quarta-feira, 31 de maio de 2023

Antiga Rua do Comercio , hoje Calçadão da Maria Alves. Década de 50


 Antiga Rua do Comercio , hoje Calçadão da Maria Alves. Década de 50

Antiga rua do Comércio hj Calçadão da Maria Alves - Centro de Ubatuba - SP..., Com base numa foto antiga uma Pintura de Wladimir Ferreira caiçara, ano década de 50.......Compartilhado antes no face pelo meu primo Marino Da Fonseca Fonseca.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

Visitando o Museu Caiçara, no Projeto TAMAR , em Ubatuba SP

Agenda do final de semana em Ubatuba...

 

O fim de semana chega e, com ele, diversas opções de entretenimento e diversão em Ubatuba. Os destaques da semana vão para as provas esportivas, que englobam esportes como surfe, vôlei, corrida e ciclismo.

Além disso, a cidade realiza mais uma edição do “Sextou com vacina”, com salas de vacina de quatro unidades funcionando com horário estendido, até 21h.

 

Confira a programação completa:

 

Até dia 10 de junho

XII Festival da Mata Atlântica de Ubatuba e IX Semana do Mar

Programação completa em: https://encurtador.com.br/iouwG

 

Sexta-feira – 26 de maio

8h às 21h –  Sextou com Vacina

UBS: Maranduba, Perequê-Mirim, Cicero Prado e Ipiranguinha

 

Sábado – 27 de maio

A partir das 8h – Corinthians Surf Club

Praia de Itamambuca

 

8h – Amistoso de vôlei feminino

Ginásio de Esportes Tubão

 

A partir das 9h- Campeonato Fraldinha 2023

Campo do Itaguá

 

Das 9h às 11 – Dia do Brincar

Praça 13 de Maio

 

10h30 –  Apresentação da banda da PM e exposição de artesanato

Entrega de Kits Corrida Soldado Paulino

Centro de Convenções

 

16h00 – Apresentação Fandango Caiçara, Jongo – Quilombo da Fazenda, Coral Aldeia Boa Vista

Entrega de Kits Corrida Soldado Paulino

Centro de Convenções

 

19h30 Show Time: Descobrindo talentos

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

Domingo – 28 de maio

A partir das 6h50 – Corrida Soldado Paulino

Largada do Centro de Convenções

 

8h – Gran Cup Brasil de Ciclismo

Largada e chegada Praia Vermelha do Norte

 

10h – Música na Praça com Grupo FreeSom
Praça Anchieta – em frente ao Sobradão do Porto

 

17h às 18h30 – Workshop de Jazz Musical com Kátia Barros

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto

 

19h30 – espetáculo Andanças da Cia de Dança de Ubatuba

Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto.

Prefeitura   de  UbatUBA SP

quarta-feira, 24 de maio de 2023

BASILIO DE MORAIS / ARENA É ELEITO PREFEITO DE UBATUBA - SP - ANO 1972

 


A ESTATUA DA TONINHAS - 1983

 


A estátua “TONINHAS” foi construída em 1983 pelo artista plástico e escultor Luiz Carlos Sant’Anna em razão da Praia das Toninhas ser frequentemente visitada por golfinhos da espécie Toninha (Pontoporia blainvillei), tendo inclusive sido este o motivo que deu à praia esse nome. A estátua foi construída em concreto armado mantendo as cores cinza e branco da espécie.


Idealizado pelo morador José Jorge Ribeiro do Valle que colocou à disposição do artista toda a estrutura de sua construtora como apoio. Anos mais tarde veio a se tornar hoteleiro e inaugurou a Pousada Canto dos Golfinhos em 1996.


Restauração feita mantendo às características do artista Luiz Carlos Santana Santana


FONTE.....Naty  Valle

via facebook

Evilásio de Almeida, o papai noel do Itamambuca - Ano 1989

 


terça-feira, 23 de maio de 2023

Reunião discute criação de políticas públicas para Comunidades Tradicionais

 

Representantes do Grupo de Trabalho dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais realizaram na tarde de terça-feira, 22, uma reunião para discutir e protocolar junto à Prefeitura de Ubatuba a minuta de lei que trata da criação de políticas públicas que contemplem os indígenas, quilombolas e caiçaras de Ubatuba.

A secretária adjunta de Assistência Social, Priscilla Patrício, e a secretária de Assuntos Jurídicos, Michele Alves, participaram da reunião e revisaram a minuta que dispõe da criação do Conselho Municipal, do Fundo e da Política Municipal de Desenvolvimento Sustentável dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais. O documento foi protocolado no executivo.

As propostas apresentadas na minuta já haviam sido discutidas na I Conferência Municipal das Comunidades Tradicionais de Ubatuba, quando também foi decidido criar o grupo de trabalho para dar continuidade às tarefas e fiscalização. “A criação do grupo foi uma deliberação da própria conferência para que fosse dada continuidade ao acompanhamento das demandas apontadas, com integrantes da comissão organizadora, de forma ampliada, permitindo a participação de todos os delegados eleitos ao longo das pré-conferências, e também com a possibilidade de voluntários que tenham ligação com políticas públicas voltadas aos povos e comunidades tradicionais”, destacou Uirá Freitas, membro do Grupo de Trabalho.

Segundo Uirá, o Grupo de Trabalho irá acompanhar a tramitação do processo na prefeitura para que ele seja encaminhado o quanto antes para ser apreciado na Câmara Municipal e ser votado para instituir essas três vertentes como lei.

Na ocasião, Priscilla Patrício ressaltou que este é um projeto muito importante para o município. “Na reunião verificamos a minuta de lei, que apresenta tudo o que é necessário. Agora vamos acompanhar juntos com o grupo de trabalho essa tramitação para que o projeto seja votado em breve”.

Dentre as diversas propostas discutidas nos encontros da I Conferência Municipal, algumas das principais foram: o reconhecimento e identificação dos territórios das comunidades tradicionais existentes no município (caiçaras, indígenas e quilombolas); a elaboração do Plano Municipal dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais a partir da Conferência, na forma de Lei; a criação do Conselho Municipal dos Povos Originários e Comunidades Tradicionais.


Prefeitura   de  Ubatuba SP

segunda-feira, 22 de maio de 2023

ENGENHO DE ASSUCAR E ALCOOL DE CANNA DE UBATUBA RECEBE INVESTIMENTO - ANO 1890

 

                                                         Ano  1890

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA BANDAS E GRUPOS INTERESSADOS EM SE APRESENTAREM NA FESTA DE SÃO PEDRO PESCADOR

 


Bandas e grupos musicais interessados em se apresentarem na 100ª Festa de São Pedro Pescador podem realizar a inscrição junto à Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – até o dia 26 de maio. Serão selecionadas 11 atrações musicais que se apresentarão no palco principal da festa, que será realizada de 23 a 29 de junho, na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig.
Podem se inscrever bandas e grupos de estilo pop, MPB, sertanejo, samba, pagode, forró, rock e reggae, representados legalmente por pessoas jurídicas ou microempreendedores individuais (MEI). Os músicos selecionados serão remunerados e se apresentarão conforme a programação definida pela Fundart.
A inscrição deve ser efetivada na sede da fundação, na Praça Nóbrega, nº 54, centro, das 8h às 12h e das 14h às 16h. É necessário entregar a Ficha de Inscrição juntamente com a documentação exigida no edital disponível no site: www.fundart.com.br.
A lista das bandas e grupos musicais selecionados será publicada no dia 13 de junho. De acordo com o edital, o objetivo da seleção é garantir a diversidade na programação, buscando eleger representantes de vários gêneros e movimentos musicais, levando em conta a qualidade artística e técnica nas músicas apresentadas, entre outros itens de seleção.

FUNDART UBATUBA

domingo, 21 de maio de 2023

EX PREFEITO DE UBATUBA FRANCISCO MATARAZZO SOBRINHO E SUA ESPOSA - ANO 1974

 

O ex Prefeito de Ubatuba Francisco Matarazzo Sobrinho e sua esposa , em sua mansão na hj Prainha do Matarazzo , em Ubatuba SP, ano 1972

Ubatuba em festa : 355 anos - Ano 1972

 


O Espaço multicultural Raízes Culturais recebeu ontem importante Evento

 



O Espaço multicultural Raízes Culturais recebeu ontem importante Evento Preparatório para o VI Fórum de Educação Ambiental de Ubatuba e Região do Litoral Norte de São Paulo.





Além de importantes debates voltados a educação ambiental,preservação e desenvolvimento sustentável, a culinária da amiga Laura Braga do Quilombo da Fazenda da Caixa foi um destaque a parte
A salada de umbigo da banana é sucesso absoluto. Isso sim é sustentabilidade.


Texto e imagens de Charles Medeiros via facebook

ABERTO O EDITAL DA CONCESSÃO DE BARRACAS ALIMENTAÇÃO DA FESTA SÃO PEDRO PESCADOR - FÉ, CULTURA E TRADIÇÃO

 


Serão disponibilizadas sete barracas por meio de concessão onerosa.
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – abriu edital para inscrição até o próximo dia 6 de junho, de entidades e ambulantes interessados em comercializar alimentos, bebidas e refeições – preparadas de acordo com a cozinha ou culinária caiçara e brasileira – durante a 100ª Festa de São Pedro Pescador que será realizada de 23 a 29 de junho, na Praça de Eventos, localizada na Avenida Iperoig.
Maiores informações em nosso site: https://fundart.com.br/esta-aberta-a-inscricao-para.../


FONTE............. Fundart Ubatuba

sábado, 20 de maio de 2023

Antiga ponte q ligava o Pereque Açú a Ilha dos Pescadores. - Ano 1958





.Descida da antiga  ponte q ligava o bairro do Perequê Açu a Ilha dos Pescadores - Ano 1958...

BLOG ubatubense Fatos e Fotos da Ubatuba Antiga..... http://www.ubatubense.blogspot.com

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Tradicional Corrida de Canoas está garantida na Festa de São Pedro

 


Ubatuba se prepara para a 100ª Festa de São Pedro Pescador, que será realizada de 23 a 29 de junho, na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig. E, como sempre, a tradicional Corrida de Canoas já está confirmada na programação para o dia 25, a partir das 9h, na Praia do Cruzeiro.

A competição valoriza a cultura local por meio de um dos seus ícones mais expressivos: a canoa caiçara. Para participar da disputa será preciso realizar a inscrição gratuita no dia da prova, com 30 minutos de antecedência.

De acordo com o edital divulgado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart – poderão participar da Corrida de Canoas todas as pessoas interessadas, residentes ou não em Ubatuba, com idade a partir de 10 anos, mediante autorização dos pais ou responsáveis para os menores de 16 anos.

O documento ressalta ainda que somente serão permitidas canoas que tenham o feitio de pesca artesanal, confeccionadas em troncos únicos de madeira, não sendo permitida a utilização de canoas do tipo regata ou de outro material que não seja madeira.

As provas serão disputadas em modalidades de 1 a 3 remos, nas categorias masculino e feminino, com opções também para Sênior Mista, com um remador com idade a partir de 60; e Mista ou Unissex, com crianças ou adolescentes com idades entre 10 e 15 anos. No total serão realizadas oito modalidades, com premiações em dinheiro para os três primeiros colocados de cada disputa.

PREFEITURA    DE   UBATUBA  SP

quinta-feira, 18 de maio de 2023

Grupos de Fandango realizam “Baile da Consertada” neste sábado

 


A União dos Grupos de Fandango de Ubatuba realizará neste sábado, dia 20, a partir das 21h, mais uma edição do “Baile da Consertada”, no Rancho Caiçara Antônia dos Santos Mariano, localizado na praia do Perequê-Açu, em frente ao Instituto Argonauta.

A programação é gratuita e promete muita música, com fandango até o dia clarear. A apresentação ficará por conta dos grupos Fandango Caiçara de Ubatuba; Fandango Mestre Pedrinho; Fandango Bacurau e Sementes do Prumirim.

O fandango caiçara é considerado patrimônio imaterial brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), sendo um gênero que mistura música e dezenas de danças que podem ser bailadas, coreografadas em roda ou ainda percutindo-se os pés no chão. A modalidade é uma forma de expressão profundamente enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras, capaz de oferecer ao público participante uma boa dose de cultura e alegria, através de suas histórias musicadas.

PREFEITURA DE UBATUBA SP

terça-feira, 16 de maio de 2023

Plano de Ação da Lei Paulo Gustavo é aprovado em reunião do Conselho de Política Cultural

 

Após debates com a participação popular, a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) e o Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) aprovaram o Plano de Ação que determina a aplicação dos recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar 195) na cidade. As propostas passaram por votação e os representantes de diversos segmentos culturais do município puderam dar sugestões, apontamentos e considerações antes de escolherem como a verba de aproximadamente R$ 792 mil será investida.

A lei especifica quatro categorias, sendo que obrigatoriamente 70% do valor deve ser investido em apoio a produções de audiovisual e os 30% restantes voltados para outras modalidades, como economia criativa e solidária, atividades artísticas em geral e apoio aos espaços artísticos e culturais.

A integrante do CMPC, Camila Marujo, explica que com as propostas do Plano de Ação aprovadas, o texto será devidamente redigido e o documento anexado na Plataforma Transferegov. O procedimento deve ser realizado até o próximo dia 10 de julho, sendo necessário para garantir a liberação da verba, após a aprovação do Plano de Ação pelo Ministério da Cultura. “Após o envio do plano, os próximos passos serão a elaboração e a publicação dos instrumentos de seleção a nível municipal, com editais, chamamentos públicos ou prêmios”, enfatizou.

A Lei Paulo Gustavo prevê o repasse de R$ 3,86 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem combater e minimizar os efeitos da pandemia sobre o setor cultural. A lei foi regulamentada na última quinta-feira, dia 11 de maio, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Presente no encontro, Laura Diniz – roteirista, diretora e participante do grupo Apoenã, do Setorial de Cinema e Fotografia da Fundart – destacou a importância da mobilização popular para potencializar discussões como a da Lei Paulo Gustavo. “O grupo Apoenã soma mais de 80 pessoas e buscamos olhar para a necessidade da questão emergencial da lei, e por isso reformulamos a proposta inicial para conseguir difundir e contemplar mais pessoas. Mapeamos as necessidades dentro do setorial, houve uma sinergia e tivemos um retorno favorável”, disse a participante, ressaltando ainda que espera o mesmo entusiasmo de todos os envolvidos para se criar uma cultura de manutenção e continuidade das manifestações culturais e artísticas no município.

O debate fez parte da reunião ordinária do CMPC, realizada na noite desta segunda-feira (15), na sala 8 do Teatro Municipal Pedro Paulo Teixeira Pinto. Os trabalhos foram conduzidos pela presidente da Fundart, Natália Barbosa, juntamente com os integrantes do conselho, Vittorio Colacchio, Camila Marujo e com a participação do cineasta Victor Fisch.

De acordo com a votação, foram aprovadas as seguintes propostas:

Proposta 1

INCISO I – art. 6º – Apoio a produções do audiovisual de forma exclusiva ou em complemento a outras formas de financiamento, inclusive aquelas com origem em recursos públicos ou financiamento estrangeiro. Valor da ação: R$ 419.850,85.

Aprovada: Seis projetos de R$ 50 mil cada, sendo no mínimo um curta-metragem de ficção, um curta-metragem documental e um curta-metragem de núcleos criativos de desenvolvimento de roteiros; Mais oito projetos de R$ 15 mil para concepções menores a fim de garantir maior acessibilidade.

 

Proposta 2

INCISO II – art. 6º – Apoio a reformas, restauros, manutenção e funcionamento de salas de cinema, incluída a adequação a protocolos sanitários relativos à pandemia da Covid-19, sejam elas públicas ou privadas, bem como de cinemas de rua e de cinemas itinerantes. Valor da ação: R$ 95.968,17

Aprovada: Cinco projetos de R$ 18 mil cada, que devem ser usados para investir em equipamentos e infraestrutura.

 

Proposta 3

INCISO III – art. 6º – Apoio à formação no audiovisual, com capacitação, formação e qualificação, apoio a cineclubes e à realização de festivais e mostras de produções audiovisuais, preferencialmente por meio digital, bem como realização de rodadas de negócios para o setor audiovisual e para a memória, a preservação e a digitalização de obras ou acervos audiovisuais, ou ainda apoio a observatórios, a publicações especializadas e a pesquisas sobre audiovisual e ao desenvolvimento de cidades de locação. Valor da ação: R$ 48.182,20.

Aprovada: Três projetos de R$ 16 mil cada, sendo um para indígenas; um para caiçaras, quilombolas e juventude periférica; e um para uma mostra.

 

Proposta 4

Art. 8º – Outras modalidades, como economia criativa e solidária, atividades artísticas em geral, apoio aos espaços artísticos e culturais. Valor total: R$ 228.469,23.

Aprovada: Apoio dividido em projetos de valor livre, com teto máximo de até R$ 19 mil para cada projeto selecionado, com garantia de que contemple cada uma das seguintes áreas: artes visuais (fotografia e artes plásticas em geral); música; teatro; literatura; cultura indígena; cultura quilombola; cultura caiçara; história e geografia; artesanato; dança; circo; e patrimônio material e imaterial.

PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP


domingo, 14 de maio de 2023

INÍCIO DA AVENIDA IPEROIG E ENTRADA DA BARRA DOS PESCADORES - Ano 1970

 

Eis que do Morro da Prainha alguém fez essa bela foto do Inicio da Avenida Iperoig e entrada da Barra dos Pescadores ( Ilha dos Pescadores) na Ubatuba de 1970....

PRAIA DO PEREQUE AÇU E AS AREIAS MILAGROSAS - Ano 1966

 


Ubatuba Antiga.....Praia do Perequê Açu, ano 1966 , turista se cobre de areia escura e monaziticas da praia consideradas areias milagrosas.

Capitão Fausto Sadi Ferreira que era o Diretor do Presidio da Ilha Anchieta salvo na revolta

 

Durante a revolta dos presos do presidio da Ilha Anchieta em 1952, o Capitão Fausto Sadi Ferreira que era o Diretor do Presidio teve a sua vida garantida por Pereira Lima.....

PRAIA DO CRUZEIRO - Ano 1951

 

Praia do Cruzeiro  - Ano 1951

A caminho do Perequê Açu em 1949

 


RIO GRANDE E ESCOLA DR. ESTEVES DA SILVA - ANO 1936

 


Renê Vigneron Joussel Andiére aos 75 anos em 1959

 

Ubatuba a Antiga apresenta....Renê Vigneron Joussel Andiére aos 75 anos em 1959...Revista O Cruzeiro - Ano 1949. Ed. 0018

PAULISTAS GANHAM BRASILEIRO DE SURF EM UBATUBA - 1991


 


ESSE CRIME SERÁ PUNIDO - Ano 1979

 


FONTE..JORNAL    PRETO NO BRANCO -ANO 1979

sexta-feira, 12 de maio de 2023

VEREADOR THIAGO DARCY CASTILHO - CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA SP - DE 1973 A 1976

 


ROMARIA DO DIVINO ESPIRITO SANTOS VISITA OS BAIRROS DO PORUBA E SERTÃO DA QUINA NESTE FINAL DE SEMANA

 



Os bairros do Puruba e Sertão da Quina foram os escolhidos para receberem neste fim de semana a romaria da Folia do Divino Espírito Santo. As atividades que serão realizadas no sábado e no domingo começam por volta das 9h e seguem durante todo o dia com peregrinação de casa em casa, levando cânticos e a bandeira do Divino.

Dois grupos realizam a romaria na cidade: o Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba (Mestre Pedrinho) e o Folia Caiçara do Divino Espírito Santo (Mestre Neco). Os dois se dividem para visitar bairros de norte a sul do município.

A folia reúne tradição, fé e cultura, sendo realizada todo ano tradicionalmente após a Páscoa, com encerramento em data próxima à Festa do Divino, realizada no mês de julho.

O evento é uma comemoração popular das mais antigas e conta com o apoio da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura – Fundart. O cronograma da folia será divulgado semanalmente pelo site www.ubatuba.sp.gov.br.


PREFEITURA   DE  UBATUBA   SP


Ubatuba divulga a programação de eventos de 12 a 14 de maio

 



 Ubatuba divulga a programação de eventos de 12 a 14 de maio. Neste fim de semana, é comemorado o Dia das Mães, por isso, a Banda Lira Padre Anchieta preparou uma apresentação especial alusiva à data. Além disso, quem ainda não tiver garantido o presente das mães/avós, pode comparecer a mais uma edição da Feira de Artesanato da Praça da Matriz, promovida pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba _ Fundart das 16h às 21h no sábado, 13.

Outras atrações que marcam o período são a Folia do Divino, a Festa do Quilombo do Sertão da Itamambuca e as Seletivas de dança de uma escola da Argentina.






terça-feira, 9 de maio de 2023

FESTA NO QUILOMBO DO SERTÃO DE ITAMAMBUCA!

 



CULTURA
FESTA NO QUILOMBO DO SERTÃO DE ITAMAMBUCA!
A festa do Quilombo do Sertão de Itamambuca acontece no próximo sábado dia 13 de maio, a festa preparou uma vasta programação cultural e barracas de alimentação

Atrações culturais e barracas de alimentação marcarão a Festa Quilombo Sertão de Itamambuca que será realizada neste sábado, dia 13 de maio, em comemoração à assinatura da Lei Áurea pela princesa Isabel em 1888. A festividade acontece no campinho do Sertão de Itamambuca e tem entrada gratuita.

A programação começa às 14h, com maracatu, jongo, roda de samba e música acústica com o cantor Mário Sérgio. A festa é organizada pela Associação de Moradores do Quilombo, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura – Fundart.

Esta será a quarta edição da festa realizada no Quilombo Sertão de Itamambuca para celebrar o início da Abolição da Escravatura no Brasil.

Confira abaixo a programação:

14h: Maracatu Grito de Maria

15h30: Jongo Quilombo da Fazenda

18h30: Grupo Pé no Chão – Sertão de Itamambuca (roda de samba)

20h: Mário Sérgio acústico


PREFEITURA DE UBATUBA SP


VEREADOR RUBENS ANDRÉ COSTILHAS - CÂMARA DE UBATUBA SP - DE 1973 A 1976

 


domingo, 7 de maio de 2023

A estação ferroviária de Ubatuba que não existiu

 





Curiosidades da nossa Ubatuba.

Lindo e esclarecedor texto de Sérgio Vick.

A estação ferroviária de Ubatuba que não existiu

Acervo do Arquivo Nacional

Fachada e planta da estação ferroviária de Ubatuba

Um pouco do início da história desta ferrovia que não chegou a se concretizar:

Em 5 de janeiro de 1889 o imperador D. Pedro II assinava um decreto que concedia privilégio para construção de uma estrada de ferro que ligaria Taubaté a Ubatuba, passando por São Luiz de Paraitinga.

Os estudos e projetos foram realizados pelo engenheiro Ingles Horace Bordman Cox.



No dia 13 de março de 1889 em Taubaté teve início os estudos definitivos para o traçado da estrada de ferro, havendo por esta ocasião uma grande festa popular.

Em 28 de setembro de 1890 Ubatuba estava em festa. Realizou naquela data as quatro horas da tarde a inauguração dos trabalhos da estrada de ferro com a colocação de um marco onde seria a edificada a estação da cidade. Esta estação seria de primeira classe e também teria uma estação de segunda próxima ao porto de Ponta Grossa.

"A primeira estaca foi batida no mesmo dia à tarde no lugar denominado Indayá. Por ocasião desta cerimônia foram proferidos discursos cheios de entusiasmo, subindo ao ar muitas gyrandolas de foguetes, enquanto bandas de músicas tocava alegres peças"




(Jornal O Paiz, Rio de Janeiro 29 de setembro de 1890)

O projeto previa a construção de 10 estações, sendo de primeira classe a estação de Ubatuba, uma de 3ª classe na Serra e as demais de segunda Classe a saber: Itaguá ou Ponta Grossa no km 0, Ubatuba, Serra Nova (Alto da Serra), Bairro Alto, Rio do Peixe, Pedregulho, São Luiz, Pedra Negra, Registro e Itahy.

Foram construídas três destas estações com seus respectivos armazéns nos kilometros 12, 22 e 28, foi construído também um barração de alvenaria no km 1 para depósito de máquinas.

As estações concluídas na época seriam a de Baracéia, Registro e Pedra Negra.


Compartilhado da pagina de Charles Medeiros

via facebook