sexta-feira, 29 de dezembro de 2023
quinta-feira, 28 de dezembro de 2023
Em 1936 aconteceu a implantação precária do posto de saúde de Ubatuba
Em 1936 aconteceu a implantação precária do posto de saúde de Ubatuba
Em março de 1936 foi instalado precariamente o Posto de Saúde de Ubatuba, em uma sala do prédio da Santa Casa, na rua Conceição nº 135, sendo o provedor daquela época o Sr. Ernesto Gomes de Oliveira, pai do Seu Filhinho. O governador SALES, enviou para cá, o médico Dr. João Carlos Miranda, para assumir o comando do Posto de Saúde e o prefeito José Fernandes contratou o ubatubano da gema e do Centro Sr. João Costa Ferreira, na função de servente do Posto. É claro que não se podia chamar isso de Posto de Saúde era apenas um médico e um servente, dentro de uma saleta da Santa Casa. Com a instalação do Posto de Saúde e a nomeação do comerciante José Fernandes a prefeito de Ubatuba, Seu Filhinho se declara contra o governador de São Paulo, Dr. Armando de Sales Oliveira (PC Paulista). E, em julho de 1936, o farmacêutico Washington de Oliveira (Seu Filhinho), apoiado pelo PRP do presidente Vargas, em uma eleição indireta, foi conduzido a prefeito de Ubatuba pelo PRP “Partido Republicano Paulista”, desbancando o prefeito José Fernandes, e o próprio governador Armando Sales.
Seu Filhinho relatou no seu livro “A Farmácia do Filhinho”, na página nº 108, que foi um pleito ferrenho, acirrado, mas o meu grupo venceu galhardamente, elegendo cinco dos sete vereadores de que se comporia a Câmara. E disse mais - Que o PC local não se conformou com a derrota e, exigiu do governo paulista a vinda de um médico, decidido a “quebrar a crista do boticário vitorioso”. Na política vale tudo, mas o médico João Carlos Miranda, já estava na cidade desde fevereiro, portanto 4 meses antes de o Seu Filhinho ser conduzido a prefeito, tomando posse em 18 de julho de 1936. O partido PRP do farmacêutico Seu Filhinho era oposição ao PC, Partido Constitucionalista, do prefeito “derrotado” José Fernandes.
Os ubatubanos da gema e do Centro daquela época contam diferente: - Que esse pleito não foi só ferrenho e acirrado, como relatou o Seu Filhinho; mas também foi tumultuado, o pau quebrou feio, a urna foi jogada pela janela da Câmara e, depois foi lançada ao mar. Até um candidato ficou dependurado pelo paletó na dobradiça da janela da Câmara Municipal. Seu Filhinho tomou posse em 18 de julho do mesmo ano e, em apenas 25 dias de governo, o seu primeiro ato foi a aprovação de uma lei autorizando um subsídio ao prefeito, no valor de três contos e seiscentos mil réis anuais (era uma graninha considerável). Veja foto da lei, é de próprio punho do Seu Filhinho, isso em um ano e meio de governo, imaginem se ele ficasse quatro anos no poder. Enquanto isso, o povo vivia na miséria, não tinha dinheiro para comprar remédio na farmácia do prefeito, o jeito era se contentar com as milagrosas doses homeopáticas do Tio Juquinha. Eram gratuitas, pagava quem podia.
Fundart faz homologação dos contemplados na Lei Paulo Gustavo
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) homologou nesta terça-feira, 26, o resultado final dos projetos selecionados na Lei Complementar nº 195/2022, mais conhecida como “Lei Paulo Gustavo”. A lista já está disponível no site: https://fundart.com.br.
De acordo com o cronograma, os contemplados precisam realizar nesta quarta e quinta-feira, dias 27 e 28, a assinatura do Termo de Execução Cultural.
Os editais da Lei Paulo Gustavo disponibilizam mais de R$ 940 mil de apoio financeiro para projetos culturais de audiovisual e das demais áreas culturais de Ubatuba, em categorias como música, teatro, literatura, dança, artesanato, entre outras manifestações.
Confira a lista completa:
Edital-Publicao-e-Homologacao-de-Resultado-Final_Audiovisual
EDITAL-PUBLICACAO-FINAL-HABILITACAO_DEMAIS-AREAS
PREFEITURA DE UBATUBA SP
terça-feira, 26 de dezembro de 2023
quarta-feira, 20 de dezembro de 2023
Você sabe o que é um Quilombo?
terça-feira, 19 de dezembro de 2023
Território de comunidade quilombola de Ubatuba é reconhecido pelo governo de SP
Quilombo da Fazenda abriga 100 famílias no Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar
A comunidade quilombola do Quilombo da Fazenda, em Ubatuba, assinou um acordo histórico com Governo de São Paulo nesta segunda-feira (18) para o reconhecimento e regularização de seu território, situado no Núcleo Picinguaba, no Parque Estadual da Serra do Mar.
O documento, elaborado junto à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), Fundação Florestal (FF), Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), garante a propriedade coletiva e coexistência da comunidade com a área de preservação.
Segundo o governo estadual, foram estabelecidos compromissos para a titulação do território e a alteração parcial da categoria de unidade de conservação, conciliando os objetivos de conservação ambiental com os direitos territoriais da comunidade.
As regras ambientais de parque estadual serão mantidas na áerea da praia, enquanto as normas de reserva de desenvolvimento sustentável continuarão em vigor na área do sertão.
O Quilombo da Fazenda
Reconhecida como remanescente de quilombo em 2005 pela Fundação Palmares, a comunidade Quilombo da Fazenda é formada por 100 famílias que vivem ao longo de uma área de 790 hectares em Picinguaba – em tupi-guarani, significa “refúgio de peixes”.
Segundo o Mapa de Conflitos ambientais e de saúde no Brasil, desenvolvido pela Fiocruz, a tradição de subsistência do quilombo sempre se baseou na pesca artesanal e no cultivo agrícola em pequenas lavouras, feito basicamente por rotação de terras.
Lançado há mais de dez anos, o Mapa tem como objetivo fortalecer a luta de populações e grupos atingidos em seus territórios por “projetos e políticas baseadas numa visão de desenvolvimento considerada insustentável e prejudicial à saúde”.
O Mapa de Conflitos relata que a luta da comunidade em Picinguaba pela demarcação de seu território era antiga.
“Desde o seu reconhecimento pela Fundação Cultural Palmares, o processo de titulação vem se arrastando pela burocracia dos órgãos responsáveis, criando um clima de constrangimento entre estes e os moradores, principalmente com a Fundação Florestal”, afirma.
Ainda de acordo com o projeto, o Quilombo da Fazenda, conhecido por muitos anos também como Quilombo da Fazenda da Caixa, tem origem na formação da Fazenda Picinguaba, no final do século 19.
A proprietária da fazenda, Maria Alves de Paiva, faleceu em 1884 e teria declarado no seu testamento o desejo de que seus escravos fossem libertos para que pudessem habitar o local. Lembra-se que a Lei Áurea, que decretou a abolição da escravidão no Brasil, foi assinada quatro anos depois.
Desde a morte de Maria de Paiva, a Fazenda Picinguaba teve vários proprietários, segundo aponta o Mapa. Em 1943, um homem chamado Sr. Saint Claire adquiriu parte da Fazenda e nomeou o Leopoldo Braga como administrador. Leopoldo recebeu uma autorização para trazer 12 famílias para trabalhar nas terras através de usufruto. No início da década de 1950, porém, a fazenda foi hipotecada pela Caixa Econômica Federal – daí o nome Quilombo da Fazenda da Caixa.
Turismo com atrações naturais e muita história
Hoje o quilombo também promove uma grande atividade turística por suas terras e proporciona aos visitantes roteiros gastronômicos, ecoturismo e acesso à agenda cultural local, além de introduzir os viajantes às belezas naturais da região como trilhas e cachoeiras, que permanecem sob gestão da comunidade após a assinatura do documento.
Você pode conferir mais sobre o turismo local no site do Quilombo da Fazenda.
Parque Estadual da Serra do Mar
Criado em 1977, o Parque Estadual Serra do Mar representa a maior porção contínua preservada de Mata Atlântica no Brasil. Seus mais de 360 mil hectares percorrem 25 municípios paulistas e possuem uma série de trilhas e pontos de apoio ao turista.
O parque é o maior corredor biológico da Mata Atlântica no Brasil e possui 1.361 espécies de animais e cerca de 1200 tipos de plantas registradas, segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos). Entre os animais que vivem na região estão espécies ameaçadas de extinção no país, como o macaco-prego, o bicho-preguiça e a anta.
segunda-feira, 18 de dezembro de 2023
SOBRADOS
Hoje, a partir de uma fotografia de meados do século XX, cujo autor desconheço, permitirei uma noção do espaço central da cidade de Ubatuba, onde, quando criança, ainda alcancei vários edifícios arruinados, sendo demolidos, a praça 13 de maio cheia de capim, a avenida Iperoig com um canteiro central amplo de plantas vicejantes etc. . Para isso estou me valendo do escrito do Seo Filhinho, do livro A farmácia do Filhinho.
Nas praças – sem jardins – não raro muares pastavam abusivamente na viçosa vegetação que ali crescia.
Se as residências mantinham remanescentes calçadas de rústicas pedras facetadas, que lhe protegiam os alicerces da fachada, por elas ninguém transitava. Desaforado aquele que ousasse subir e por elas transitar, desvendando o interior das casas, pelas janelas de pouca altura e costumeiramente abertas!
As edificações, poucas apresentavam satisfatório estado de conservação. Na maioria dos casarões antigos de largos beirais e vergas arqueadas, o descolorido das fachadas, os desvãos dos vidros semi quebrados – alguns até com vistosos arbustos vicejando no telhado limoso e enegrecido -, demonstravam a decadência econômica a que chegou grande parte da população.
Poucos sobradões ainda teimavam em perdurar. Além do Sobradão do Porto, tão citado e decantado por sua imponência e notoriedade histórica, havia dois outros no largo da Matriz, em boas condições, onde residiam, num, o cel. Francisco Gonçalves Pereira – um dos argentários de antanho e ex-deputado provincial – e sua filha solteira d. Aninha e, no outro, d. Aninha Vitorino, já velhinha, viúva do comendador Joaquim Vicente da Cunha. Esses dois imponentes sobradões, já necessitando de obras de conservação, foram demolidos para darem lugar ao prédio do atual Cine Iperoig.
Observação 1: o citado livro foi publicado em 1989. Hoje não existe mais o Cine Iperoig que tantas vezes frequentei. Tudo foi demolido, dando lugar ao Teatro Municipal.
sábado, 16 de dezembro de 2023
AGENDA DO FINAL DE SEMANA EM UBATUBA SP
AGENDA DO FINAL DE SEMANA EM UBATUBA SP
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO DE UBATUBA - Ano 1968
Em 1968 ,o prefeito Ciccillo Matarazzo inaugurou o Museu da Cidade ,na avenida Iperoig ,no corredor turístico . Temos material para um grande espaço cultural . Talvez eu não veja isso acontecer ,quem sabe ,quando tivermos gente na política , com compromisso com a Cultura .
Colaboração do amigo e professor Janos Karoly Szenczi
via facebook
terça-feira, 12 de dezembro de 2023
Povos Originários e Tradicionais elegem seus representantes civis
O ano de 2023 marcou um período significativo para os Povos Originários e Comunidades Tradicionais de Ubatuba com conquistas fundamentais.
Uma delas foi a obtenção do Termo de Autorização de Uso Sustentável (TAUS) para os bairros da Almada e do Quilombo da Fazenda, O TAUS vai possibilitar a administração sustentável desses espaços, visando à utilização consciente dos recursos naturais essenciais à sobrevivência dessas comunidades.
Outra conquista foi a sanção da lei que oficializa a criação do Conselho Municipal dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais. Recentemente, em 11 de dezembro, ocorreu a eleição dos membros civis que irão compor esse conselho.
O propósito do coletivo é promover políticas públicas locais que reconheçam, fortaleçam e assegurem uma ampla gama de direitos, abrangendo aspectos territoriais, socioambientais, econômicos, culturais, tradicionais, ancestrais, saberes, fazeres, formas de organização e instituições.
Uirá Freitas, sociólogo da Secretaria de Assistência Social, enfatizou a jornada árdua ao longo dos últimos anos com reuniões nos territórios, prévias e conferências das Comunidades Tradicionais, criação coletiva da lei até a materialização desse trabalho. Ele destacou o esforço conjunto entre as comunidades tradicionais e o poder público, celebrando o avanço na concretização do conselho e ressaltando sua importância para fortalecer, visibilizar e promover a efetiva realização dos direitos dos povos originários e tradicionais, lembrando que ainda há desafios a superar.
A eleição trouxe representantes como Awa Tupã mirim, da aldeia Renascer, e Kerexu Oliveira, da aldeia Boa Vista, que expressaram a felicidade em participar do conselho. Para Kerexu Oliveira, é a primeira vez que os indígenas têm um espaço para abordar suas necessidades, vendo no conselho uma oportunidade para encaminhar coletivamente as demandas de suas comunidades em busca de soluções adequadas às suas realidades.
Além disso, representantes civis de comunidades remanescentes quilombolas e caiçaras de Ubatuba, assim como de organizações da sociedade civil e movimentos sociais, foram eleitos para integrar o conselho, formando um grupo diversificado e representativo.
Lista dos Representantes titulares eleitos:
Representantes Indígenas:
Awa Tupã mirim (aldeia Renascer)
Kerexu Oliveira (aldeia Boa Vista)
Movimentos Sociais:
Luisa Vilas Boas Cardoso (Fórum Das Comunidades Tradicionais)
Ana Carolina Santos Guimarães (Associação Indígena Tembiguai)
José Marcio De Souza Candido (Instituto Capiá)
Representantes Caiçaras:
Roberto Ferrero
Péola Maria Barbosa
Representantes Quilombolas:
Marcos Antônio Braga Da Silva
Jurandir Cesário Do Prado Quilombola
segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
sábado, 9 de dezembro de 2023
sexta-feira, 8 de dezembro de 2023
Esportes e Arte roubam a cena do fim de semana em Ubatub
Mesmo com o céu nublado no início do fim de semana, Ubatuba apresenta um horizonte
promissor para atividades de 8 a 10 de dezembro. A arte fica garantida com espetáculo de dança da Fundação de Arte e Cultura (Fundart) no Teatro e pelas exposições de obras artísticas.
Amantes do esporte podem prestigiar o final do campeonato “Dentinho” e a programação diversificada da terceira edição do Circuito Pé na Areia.
Outro público que ganha força no período é o de admiradores e colecionadores de carros antigos ou motociclistas, que vão encontrar muito Rock and Roll, animação e modelos conservadíssimos no 2º Encontro de Carros Antigos e Moto Fest Ubatuba.
Confira a programação completa:
A partir de 29 de novembro
Exposição da Mostra Paralelos
Das 12h às 22h30 – Visitação gratuita semanal de quarta a segunda-feira
Avenida Carlos Drummond de Andrade, nº 155, Itaguá
Até 28 de janeiro
19º Salão de Artes Visuais
Visitação diária das 9h às 17h*
Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto
*Exceto recesso de 21 de dezembro a 2 de janeiro
De sexta-feira a domingo – 8 a 10 de dezembro
2º Encontro de Carros Antigos e Moto Fest Ubatuba
Praça de Eventos da avenida Iperoig
20h – Oficina de Dança Ballet Fundart- espetáculo “Sonhando com Alice”
Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto
Sábado e domingo – 9 e 10 de dezembro
Circuito Pé na Areia
Praia do Perequê-Açu
Sábado – 9 de dezembro
A partir das 8h – final do campeonato Rubens Salles – categoria ‘Dentinho’
Campo do CTI, Rod. Oswaldo Cruz, 852