segunda-feira, 30 de outubro de 2023

UM VELHO FÃ ABSOLUTO DA JUVENTUDE PRESENTE NO II FESTIVAL PERNAMBUCANAS DE SURF EM UBATUBA - Ano 1984

 


Nossa Senhora o Rosário dos Homens Pretos



Está é a imagem de Nossa Senhora o Rosário dos Homens Pretos que foi levada em cortejo. até praça da Paz acompanhada da Congada de Bastão de São Benedito do Bairro do Poruba ,do maracatu Itaomi e representantes dos Quilombos,na fala de Nalva que falou da importância dos povos de outros lugares que se encontram aqui em Ubatuba







,o históriador e professor Zizinho Vigneron,da igreja católica Frei Sérgio e diácono Isaías ,de Henrique Becker e mais pessoas participantes; lembrando que neste local houve até o início do século passado uma igreja dedicada a Nossa Senhora do Rosario dos Homens Pretos,


que por não poderem participar dos ofícios religiosos na matriz esquentavam está igreja e a história conta haver antigos escravizados sepultados ali.Embora a igreja física não exista mais este ato nos faz lembrar que cada um de nós é uma igreja viva e a história nos lembra disso.Nesta praça há uma imagem em bronze de Nossa Senhora Rainha da Paz...Depois a imagem foi reconduzida a matriz onde agora a noite haveria procissão luminosa e missa em ação de graças pelo aniversário da cidade.




Rogério Estevenel há tempos está a frente dessa memória ,a Paróquia Exaltação da Santa Cruz do Salvador e demais participantes obrigada por mais está manifestação de Fé e Cultura.
Não esquecendo que o grupo Crumis também estavam apresentando a Lenda do Boi de Conchas na Praia do Cruzeiro.
Mais uma lembrança linda no dia de hoje.
Parabéns Ubatuba !!!!
Ana Maria Fernandes/28/10 /23, VIA FACEBOOK

domingo, 29 de outubro de 2023

Fundart divulga datas das pré-conferências regionais de Cultura

 

Fundart divulga datas das pré-conferências regionais de Cultura

 

A Fundação de Arte e Cultura (Fundart) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) informam que as pré-conferências regionais de cultura foram agendadas para o mês de novembro. Os encontros serão realizados nos bairros da Maranduba, Puruba e Ipiranguinha. O objetivo dos eventos é debater temas ligados à cultura do município.

Dia 8, a pré-conferência acontece para a região sul e centro-sul da cidade, na escola Virgínia Melle da Silva Lefèvre, na Maranduba. No próximo dia 13, o encontro será na escola José Belarmino Sobrinho, no Puruba, para os moradores da região norte. E, para finalizar, dia 22 será a vez da região central e centro-oeste se reunir na sede do projeto Gaiato, no bairro do Ipiranguinha. As pré-conferências acontecem sempre das 18h às 20h.

As reuniões regionais antecedem a 8ª Conferência Municipal de Cultura que será realizada nos dias 2 e 3 de dezembro (sábado e domingo), das 9h às 17h, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

Anote a programação:

Dia 8/11 – quarta-feira – Maranduba, das 18h às 20h

E.M. Virgínia Melle da Silva Lefèvre

Pré-Conferência região sul / centro-sul

 

Dia 13/11 – segunda-feira – Puruba, das 18h às 20h

E.M. José Belarmino Sobrinho

Pré-conferência região norte

 

Dia 22/11 – quarta-feira – Ipiranguinha, das 18h às 20h

Gaiato – Rua das Palmeiras, 200

Pré-Conferência região central / centro-oeste

 

Dias 2 e 3/12 – sábado e domingo, das 9h às 17h

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

Conferência Municipal de Cultura


PREFEITURA   DE   UBATUBA   SP

sexta-feira, 27 de outubro de 2023

TRAJETÓRIAS DAS ALDEIAS EM UBATUBA

 







FONTE  :   REVISTA  VIA LITORAL
via facebook  

Justo Arouca lança livro “Ubatuba: Onde a Lua Nasce mais Bonita” - Ano 2012



Justo Arouca dá autógrafos na Fundart de Ubatuba

 
O livro “Ubatuba: Onde a Lua Nasce mais Bonita – Crônica da Reconstrução”, de Justo Arouca, foi lançado em noite especial, no Sobradão do Porto, no último dia 13 de setembro, em Ubatuba. Justo Arouca é conhecido no Litoral Norte por sua acentuada participação na vida profissional, social, e esportiva de Ubatuba e Caraguatatuba. Este é seu quarto livro e tem perfil memorialista, abordando fatos importantes da história de Ubatuba desde 1950, salientando o período em que a ligação rodoviária com Caraguatatuba se tornou realidade, ampliando significativamente o fluxo turístico, com nova ligação com o Vale do Paraíba, via São José dos Campos. São crônicas que descrevem a saga da construção da estrada Caraguatatuba-Ubatuba que fez Ubatuba sair de uma estagnação de mais de meio século. 




O livro aborda quatro fases da história recente de Ubatuba. Comenta, com detalhes, os primeiros passos do esporte, na fase de ouro que marcou definitivamente a cidade no cenário esportivo regional. Relata, com minúcias, o célebre episódio da sessão da Câmara Municipal que objetivava cassar o mandato do prefeito Francisco Matarazzo Sobrinho, além de mostrar Ubatuba nos momentos melancólicos que antecederam o alvorecer tão aguardado. Outros momentos interessantes realçam figuras do cotidiano, como o inesquecível Mudinho e a figura do padeiro Caramelo, além do lendário pescador João Glorioso no famoso cerco de paratis na praia do Perequê-Mirim. Idalina Graça é outra personagem que é mostrada com o vigor da sua poesia. Finalmente a crônica para a Lua Cheia, que dá nome à obra de Justo Arouca. São 140 páginas com ilustrações que situam os primeiros momentos da vida estudantil de Ubatuba e garantem alguns momentos de saudade de um passado não tão distante assim.

VENCEDORES DA PROVA NOSSA SENHORA DAS DORES - Ano 1958

 


Os vencedores da Corrida de Canoas em 1958 .no Itaguá .Canoa Maria Comprida

.Mestre : David Alexandrino dos Santos ; remadores : Artur Alexandrino dos Santos , Carlos Alves de Moraes ( Carrinho ) , Paulo Barroso ; patrão : Jurandyr Amabe ,quem segura a canoa é o professor Joaquim Lauro ,idealizador da Corrida de Canoas em 1957 .

Imagem e texto de Janos Karoly Szenczi via facebook

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

RODOVIA RIO - SANTOS - Ano 1971

 




UM TEMPORAL INUNDA A CIDADE DE UBATUBA - Ano 1939

 


A CULTURA DA CANNA DE ASSUCAR NO MUNICIPIO DE UBATUBA - Ano 1933

 


REGISTRADOS DISTURBIOS NA VILLA DE UBATUBA, NA PROVINCIA DE SÃO PAULO - Ano 1843




Aniversário de Ubatuba terá encenação da história do Boi de Conchas

  

Ratambufe retorna ao mar no dia do aniversário de Ubatuba

Propondo sempre caminhar à revelia das vigências sistêmicas mercantilistas e dos enquadramentos da sociedade massificadora – porém sem nunca perder a ternura, empatia e fraternidade e amparada sobretudo pelas sutilezas poéticas e pela PAZ – a CRUMI, Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig encenará mais uma vez, através de cantos, danças e alegorias, a história libertadora do boizinho encantado Ratambufe, o afamado Boi de Conchas, herói que dribla opressão e desígnios instituídos, deixando-se submergir, literalmente, no universo dos sonhos e da liberdade.

Além de celebrar o 386º aniversário de Ubatuba, a CRUMI, no próximo sábado, 28 de outubro de 2023, manifestará seu repúdio à violência sofrida pelas crianças vítimas da barbárie.

A concentração será a partir das 14h, na Praça Exaltação da Santa Cruz. O cortejo “Batendo Badulaque” partirá às 15h30 rumo à avenida Iperoig, próximo ao Cruzeiro. Às 16h começará o auto propriamente, com danças e canções em respeito às almas inocentes ceifadas pela ganância e pelos extremismos das guerras contemporâneas.

Serviço

Boi de Conchas 2023
Batendo Badulaque
Ato pelas crianças vítimas de guerra
28 de outubro, 16h
Praia do Cruzeiro (avenida Iperoig)

segunda-feira, 23 de outubro de 2023

O FUTURO LEPROSÁRIO DA ILHA DOS PORCOS EM UBATUBA -SP - JUSTO PROTESTO - Ano 1926

 


Exposição fotográfica comemora 386° aniversário de Ubatuba

Cerca de 100 fotografias vão contar um pouco da história recente de Ubatuba pelo olhar do fotógrafo Ernesto Zambon. A exposição “Ubatuba, assim como ela é…” faz parte das comemorações de 386 anos do município e será aberta às 19h desta segunda-feira, dia 23, no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. A mostra fica aberta ao público até o dia 31 de outubro.

Zambon é fotógrafo profissional e há mais de 20 anos escolheu Ubatuba como sua morada. Sempre com uma câmera na mão, exibe em suas exposições a beleza natural de Ubatuba, seu povo e a grandiosidade do potencial turístico natural. Além das paisagens, Zambon também registra eventos de diversas temáticas pelo município e tem suas fotos publicadas em jornais, sites e demais plataformas digitais, tanto no Brasil como em outros países. Coleciona exposições ao longo da sua carreira, faz curadoria e também ministra Oficina de Foto Digital na Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart).

A exposição “Ubatuba, assim como ela é…” pode ser visitada durante o horário de expediente do teatro, com entrada gratuita.

PIREFEITURA    DE  UBATUBA    SP

domingo, 22 de outubro de 2023

VAPOR ITIBERÉ COM PROBLEMA MECÂNICO FUNDEOU NO PORTO DE UBATUBA - Ano 1857

 


A ASSUNÇÃO DA VIRGEM SANTISSIMA - Ano 1950

 




O REI DO CALÇADO PRETENDE TRANSFORMAR UBATUBA NUM GRANDE CENTRO INDUSTRIAL - Ano 1947

 


DR. GABRIEL OLYNTHO DE CARVALHO E SILVA , O DECANO DOS PROMOTORES - Ano 1905

 


O FUTURO LEPROSÁRIO DA ILHA DOS PORCOS - Ano 1926


 

A SUPRRESÃO DO POSTO MÉDICO DE UBATUBA - Ano 1926

 


Prefeito Francisco Matarazzo inaugura a Linha aerea da VASP - Ano 1967

 

Foto original em br/pt, fonte BY Velhas Águias, via Facebook , grupo Velhas Águias Classic Airplane de 1967.

"Litoral Norte, Inauguração da linha aérea

Local:São Paulo, 1967"

Prefeitura Matarazzo inaugurando a linha aérea da Vasp em 1967.

Obs. atrás do Prefeito está seu secretário Sr. NECO.

Capela da Ilha Anchieta - 1941

 

Foto original em br/pt, fonte internet.
Capela da Ilha Anchieta, antes da reforma de 1999.
Foto de 1941.
"Capela Bom Jesus da Ilha dos Porcos".
Como era chamada anteriormente.
Data de comemoração do padroeiro da ilha,
(06 de Agosto).
Projeto do Engenheiro/Arquiteto Ramos de Azevedo, data de 1876.

sábado, 21 de outubro de 2023

OS TUPINAMBÁS

 



QUADRO : Confederação Tamoia - Obra de arte do saudoso artista    Da Motta



Admiro muito os que se propõem a estudar a história, sobretudo a Nossa História. Mary Del Priore, que escreveu mais de quarenta e cinco livros, é uma das minhas preferidas. Tempos atrás separei um trecho de seu livro Histórias da gente brasileira porque desconfiei que mais gente precisava saber de situações vividas pelos índios brasileiros.

Em São Paulo, houve indivíduos que tinham a seu serviço cem ou mais flecheiros. Eram “potentados em arcos”, como Valentim de Barros, Diogo Coutinho de Melo, Sebastião Pais de Barros e Pedro Vaz de Barros, que, em 1650, tinha mais de quinhentos índios. Eles desempenhavam qualquer tarefa que branco não queriam executar: portavam cargas nas costas, cuidavam das plantações, remavam no mar e nos rios, caçavam, construíam todo tipo de edificação, de igrejas a fortes ou edifícios públicos, e também, embarcações, e ainda ajudavam a lutar contra outros índios. Desde a década de 1630, entregavam-se à cultura do tabaco durante sete a oito meses por ano, em troca de alimento e de duas a quatro varas de tecido de algodão, o equivalente ao que seria um salário baixo [...]. Uma vara equivalia a um jornal de sete a vinte réis por dia, enquanto que os assalariados brancos recebiam entre 150 a 200 réis. Os índios livres estavam em pior condição do que os escravos, segundo padre Vieira, que, em carta ao rei d. João IV, expressava a sua preocupação: “Que, para que índios tenham tempo de acudir às suas lavouras e famílias [...] nenhum índio possa trabalhar fora de sua aldeia cada ano mais do que quatro meses, os quatro meses os quais não serão juntos de uma vez, senão repartidos em dois”. E quanto aos pagamentos, que fossem feitos à hora e que nenhum deles servisse de graça a qualquer morador ou às obras do serviço público.
Pretendia também o jesuíta que os índios recém-aprisionados fossem recebidos com aldeias e roças preparadas para que aí pudessem viver e que só começassem a trabalhar depois de “estarem mui descansados do trabalho do caminho”. E para evitar tensões com os colonos, acrescentava: missionários não poderiam ter índios, livres ou escravos, trabalhando para si em canaviais ou outras lavouras.

Tal como os africanos, os índios também eram propriedade dos brancos e aparecem como “negros da terra” nos documentos da época. É isso! Afirma a historiadora: “A cana matou o índio e importou o africano”. Dizia o padre Anchieta que “os portugueses não tem índios amigos que os ajudem porque os destruíram todos”. Ah é!?! Não me diga!!!

Postado por José Ronaldo
blog...........WWW.COISASDECAICARA.BLOGSPOT.COM.BR

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Ubatuba

 

Obra: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de Ubatuba
Ilustração inspirada na "Igreja dos Negros" que até 1913 se localizava na esquina da rua Dr. Esteves da Silva com a Avenida Iperoig

A PESCA NO LITORAL DE SÃO PAULO - Ano 1925

 


FAROL DA BARRA DOS PESCADORES

 

Farol que fica localizado na praia do Cruzeiro ou de Iperoig, de autoria do competente fotógrafo Danilo Vieira.
Já que estamos tratando da história de Ubatuba, este Farol foi construído em 1994 durante a gestão do prefeito Paulo Ramos e completa 30 anos no próximo ano. A obra foi tocada pela Emdurb (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano), que tinha na presidência o engenheiro João Bosco Romeiro. A estrutura em pedras foi cedida pela extinta Sudelpa (Superintendência do Desenvolvimento do Litoral Paulista).
A ideia era auxiliar a navegação durante a entrada na Ilha dos Pescadores e se tornou um ícone turístico atraindo turistas e moradores para contemplar a bela paisagem da baía e se tornou local à pesca amadora.

Fonte : Jornal Via Litoral
Ricardo Pimentel via facebook

PROSA CAIÇARA COM A SAUDOSA DNA. FRANCISCA UBATUBANA DA GEMA (IN MEMORIAN)

 

sexta-feira, 20 de outubro de 2023

WASHINGTON LUIS PRESIDENTE DO ESTADO VIAJA PARA O LITORAL - Ano 1923

 


O AVIÃO " BRASIL" FOI FORÇADO A FAZER ATERRISSAGEM EM UBATUBA , SOFRENDO AVARIAS - Ano 1922

 


VALSA : O MAR DE UBATUBA

 


Letra de Adolpho Ignácio Pereira,Ubatubense e irmão de Lindoloho Ignácio Pereira (avô de Julinho Mendes).Autor de inúmeras músicas .Um grande compositor de músicas sacras e profanas.
Música:Professor Máximo de Moura Santos, paulistano que enquanto morador de Ubatuba como diretor da Escola Esteves da Silva esteve muito atuante em nossa comunidade escrevendo em jornal local produzindo música e lecionando particular a ubatubenses jovens como Seu Filhinho e outros.

AGENDA DO FINAL DE SEMANA EM UBATUBA

  

O fim de semana promete agitação em Ubatuba. Neste sábado e domingo, dias 21 e 22, os destaques da programação ficam para a Eleição do Conselho Tutelar e para a corrida noturna no Perequê-Açu com show gratuito do cantor Márcio Art, ex-integrante da banda Art Popular, grupo de samba e pagode de grande sucesso na década de 1990.

Para completar a agenda, eventos de futebol e surfe, espetáculo teatral, exposição de fotos e mais um show gratuito com Aloysio Letra na Fundação Projeto Tamar.

Fique ligado na programação abaixo e prestigie as atrações voltadas para toda a família.

Dia 21 – Sábado

8h: Dentinho

Local: Rodovia Oswaldo Cruz, 852 – Mato Dentro (em caso de chuva o evento será adiado)

 

14h: Entrega de Títulos de Propriedade de Imóveis do Núcleo Botafogo

Local: Igreja Assembleia de Deus (Av. Botafogo, n° 210, Estufa I)

 

19h: Corrida Noturna com show de Márcio Art

Local: Centro de Capacitação Profissional (antigo Terminal do Perequê-Açu)

 

20h: Show Aloysio Letra (gratuito)

Local: Fundação Projeto Tamar Ubatuba (Rua Antônio Atanázio, 273, Jd Paula Nobre)

 

20h: Espetáculo Lendas e Tribos – Menestréis

Local: Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

Dia 22 – Domingo

 

Das 8h às 17h: Eleição do Conselho Tutelar

Conferir no site da Prefeitura de Ubatuba os locais de votação

 

8h: Circuito Lanai

Local: Praia Grande

 

8h: Torneio de Futebol

Local: Campo de futebol na Rodovia Rio-Santos

 

19h: Espetáculo Lendas e Tribos – Menestréis

Local: Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

Meses de outubro e novembro: Exposição “Um olhar pelo mundo”

Local: Pátio das Lojas do Farol (Rua Guarani, 736, Itaguá)

Quando: todos os dias, das 10h às 22h – entrada gratuita


PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP

Fundart conquista R$ 2 milhões para restauro do Sobradão do Porto

 


O vice-presidente Geraldo Alckmin anunciou nesta terça-feira (17) uma verba no valor de R$ 2 milhões para o restauro do prédio do Sobradão do Porto em Ubatuba. A necessidade do investimento foi apresentada em uma reunião em Brasília (DF) pelo prefeito Marcio Maciel (MDB) e pelo presidente da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), Luiz Bischof, que estavam acompanhados ainda do secretário Municipal de Assistência Social, Luiz Augusto Rocha e do procurador Cícero Assunção.


No encontro, a comitiva ubatubense apresentou diversas demandas e necessidades do município, entre elas verbas voltadas para a cultura local. Bischof ressaltou que o Sobradão está fechado há cinco anos e que o restauro do prédio é uma necessidade urgente para a preservação do patrimônio histórico de Ubatuba.


O Sobradão do Porto é um casarão que representa os áureos tempos do café na segunda metade do século XIX em Ubatuba. Erguido em 1846, oferecia espaço para exposições de arte, artesanato, fotografia, além de oficinas culturais, cursos e concursos que incentivavam a produção artística, o resgate e valorização da cultura caiçara e suas tradições até o ano de 2018, quando precisou ser fechado para manutenção e restauro. O prédio está localizado na Praça Anchieta, nº 38, no início da Rua Balthazar Fortes, no centro da cidade.


“Hoje reafirmamos o nosso compromisso de trabalharmos juntos. Conversamos sobre cultura e a importância de recuperar o Sobradão, um prédio maravilhoso, um patrimônio não só de Ubatuba, mas de São Paulo e do Brasil, com conjunto arquitetônico maravilhoso e que vamos ajudar a recuperar, entre outras obras para o município”, afirmou Alckmin.


O vice-presidente aproveitou para elogiar as belezas de Ubatuba. “Foi uma grande alegria receber o prefeito de Ubatuba e sua equipe para uma reunião proveitosa de trabalho. Ubatuba é uma cidade maravilhosa, de povo acolhedor e das mais belas praias do mundo”, ressaltou.


Verbas para Ubatuba


Entre os investimentos conquistados em Brasília para Ubatuba, destaque para verbas enviadas à saúde, Programa Mais Médicos, recursos para credenciamento de equipes da saúde, elevação do teto MAC (Média e Alta Complexidade), recursos para a Santa Casa de Misericórdia, apoio ao piso da Enfermagem, entre outras áreas.


“Hoje conseguimos muitas vitórias para a cidade e em breve a população poderá conferir as melhorias. Seguiremos em Brasília por mais um dia de agenda e reuniões e esperamos conseguir ainda mais conquistas para o município”, disse o prefeito Marcio Maciel.


PREFEITURA   DE  UBATUBA    SP