sábado, 30 de novembro de 2024
sexta-feira, 29 de novembro de 2024
quinta-feira, 28 de novembro de 2024
7ª Festa do Fandango Caiçara será realizada em dezembro em Ubatuba
Durante sete dias moradores e turistas de Ubatuba terão a oportunidade de conhecer melhor, prestigiar e aprender sobre a cultura caiçara, com a 7ª Festa do Fandango Caiçara. O evento, que conta com o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), promoverá diversas oficinas, bailes, atividades interativas e apresentações musicais em diferentes pontos da cidade.
Quilombo da Caçandoca receberá atrações do Mês da Consciência Negra
As celebrações do Mês da Consciência Negra seguem em Ubatuba com uma programação especial no quilombo da Caçandoca neste sábado (30). O evento faz parte do projeto Negro de Todas as Cores, promovido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart). As atividades, gratuitas e abertas ao público no geral, começam às 12h e se estendem até as 21h.
Fundart premia vencedores do Concurso Literário e lança Antologia
O amor pela escrita reuniu famílias, adolescentes e escritores na Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense, durante a tradicional premiação do Concurso Literário – promovido pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), na noite da última sexta-feira, dia 22. Desenvolvido pela Fundação desde a sua criação, o evento também marcou o lançamento do livro Antologia 2024, que traz os textos selecionados nesta edição.
quarta-feira, 27 de novembro de 2024
BIBLIOTECA REALIZA CAMPANHA PARA DIVULGAÇÃO DE LIVROS DE AUTORES NEGROS
terça-feira, 26 de novembro de 2024
UBATUBA RECEBE PROJETO CANTIGAS DO TEMPO
segunda-feira, 25 de novembro de 2024
domingo, 24 de novembro de 2024
sábado, 23 de novembro de 2024
sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Premiação do Concurso Literário 2024 acontece nesta sexta-feira, 22
A cerimônia de premiação do Concurso Literário 2024, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), acontecerá nesta sexta-feira, dia 22, às 19h, na Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense. Durante o evento, gratuito e aberto ao público, serão anunciados os vencedores das categorias Contos, Crônicas, Poesias Estudantis, Poesias e Textos de Teatro.
quinta-feira, 21 de novembro de 2024
TUDO ISSO É NOSSO
Puxada de rede - Perequê-mirim - 1945 (Foto Schmidt) |
Estou num sonho. Numa grande sala um especialista explanava acerca de energia solar; recorrendo a recursos tecnológicos avançados mostrava, de forma virtual, a implantação de uma grande área de placas sobre o mar próximo do Saco da Ribeira, na enseada de dentro da Ilha Anchieta.
Negro de Todas as Cores: Concurso “A Mais Bela Negra” movimenta Ubatuba
segunda-feira, 18 de novembro de 2024
Negro de Todas as Cores: Confira a programação do mês da Consciência Negra
A Fundação de Arte e Cultura (Fundart) de Ubatuba realizará, mais uma vez, o evento Negro de Todas as Cores, em celebração ao Mês da Consciência Negra. As atividades ocorrerão no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, além de nos quilombos nas regiões Norte (Fazenda) e Sul (Caçandoca) do município.
Tradicional Semana Literária da EM Marina Salete começa hoje, 18
sexta-feira, 15 de novembro de 2024
quinta-feira, 14 de novembro de 2024
PNAB anuncia pré-selecionados dos Editais de Premiação
Nesta quinta-feira, 14, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) divulgou, no seu site oficial e no Diário Oficial do município, a lista preliminar dos 13 Mestres e Mestras e dos 10 Pontos de Cultura selecionados nos editais de Premiação da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Os Mestres serão contemplados com R$4 mil cada, e os Pontos de Cultura receberão R$16.700.
Grupo Ubacunhã encerra projeto com leitura pública de roteiro cinematográfico
Neste domingo, 17, o grupo cultural Ubacunhã realiza uma leitura pública do roteiro cinematográfico “As Lavadeiras de Rio e seus Amores de Mar”: um evento gratuito, com início às 18h, e que acontecerá no Rancho Caiçara, localizado no bairro Perequê-Açu. A ação marca o encerramento do projeto financiado pela Lei Paulo Gustavo e tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).
quarta-feira, 13 de novembro de 2024
Quilombo do Sertão do Itamambuca recebe “1° Encontro de Jongueiros e Quilombolas”
Quilombo do Sertão do Itamambuca recebe “1° Encontro de Jongueiros e Quilombolas”
O Grupo “Pé no Chão” realiza no próximo dia 23 de novembro, a partir das 18h, o “1° Encontro de Jongueiros e Quilombolas”. O evento, aberto para toda a população, será no Quilombo Sertão do Itamambuca e contará com apresentações de Jongo, Samba de Roda, Batuque de Maracatu e roda de conversa, valorizando e compartilhando expressões culturais tradicionais.
Lenda da Gruta que Chora vira filme e traz releitura do mito caiçara
Um dragão metade cobra, metade lagarto, que, à luz da lua, se transforma em um belo rapaz para enfeitiçar e seduzir jovens mulheres em Ubatuba. Inspirado na lenda da Gruta que Chora, localizada na praia do Sununga, o curta-metragem “A Última Lágrima – Uma Lenda Perdida no Tempo” terá sua pré-estreia no próximo domingo (17). A história reflete sobre a forma como os mitos são usados para cercear o amor feminino ao longo dos séculos.
sexta-feira, 8 de novembro de 2024
Fundart encerra apresentações do Projeto Arte Para Todos com sucesso de público
Mais de 2 mil pessoas prestigiaram as apresentações do Projeto Arte Para Todos, da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), realizadas durante os últimos seis dias, e concluídas nesta quinta-feira, dia 7, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Na ocasião, famílias se emocionaram ao ver filhos e parentes no palco, e alunos de todas as faixas etárias puderam apresentar tudo o que aprenderam com as oficinas culturais gratuitas da Fundart.
quinta-feira, 7 de novembro de 2024
TROMBA D ´ AGUA EM CARAGUA - Ano 1967
segunda-feira, 4 de novembro de 2024
Ubatuba recebe comitiva Alemã e firma parceria cultural e histórica
Na tarde de domingo, 3 de novembro, Ubatuba recebeu uma delegação da Alemanha, composta por representantes das cidades de Homberg e Wolfhagen, locais de origem de Hans Staden, viajante do século XVI conhecido pelo livro em que narra suas vivências na região. O encontro, realizado no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, culminou na assinatura de uma carta de compromisso, estabelecendo uma aliança cultural e histórica entre Brasil e Alemanha em comemoração aos 500 anos do autor
A cerimônia incluiu apresentações do coral Nhandu Nhemompuã, da Aldeia Boa Vista, e do grupo do Quilombo do Sertão de Itamambuca, do Projeto Arte Para Todos da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), que trouxe o Samba de Roda. Na ocasião, também representando a comunidade quilombola, Maria Gabriel do Prado, conhecida como Dona Maria da Caçandoca, discursou sobre as lutas e conquistas de sua comunidade.
Durante o evento, a prefeita de Ubatuba, Flavia Pascoal, assinou a carta de parceria ao lado das autoridades alemãs, e em seu discurso agradeceu à comitiva e ao caiçara Charles Medeiros, autor da lei que instituiu a Semana Hans Staden na cidade. “Acredito que esse é só o primeiro encontro, e que essa parceria entre cidades é uma importante oportunidade para todos, principalmente para Ubatuba”, afirmou.
Nico Ritz, prefeito de Homberg, cidade natal de Hans Staden, destacou o papel de Ubatuba na trajetória do viajante. “Hans Staden nasceu na Alemanha, mas ficou conhecido mesmo pelo livro que fez narrando o que viu em Ubatuba. Por isso, nesse aniversário de 500 anos dele, nos perguntamos que ficou dessa história e criamos esse jubileu, que será um ano para reviver essa narrativa. Ficamos muito gratos por estar aqui hoje e ver a biodiversidade e a cultura desta cidade,” comentou.
Perspectivas futuras
O ex-vereador Charles Medeiros, autor da Lei 2681/05, que criou a Semana Hans Staden em Ubatuba, aproveitou a cerimônia para compartilhar parte da história do viajante e ressaltou a relevância histórica. “Hans Staden sobreviveu a dois naufrágios e passou nove meses em Ubatuba, foi apreendido pelos tupinambás e depois se tornou próximo desse povo, lutando inclusive ao lado deles. Retornou à Europa, escreveu um livro que se tornou um best-seller e colocou Ubatuba no cenário internacional. E hoje estamos aqui para mais uma vez relembrar esse personagem e concretizar essa aliança institucional”, comemorou.
Já a diretora-presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, Fundart, Thaila Brito, enfatizou as expectativas para o fortalecimento da parceria entre as cidades. “Vamos trabalhar para que Ubatuba seja reconhecida como a primeira estação Hans Staden fora da Alemanha, atraindo entusiastas dessa história.”
Representantes do Governo do Estado de São Paulo, incluindo Cristiano Awa Kiririndju de Lima Silva, coordenador de Políticas para os Povos Indígenas, e Giovanna Bolletta Perez, assessora técnica da Coordenadoria de Políticas para os Povos Indígenas, também participaram do evento e acompanharam a comitiva em uma visita à Aldeia Renascer, realizada antes da cerimônia.
PREFEITURA DE UBATUBA SP