue agitado nesta primeira semana de dezembro, com programações culturais, exposições, surfe e prova de Triathlon.

Os esportes aquáticos são um dos destaques desta semana. A última etapa do campeonato de surfe Circuito Filipe Toledo Kids on Fire, acontece nesta sexta-feira, dia 6, e definirá os grandes campeões da temporada 2024. Já no sábado e domingo, dias 7 e 8 de, ocorre o 1º Campeonato Municipal de Skimboard e Disco na Sununga, quando os vencedores conquistarão acesso ao Campeonato Brasileiro da modalidade.

Apresentação do Ballet da Fundart ainda tem ingressos disponíveis

 


 

A obra literária “O Mágico de Oz”, que fez sucesso no cinema, ganhará vida no palco do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, em Ubatuba. Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, a Oficina de Dança – Ballet da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) apresentará o espetáculo “OZ – Caminho da Cidade das Esmeraldas” – inspirado no clássico que há anos encanta gerações. Com sessões às 20h nos dias 13 e 14, e às 16h30 no dia 15 de dezembro, as últimas vagas para o evento estão se esgotando.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Biblioteca realiza higienização do acervo e reabre em janeiro




A Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense suspenderá o atendimento ao público entre os dias 11 de dezembro de 2024 e 12 de janeiro de 2025 para a higienização e preservação de seu acervo. As atividades serão retomadas no dia 13 de janeiro de 2025.

Fazenda organiza 10º Festival da Cultura Quilombola

 


 

Muita música, oficinas, capoeira e rodas de conversa vão movimentar o Quilombo da Fazenda no final de semana de 13 a 15 de dezembro. As atrações fazem parte da programação do 10º Festival da Cultura Quilombola, que conta com o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), por meio do evento Negro de Todas as Cores.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

A magia espera por você: garanta os últimos ingressos para o espetáculo do Ballet da Fundart

 





A obra literária “O Mágico de Oz”, que fez sucesso no cinema, ganhará vida no palco do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, em Ubatuba. Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, a Oficina de Dança – Ballet da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) apresentará o espetáculo “OZ – Caminho da Cidade das Esmeraldas” – inspirado no clássico que há anos encanta gerações. Com sessões às 20h nos dias 13 e 14, e às 16h30 no dia 15 de dezembro, as últimas vagas para o evento estão se esgotando.

EM Ubatuba analfabeto não tem vez - Ano 1971

 


CRIADO PARQUE NACIONAL ENTRE UBATUBA E PARATI - Ano 1971