quinta-feira, 31 de agosto de 2023

APROVADA A CRIAÇÃO DO CONSELHO DOS POVOS ORIGINÁRIOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS DE UBATUBA

 

A demanda atendida na terça, 29 de agosto, conforme Uirá Freitas, servidor da Secretaria de Assistência Social, já vem sendo trabalhada desde 2022 com a participação de indígenas, quilombolas e caiçaras de Ubatuba, quando foi realizada a primeira Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba. Ao longo do processo da Conferência foram registradas mais de 400 demandas durante as nove pré-conferências realizadas em territórios quilombolas, indígenas e com a participação de caiçaras por região. Durante os encontros mais de 300 pessoas foram ouvidas. Além das contribuições registradas no dia da Conferência, com mais de 300 participantes no Teatro Municipal, em que  foi destacada a prioridade da criação do Conselho, Fundo e Política Municipal.

Conforme Uirá, “A aprovação representa mais um passo rumo à visibilidade das demandas, bem como um meio de atuação na formulação de projetos, programas e na captação de recursos para o desenvolvimento sustentável dos povos originais e comunidades tradicionais do município” destaca.

Segundo o Censo 2022, do IBGE, Ubatuba possui quatro comunidades quilombolas: Quilombo da Caçandoca, Quilombo do Camburi, Quilombo da Fazenda Picinguaba e Quilombo Sertão do Itamambuca, reunindo cerca de 1.371 quilombolas. Todas elas com representação no processo de construção da PL 48/23.

O município possui quatro aldeias indígenas: a aldeia Rio Bonito, uma ampliação da Boa Vista, localizada em Itamambuca, a Renascer, localizada no Pico do Corcovado; a Boa Vista, que fica próxima à Cachoeira do Prumirim com uma população indígena de 643 moradores; e a aldeia Akaray Mirim, no Sertão do Puruba.

PREFEITURA    DE  UBATUBA   SP

MUSICAL BOI DE CONCHAS 05 DE SETEMBRO NO TEATRO MUNICIPAL


 

FUNDART - FUNDAÇÃO DE ARTE E CULTURA DE UBATUBA
Na próxima terça-feira, dia 5 de setembro, o Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto recebe o Musical "Boi de Conchas". 🐮🐚
A apresentação acontece às 16h30 e integra a programação da Semana da Educação.

O valor do ingresso é de R$30,00 e pode ser adquirido diretamente com a produção do espetáculo pelo whatsapp (12) 99799-5111.

Prestigie! 😍

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Teatro Municipal divulga a programação do mês de setembro

 



Além de dois grandes feriados em Ubatuba, dias 7 e 14, o mês de setembro também promete grandes atrações culturais no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. A programação traz peças infantis, tributo à Rita Lee, mostra circense, festival de dança e mais uma edição do projeto Cinema Popular, que realiza a exibição de filmes com entrada gratuita.

Fique ligado nos dias e horários das apresentações e não deixe de garantir o ingresso para toda a família.

O Teatro Municipal fica na Praça Exaltação à Santa Cruz, 22 – Centro.


Confira a programação:

Dia 03, às 15h: Roblox

Dia 05, às 16h30: Musical Boi de Conchas

Dia 10, às 19h: Tributo Rita Lee com Carol Nogueira

Dia 14: Aposentadas, duas velhas e novas histórias

Dia 15, às 20h: Circo Pipoca

Dia 16, às 16h: Mostra Circense

Dia 17, às 9h: Plié Dance Festival

Dia 21: Cinema Popular

PREFEITURA    DE  UBATUBA   SP

A volta do prefeito Alberto Santos , segundo mandato , de 1956 a 1960 .

 


segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Agenda de Setembro da Lira Padre Anchieta para Setembro...

 

Agenda da Associação Lira Padre Anchieta em parceria com a Fundart - Setembro de 2023 


🔹 02/09 - Coro da Lira

Apresentação Especial (Grupo Concertada convida Coro da Lira)

Local: Projeto Tamar

Horário: 20:00


🔹 09/09 - Sons da Lira

Apresentação Especial (V edição da Feira do Artesanato)

Local: Praça Exaltação da Santa Cruz

Horário: 16:00


🔹 17/09 - Retreta Maestro Pedrinho

Música na Praça

Local: Praça Exaltação da Santa Cruz

Horário: 21:00


🔹 24/09 - Banda Lira Padre Anchieta

Música na Praça

Local: Praça Anchieta

Horário: 11:00


#agendadalira #setembro #lirapadreanchieta #liraubatuba

domingo, 27 de agosto de 2023

POUSO FORÇADO EM UBATUBA - Ano 1922

 

Pouso forçado em Ubatuba , em 1922 , o chileno Diego Aracena e o seu mecânico , faziam uma viagem Santiago - Rio

BOI DE CONCHAS , O MUSICAL NO TEATRO MUNICIPAL

 



"O mar vaguei em canções, por entre búzios e trombetas, voa nas asas das borboletas, adentra aos ouvidos do Boi".
Imagem fantástica de Roger Souza no Musical Boi de Conchas.
Não percam dia 05/9 às 16:30h e 11/10 às 20h no Teatro Municipal.

Por Julio Ceasar Mendes via facebook

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Conselho Deliberativo da Fundart aprova orçamento para 2024

 

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) realizou na noite desta quinta-feira (24) uma reunião ordinária do Conselho Deliberativo para a apresentação do novo diretor-presidente, Luiz Bischof e, entre outros assuntos, apresentar e colocar em votação a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2024.

Essa foi a primeira reunião de Bischof à frente da fundação, tendo assumido o cargo no último dia 22. Durante a apresentação, o presidente falou sobre algumas dificuldades identificadas na Fundart, expôs projetos a serem executados e ouviu e considerou as sugestões propostas pelos conselheiros.

Outro tema abordado na reunião foi o detalhamento do orçamento da fundação para o próximo ano. Depois de alguns ajustes, o projeto foi aprovado pelo grupo, que também discutiu sobre a necessidade de uma reforma administrativa para melhor definir as exigências na contratação do corpo técnico da fundação.

“Para uma primeira reunião eu acho que o resultado foi bem positivo, principalmente porque foram só três dias para levantar todos os dados. Reforcei a eles que não farei nada sem a aprovação do conselho e me comprometi em buscar junto ao prefeito uma solução para que possamos honrar com os eventos que ainda temos programado até dezembro. Foi falado que precisamos enxugar a máquina e juntos vamos fazer o melhor para a fundação”, explicou Bischof.

Sobre o Conselho Deliberativo

O Conselho Deliberativo é formado pelos coordenadores dos setoriais artísticos e culturais, membros da sociedade civil e funcionários efetivos da Fundart. Dentro das atribuições do grupo estão discutir e aprovar os projetos apresentados pelos setoriais e juntamente com a Diretoria Executiva definir a prioridade de aplicações de verbas destinadas à programação artístico-cultural da fundação; colaborar na definição da programação anual de atividades; aprovar e fiscalizar o orçamento anual; aprovar alterações no Estatuto e Regimento Interno; entre outras funções.

PREFEITURA   DE  UBATUBA  SP

AGENDA DO FINAL DE SEMANA EM UBATUBA SP

 



 A previsão do tempo indica baixas temperaturas neste fim de semana em Ubatuba, mas a programação recheada de atrações promete espantar o frio na cidade. Na campanha “Sextou com Vacina” será possível completar a Carteirinha de Vacinação com imunização até as 21h em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS); a comédia musical “Um trem chamado desejo” agita o teatro; tem campeonato de surfe na Praia do Sapê; e muita música com Leo Gandelman no Tamar e a Banda Lira na Praça Anchieta.

Confira a programação completa:

Dia 25 – sexta-feira    

Sextou com Vacina

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Maranduba, Perequê-Açu, Cícero Gomes, Perequê-Mirim, Ipiranguinha e também na Capela de Sant’Ana (Perequê-Mirim)

Das 17h às 21h

 

Dia 26 – sábado  

Espetáculo: Um trem chamado desejo

Teatro Municipal

Às 20h

 

Campeonato Corinthians Surf Club

Praia do Sapê

 

Leo Gandelman Quarteto

Tamar Ubatuba

Às 19h

 

Dia 27 – domingo

Banda Lira Padre Anchieta

Praça Anchieta

Às 11h

 

Espetáculo: Um trem chamado desejo

Teatro Municipal

às 19h

 

Até 31 de agosto

IV Mostra Coletiva de Ubatuba

Teatro Municipal

Das 9h às 12h e das 13h às 18h (Em datas de espetáculos no teatro, o horário se estende até as 20h)

“Expo Artistas de Taubaté”

Secretaria de Turismo, Av. Iperoig, 214

Das 8h às 17h

PREFEITURA   DE   UBATUBA   SP

UBATUBA: ANO DE 1900.

 

UBATUBA: ANO DE 1900.
Na época Praça da Matriz e desde 1937 Praça Exaltação da Santa Cruz.Ultima casa a direita pertencente inicialmente a família de Ignácio Nunes Pereira atual "Baronesa ".A seguir o Sobrado do Seu Quintino. No prédio seguinte assobradado pertencente a família Cunha funcionava o vice consulado português em Ubatuba.Os dois sobrados geminados pertenciam a família de Manuel Balthazar da Cunha Fortes.No primeiro prédio geminado morou e tinha consultório o médico João Diogo Esteves da Silva intendente de nossa cidade e casado com uma neta de Balthazar. O prédio seguinte pertencia a um genro de Balthazar da família Goncalves Duarte cuja propriedade pertence até hoje a um de seus sucessores .Por último uma casa térrea pertencente ao Coronel Luiz Dominicano da Conceição boticário em nossa cidade.

Por Zizinho Vigneron

quinta-feira, 24 de agosto de 2023

100 MIL TURISTAS PODEM TER ESQUITOSSOMOSE - Ano 1983



FONTE :  o .fonte A Cidade de Santos ,em 1983

 

Presidente da Fundart realiza visita técnica ao prédio do museu

 

O presidente da Fundação de Arte e Cultura (Fundart), Luiz Bischof, realizou uma visita técnica nesta quarta-feira (23) ao prédio do Museu Histórico de Ubatuba, imóvel também conhecido como Cadeia Velha. A inspeção teve o objetivo de elencar os serviços necessários para que o espaço volte a ser aberto ao público.


De acordo com Bischof, já existe uma verba no valor de R$ 170 mil, enviada em 2020 por uma emenda parlamentar, para a recuperação do espaço. “No local serão executados serviços de calha, telhado, pintura, limpeza, construção de uma rampa de acessibilidade e remontagem do acervo”, elencou o presidente, lembrando ainda que o Museu Histórico está fechado para reforma desde 2019.



Concluir as melhorias do prédio do museu é uma das principais ações do plano de governo do atual presidente, que será apresentado nesta quinta-feira ao Conselho Deliberativo da Fundart.

“É muito triste e chocante encontrar obras importantes da história da cidade guardadas dentro de uma sala fechada. Os serviços que faltam no prédio do museu são rápidos e acredito que poderemos reinaugurar o espaço na programação do aniversário de Ubatuba, no mês de outubro”, ressaltou Bischof.

PREFEITURA    DE   UBATUBA    SP

VACINAÇÃO EM UBATUBA CONTRA A MENIGITE - Ano 1975

 


Ubatuba é tema de livro vencedor no Salão de Arte em Madri

 

Caiçara de coração, Adilson Zambaldi, comunicador social, pós-graduado em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz (SP) e aluno do Curso Livre de Preparação de Escritores da Casa das Rosas acaba de ser reconhecido por sua literatura durante o 21º Salão Internacional de Arte de Madri com o livro “Tronco da Canoa”, que narra de forma leve as belezas naturais de Ubatuba e suas mais de 90 praias.

O livro será lançado pela editora Reformatório e chegará em breve às livrarias para encantar e criar conexões entre leitores e as áreas retratadas.

Esse é o segundo livro da carreira do escritor. O primeiro chama-se “Fidelidade das Araras”, no qual o escritor percorreu o Brasil e escreveu sobre quase todas as regiões do país.

 PREFEITURA   DE  UBATUBA  SP  

UBATUBA: ILHOTE DO RIO GRANDE ATUAL BARRA DOS PESCADORES.

 


 
UBATUBA: ILHOTE DO RIO GRANDE ATUAL BARRA DOS PESCADORES.
Ao fundo a antiga residência de Miguel Pires Nobre intendente em nossa cidade(,cargo hoje quase equivalente a prefeito).Em 1896 o prédio fora alugado e posteriormente comprado para a instalação da Escola Estadual Esteves da Silva.
No final dos anos de 1940 o mesmo fora demolido e construído o prédio atual.
As palmeiras imperiais na frente do prédio e 2 na época ao fundo simbolizavam o status do seu proprietário. Braço esquerdo do Rio Grande ainda navegável e em foco na ilha a antiga Feitoria de Pesca construída nos anos de 1930.

terça-feira, 22 de agosto de 2023

Prefeitura anuncia novo presidente para a Fundação de Arte e Cultura

                                    

A partir desta terça-feira, dia 22, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) está com um novo diretor-presidente: Luiz Antônio Bischof, de 72 anos, que assumiu o cargo deixado por Luís Carlos da Silva Frade, o Pixoxó, que atuará no gabinete da Prefeitura de Ubatuba a partir desta semana.

Bischof tem experiência como secretário Municipal de Turismo; presidente da Companhia Municipal de Turismo (Comtur); e diretor do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares do Litoral Norte (Sinhores). É empresário do ramo de hotelaria e construção civil em Ubatuba.

“Estou assumindo hoje a fundação a pedido do prefeito Marcio Maciel e minha primeira ação será apresentar um plano de governo ao Conselho Deliberativo da Fundart, para que as propostas possam caminhar corretamente. A reunião com o conselho está agendada para acontecer nesta quinta-feira, dia 24”, explicou o novo presidente, afirmando que todas as propostas já foram conversadas e têm o aval do prefeito.

Assim que assumiu o cargo, Bischof já se encontrou com o setor financeiro da prefeitura para se inteirar sobre o orçamento da fundação para os próximos meses e também o valor previsto para 2024.

Entre as principais propostas que pretende colocar em prática está a mudança do setor administrativo da fundação para o prédio do Teatro Municipal, liberando o espaço da Praça Nóbrega para ampliação das oficinas e das atividades culturais. Resgatar a história da cidade também faz parte dos planos centrais do novo presidente.

“Pretendo solucionar urgente o retorno das obras de reforma do Museu Histórico de Ubatuba, no prédio da Cadeia Velha, para colocar novamente à disposição da população todo o acervo que atualmente se encontra guardado na sede da Fundart. Vou analisar as condições físicas dos prédios do teatro e do Casarão do Porto, propor melhorias para o projeto da Casa do Artesão, entre outras ações que dependem diretamente também do nosso orçamento e da aceitação do Conselho Deliberativo”, reforçou Bischof.

FONTE.  PREFEITURA   DE  UBATUBA SP

UBATUBA REABRE PRAIA FECHADA POR IMOBILIARIA - ANO 1977

 





FONTE :   A  Tribuna 


segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Musical “Boi de Conchas” será encenado para alunos da rede municipal

 

Para potencializar a valorização da cultura caiçara no currículo municipal, a Secretaria de Educação levará os alunos das escolas Olga Gil e Anchieta para assistirem nesta quarta-feira, dia 23, ao musical “Boi de Conchas – A Lenda”, apresentado no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. O espetáculo será exibido no período da manhã e da tarde.

A iniciativa é organizada pela coordenadora de Arte, professora Rosa Adriana Dias, voltada para os alunos do 1º ao 5º ano. A peça também será exibida no próximo dia 4 de setembro, para professores da rede durante a abertura da Semana da Educação. “Essa é uma grande oportunidade de priorizar as tradições culturais do nosso município”, ressaltou Adriana.

A lenda do Boi de Conchas, obra de Julinho Mendes, conta a história de um boi que nasceu em terras do tropeiro Cipriano, na região de São Luiz do Paraitinga, e que recebeu a promessa de conhecer o mar. Depois de grande e com bom peso, o boi seria encaminhado a um matadouro em Ubatuba, mas quando chegou a cidade se desgarrou da tropa e se direcionou à praia do Cruzeiro, entrou no mar e sumiu. Sumiu? Anos depois o boi apareceu totalmente coberto com conchas aos olhos de vovô Lindolfo que tocava sua viola na beira da praia.

A lenda genuinamente caiçara também é uma homenagem ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto. A história do Boi de Conchas será apresentada em um espetáculo com muita música, contação, encenação, alegorias, cenários, sonoplastia e iluminação. Serão cerca de 90 minutos, oito músicos com instrumental e vozes e 10 atores que interpretarão com danças e diálogos.

PREFEITURA  DE UBATUBA  SP

domingo, 20 de agosto de 2023

CARTAZ PARA ESCULTURA NA AREIA É ESCOLHIDO - ANO 1973

 

Alziro Carneiro Bastos ganha o prêmio de melhor cartaz , para promover o Concurso de Esculturas em 1973 , acompanhado por Madre Glória ,viajou para a Argentina .

BALSEIROS DE UBAUBA ESTÃO SEM RECEBER HÁ 16 MESES - Ano 1961


A Câmara de Vereadores em 1961 ,o presidente da casa era russo . Fonte Diário da Noite

PREFEITURA AUTORIZA ESCRITÓRIO NA CAPITAL PAULISTA A COBRAR IMPOSTO TERRITORIAL E PREDIAL - Ano 1961

 


Sem o PIX ,as dificuldades das estradas ,havia em São Paulo um escritório para receber o IPTU de Ubatuba ,kkk da para imaginar muitas coisas ....

DESEMBOCADURA DO RIO GRANDE - Década de 50


As pontes e suas armaduras de sustentação são obras do marceneiro Antonio Marques do Vale,( nome de rua no bairro do Silop), que também é autor do forro da Igreja Matriz da Exaltação da Santa Cruz.Ao fundo a Antiga Feitoria de Pesca e o Sobrado do Porto já adquirido por Felix Guisard Filho que construiu ao fundo uma Colônia de Férias para os trabalhadores de suas indústrias localizadas em Taubaté.

Texto  de  Zizinho Vigneron via facebook

sábado, 19 de agosto de 2023

LITORAL NORTE QUER DESLIGAMENTO . É A SUGESTÃO DESTE CONSÓRCIO -Ano 1979

 

Prefeitos do Litoral Norte desejam a transferência administrativa da região para o setor de São José dos Campos ,saindo de Santos ,devido a facilidade do transporte . Jornal A Noite ,1979 . Texto de Janos Karoly Szenczi

ANTIGO HOTEL FELIPE - 1961



Demolido nos anos de 1970.Localizado onde atualmente é a entrada do Supermercado Paulista, portanto na Rua Dona Maria Alves. Seu nome se refere ao Capitão Felipe Fernandes seu proprietário e fundador cujos descendentes são atualmente proprietários da Calçados Fernandes, Altimar e Virou Moda.
Foto de Aloísio Salles 1961.

ANTIGO MUSEU REGIONAL DE UBATUBA



VOCÊ SABIA ? Que no porão da Antiga Câmara Municipal de Ubatuba. onde hoje funciona a Secretaria de Turismo da nossa cidade, já funcionou o Museu Regional de Ubatuba . Boa tarde , nessa foto, onde vcs veem as janelinhas azuis , entrando por esse portão e a esquerda ficava ou um dia funcionou o Museu Regional de Ubatuba, um rico espaço o qual um dia reuniu a nossa história ( do povo ubatubano), a nossa arte , boa parte criada pelo nosso saudoso artista Da Motta, e foi nesse Museu que eu trabalhei no meu inicio profissional, meu primeiro trabalho com carteira registrada. Bom em Junho de 1979, então com 15 anos / idade via guarda mirim de Ubatuba fui contratado pela Prefeitura ou melhor tive a minha carteira de trabalho assinada em 21 de Agosto de 1974, e como guarda mirim da Secretaria de Turismo, a qual na ´´época funcionava no prédio da Cadeia Velha , e nosso Secretario de Turismo era o professor Ernely Fragoso, meses depois se não me falha a memória em Janeiro de 1980, fui designado a trabalhar como recepcionista do então Museu Regional de Ubatuba , e entre 1979 a 1981 lá trabalhei na recepção do Museu, lá aprendi a conhecer e a amar a linda e rica história de Ubatuba e de nosso povo, o que mel levou a criar um blog voltado a compartilhar fatose fotos da Ubatuba Antiga ,https://ubatubense.blogspot.com/ apesar de hj considerar o espaço pequeno, naturalmente q seria mais interessante q o Museu Municipal de Ubatuba voltasse pra lá e se possível o prédio inteiro fosse transformado em Museu e com espaço para a divulgação do artesanato e dos artesões ubatubanos. Comenta se que o predio da antiga cadeia velha será reformado e será novamente a sede do nosso Museu Municipal, pra mim o prédio sim tem q ser reformado, mas acho que lá o espaço é muito pequeno para guarda a nossa rica história. A história ,a cultura e a arte do povo ubatubano e daqueles que contribuiram direta ou indiretamente em prol da nossa história merece um espaço maior....Abraços

Em 1962 , Provedoria da Santa Casa luta para reaver um terreno ,onde funcionou a instituição até 1912 ,

 



Em 1962 , Provedoria da Santa Casa luta para reaver um terreno ,onde funcionou a instituição até 1912 ,mas que foi doado para quem construísse na cidade .fonte Diário da Noite















Tesouro de Kazanga atraiu aventureiros : vinte metros cavados em busca de riquezas - Ano 1961

 


sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Assistência médico-sanitária em Distrito de Ubatuba SP- Ano 1960 - Fonte A Tribuna - Santos SP

 

Ubatuba Antiga destaca...Assistência médico-sanitária em Distrito de Ubatuba SP- Ano 1960 - Fonte A Tribuna - Santos SP

SERÁ PAVIMENTADO O AEROPORTO DE UBATUBA - Ano 1963

 

Em 1963 , o governador Ademar de Barros anunciou: fonte : A Tribuna

UMA NOVA ESTRADA PARA UBATUBA, MAIS CURTA E SEM CURVAS - ANO 1972

 

Até 1972 ,a estrada para Taubaté tinha um trecho por Catuçaba ,cheio de curvas atingindo São Luiz do Paraitinga ,onde o trajeto era o mesmo de hoje .

AGENDA DO FINAL DE SEMANA EM UBATUBA

 

Mais um fim de semana chega oferecendo opções de teatro, exposições, esporte e o encerramento do VI Fórum Regional de Educação Ambiental, que ofereceu atividades de conscientização e sustentabilidade a públicos de diferentes idades.

No sábado e domingo, destaque para o espetáculo infantil “Momo e o senhor do tempo” que tem entrada gratuita no Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto, com sessão no dia 20 com intérprete de libras.

Fique atento ao alerta da Defesa Civil de possibilidade de ventos fortes entre sexta-feira (18) e segunda-feira (21), mas não deixe de prestigiar os eventos voltados para toda a família.

Confira a programação:

18 e 19 de agosto

VI Fórum Regional de Educação Ambiental

Programação completa no link: https://www.ubatuba.sp.gov.br/noticias/forum-de-educacao-ambiental/

19 de agosto

Tênis de Mesa – Torneio Início do Ranking

Centro de Convenções

Às 9h

19 e 20 de agosto

Espetáculo infantil “Momo e o senhor do tempo”

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

Às 16h

Até 31 de agosto

IV Mostra Coletiva de Ubatuba

Teatro Municipal

das 9h às 12h e das 13h às 18h (Em datas de espetáculos no teatro, o horário se estende até as 20h)

“Expo Artistas de Taubaté”

Secretaria de Turismo, Av. Iperoig, 214

das 8h às 17h

ATUAL RUA SALVADOR CORRÊA ESQUINA COM RUA DA CONCEIÇÃO.



Trecho da rua com muita história.
Antiga Rua do Benevides. Nesse trecho estava localizada a primeira igreja de Ubatuba dedicada a Exaltação da Santa Cruz porém a introdução e valorização da imagem de N.S. da Conceição acabou popularmente a igreja ganhando novo patrono.
No piso da igreja eram sepultados a elite da época por isso obras no local ainda encontram resquícios de ossos ou dentes humanos. A rua da Conceição tem essa denominação desde o século XVII pois a igreja ficava defronte para a citada rua e a lateral na Rua do Benevides.
A casa da direita ( onde atualmente se localiza a Igreja Universal do Reino de Deus) era residência do Coronel Ernesto de Oliveira primeiro prefeito com esse título pois os anteriores eram denominados intendentes. Era também irmão do Cap. Deolindo de Oliveira Santos. Nessa casa viveram também seus filhos Washington de Oliveira ( Seu Filhinho), também prefeito e seus irmãos, Semíramis Prado de Oliveira e Ernesmar de Oliveira patronos de escola em Ubatuba.

Zizinho Vigneron
via facebook

Caiçara e vendedor ambulante tem livro premiado em evento internacional

 


Caiçara que trabalhava como ambulante se torna escritor e tem livro premiado em evento internacional de arte.


Adilson Zambaldi, de 43 anos, trabalhava como ambulante vendendo óculos escuro nas praias de Ubatuba, tinha o sonho de ser escritor. 

O ex-ambulante mudou radicalmente de vida, se dedicou aos estudos, se formou na universidade, escreveu dois livros e um deles foi premiado em um evento internacional de arte.


Com o livro o “Tronco de canoa”, o escritor e comunicador social pós-graduado em Formação de Escritores foi premiado no 21º Salão Internacional de Arte Contemporânea de Madrid na Espanha, um concurso que reúne escritores de Portugal, Espanha e Brasil.


Paulistano, mas de coração caiçara, Adilson passou toda a sua infância e vida adulta em Ubatuba e conseguiu vencer a premiação com um livro que resgata suas raízes. A obra faz um retrato singular sobre as mais de 90 praias de Ubatuba.

Para cada praia, uma página foi reservada no livro com um pequeno texto, que tem como missão levar o leitor para o mais íntimo de cada região. Usando dialetos caiçaras, o livro leva em cada página contos e prosas sobre Ubatuba.


Esse é o segundo livro de Adilson. O primeiro chama "Fidelidade das Araras", no qual o escritor percorreu o Brasil e escreveu sobre quase todas as regiões do país.


Jornal Agito Ubatuba

PROJETO TAMAR CHEGA A UBATUBA - Ano 1991

 

Em 1991 ,o Projeto TAMAR chega a Ubatuba , uma visita obrigatória para os turistas

quarta-feira, 16 de agosto de 2023

RUA DR. FELIX GUISARD FILHO - década de 40

 

UBATUBA: RUA DR. FELIX GUISARD - LATERAL DO TEATRO MUNICIPAL PEDRO PAULO TEIXEIRA PINTO.
Trecho entre rua Dr. Esteves da Silva e Praça Exaltação da Santa Cruz. A direita atual Pousada Tawuan onde no passado funcionava a Casa da Vasp que controlava os voos da empresa principalmente a ponte aérea Rio-São Paulo
Palmeiras ainda circundavam a Praça e fundos dos sobrados cujo local é o atual Teatro. Nesses sobrados funcionaram o consultório médico de Dr. Esteves da Silva e o Vice Consulado de Portugal e posteriormente o "Hotel Ubatuba" de Idalina Graça.


Casa do escritório da Vasp e residência do sr. Brandão Funcionário da VASP decadas 1940 a 50 .E seu Domingos Pedro com o litro de querosene e sua cesta de compras. ( João Claro da Rocha)

FUNDART TERÁ UM NOVO PRESIDENTE

                                          

A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), órgão vinculado à prefeitura, terá novo presidente. Sai, Luiz Carlos Frade, o Pixoxó, e entra o ex-secretário da pasta de turismo e empresário local, Luiz Bichof.
De acordo com Bichof, “recebi o convite do prefeito Márcio para esta incumbência que é a presidência da FundArt, mais um desafio que teremos - na segunda terei uma reunião no gabinete e depois vamos aos acontecimentos e fazer o melhor para a fundação de arte e cultura de Ubatuba”.
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba é responsável por promover e incentivar o acesso à cultura no município, com apoio a diversas manifestações culturais e por meio de políticas públicas para a preservação do patrimônio cultural.
📸: Internet

RADIO COSTA AZUL FM 103.1