quinta-feira, 29 de julho de 2021

UMA VIAGEM TAUBATÉ -UBATUBA NOS ANOS 60

 

Texto e foto de. Rubens Negrini Pastorelli 

Esta foto é da década de 1960, e mostra na frente o carro Ford ano 1929 pertencente a um amigo meu, e atrás um Jeep pertencente a meu pai, que eu emprestava para ir a Ubatuba. 

Estávamos parados num trecho da estrada entre São Luiz do Paraitinga e o alto da serra, trecho este que não é mais da atual Rodovia Oswaldo Cruz, modificada na década de 70. -Notem que o piso era todo de terra coberta com cascalho.

segunda-feira, 26 de julho de 2021

2° PRÊMIO FUNDART DE CULTURA ONLINE - "Antesdonte" ...Era assim, por Claudia de Oliveira

A estrada de ferro Taubaté-Ubatuba (3ª Parte)

Confira a quarta parte no dia 28 de Julho

ANTÔNIO BORBA, O CANTOR FAMOSO QUE CANTOU UBATUBA, ESTÁ INTERNADO EM JAÚ E FAMÍLIA PEDE APOIO DOS FÃS

 

Reportagem e texto: Pitagoras bompastor

No auge de sua carreira , em 1967, o cantor e compositor  Antônio Borba, – na época contratado pela RCA,  a mesma gravadora do Rei Roberto Carlos- , num gesto de  humildade,  veio a Ubatuba , atendendo a um convite do Professor de música da cidade,  F. Gomes e gravou com ele, quatro músicas de autoria do Professor em homenagem a Ubatuba, entre elas, o hino de Ubatuba , “Ubatuba , Sim”. O disco denominado UBATUBA DE ANCHIETA tinha ainda as seguintes canções: Ubatuba de Anchieta , Ubatuba do Brasil e Cruz de Ferro .  Antônio conseguiu ainda que o disco fosse distribuído para todo Brasil pela RCA, elevando o nome de Ubatuba em todo Brasil.  ( No setor de fotos há mais fotos desse disco ).e

A despedida de Praia Dura, campeão de natação

 

Nascido na Praia da Itamambuca, em Ubatuba,   em 19 de novembro de 1945, filho de Sebastoão Lúcio e de Maria Fernandes Oliveira, Antônio Lucio de Abreu, mais conhecido como Praia Dura, foi na década de 60 um grande destaque na Natação de Ubatuba. Nos anos de 1963 e 1964 ele foi campeão da famosa Prova Natatória Cidade de Ubatuba, -uma das mais importantes competições de natação do Litoral Norte de todos os tempos-, faleceu dia 21 de julho, em Caraguatatuba,  vitimado por um câncer de próstata, .

sexta-feira, 23 de julho de 2021

Construindo a casa de praia, em Ubatuba, em 1933

 



23 de julho de 2021

Texto e fotos de Rubens Negrini Pastorelli

Como narrarei aqui brevemente, a minha família conheceu Ubatuba no ano de 1925, através do meu pai, Luiz Felix Pastorelli, e do meu tio Dante José Pastorelli, que incentivaram o meu avô, Jocundo Pastorelli, a construir uma casa nessa cidade.

quinta-feira, 22 de julho de 2021

A estrada de ferro Taubaté-Ubatuba (1ª Parte)

 

Em 1887, os taubateanos Dr. Francisco Ribeiro de Moura Escobar e Victoriano Eugênio Marcondes Varella colocaram em prática uma ideia ousada de construir uma ferrovia que ligasse Taubaté a Ubatuba no prazo de 12 anos. Quer saber o que aconteceu? Então FONTE......PAGINA DE TAUBATÉ...VIA YOU TUBE Confira aqui a segunda parte no dia 24 de Julho

Colônia de Férias da CTI em Ubatuba SP - 1936

 


Em 1° de maio de 1933 Felix Guisard (fundador da CTI) fez a primeira excursão pra Ubatuba, uma verdadeira aventura por trilhas, o trajeto durou mais de dez horas mas valeu a pena, Felix ficou encantado com aquela maravilha da natureza tão próxima aqui de Taubaté e resolveu construir uma colônia de féria da CTI na praia de Perequê Açu e as primeiras férias dos operários aconteceram em 1936 (mais de 200 operários com suas famílias) e foram utilizados vários caminhões para o transporte das pessoas .

segunda-feira, 19 de julho de 2021

ANTIGA IGREJA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS DO SERTÃO DA QUINA...1978

 



Igreja Nossa Senhora das Graças do sertão da quina em 1978, antes de construÍrem a nova igreja de pedra que existe hoje. Infelizmente derrubaram essa que era tão acolhedora

domingo, 18 de julho de 2021

LOBISOMEM

 

Vó Eugênia era moradora da Praia da Fortaleza. Mulher simples, atenciosa, não era de inventar nem de mentir.
Um dia perguntei a ela se já tinha visto Lobisomem ou se conhecia alguém que já tinha visto, e ela respondeu que numa madrugada ela mesma viu. Já estava deitava há tempo quando escutou latidos fortes vindo do meio do bananal. Levantou-se e olhou pela fresta da porta para ver o que atormentava os cães e vislumbrou um cachorro preto e peludo, enorme, diferente de todos os que havia por ali, sendo cercado pelos cães da vizinhança, que estavam furiosos. Ele parecia estar muito cansado, ela até podia escutá-lo arfando alto. Minha avó se arrepiou, paralisada de medo.

BILHETE DE MONTEIRO LOBATO

 


Eu sou de uma geração de livros infantis e de quase nenhum televisor;  de ter aulas até nos dias de sábado na mais recôndita das salas de aulas esparsas por nossas praias e sertões. Me recordo bem de que, nas aulas que antecediam nossos domingos, o tempo era dedicado à leitura e produção de ilustrações a partir do que foi lido. Mesmo que fossem poucos  os livros, havia o básico de nossas autoras e autores nacionais. 

sexta-feira, 16 de julho de 2021

HISTÓRIA DA RIO - SANTOS, UMA SAGA MEMORÁVEL......

 

Arraial indígena da Vila de Nossa Senhora da Guia de Mangaratiba (Reprodução – Acervo Museu Municipal de Mangaratiba)

FONTE............https://www.cidadeecultura.com/historia-da-rio-santos-uma-saga-memoravel/

A História da Rio-Santos

A costa brasileira, no século XVI, era ocupada por várias tribos indígenas de diferentes troncos de origem. Na região de Santos, Guarujá, Bertioga e parte de São Sebastião, habitavam os índios tupiniquins com o cacique Tibiriçá e, exatamente na serra de Boiçucanga (São Sebastião), habitavam seus arqui-inimigos, os tupinambás com o cacique Cunhambebe, que dominava as cidades de Caraguatatuba, Ubatuba, Paraty, Angra dos Reis e Mangaratiba. Após o descobrimento do Brasil, Portugal não se interessou em colonizar de imediato as novas terras descobertas, pois seu objetivo maior era encontrar um caminho para as Índias que não necessitasse passar pelo congestionado Mediterrâneo.

Piratas & Corsários – Rio-Santos

 

Foto Shutterstock
Por Ana Lucia F. dos Santos 

O temor das vilas

Piratas e corsários na Rio-Santos. O clima romântico que cerca os piratas e os corsários esconde a realidade de tripulações cruéis e sem escrúpulos que, desde a antiguidade, assolam os sete mares. A pirataria sempre foi um dos maiores obstáculos da economia global e, com ela, nações são destruídas.

A rebelião do presídio da Ilha Anchieta

 

Ruínas do presídio na Ilha de Anchieta

Por Marcio Alves

Uma estratégia digna de aplausos

A Rebelião do presídio da Ilha de Anchieta foi como aqueles filmes nos quais você não sabe se torce pelo bandido ou pelo mocinho, pois após os acontecimentos o que restou foi apenas a marca registrada de um grande estrategista e sua formidável inteligência. O que passou não se julga, deixa apenas seus vestígios. E essa magnífica história, cheia de dores e alegrias é que queremos deixar aqui registrada.

quinta-feira, 15 de julho de 2021

HOMENAGEM AO PROFESSOR JOSÉ WILSON DE ARAUJO..............

 



José Wilson de Araújo, foi meu professor no primário e meu professor de português no Ginasial, hoje 5ª a 8ª série, e colegial, hoje ensino médio, no colégio Cap.Deolindo de Oliveira Santos, foi o criador do primeiro concurso de poesias em Ubatuba intitulado “Concurso de Poesias 28 de Outubro”, primeiro concurso em 1966, onde grandes personalidades da cultura e da política quando jovens participaram com seus poemas, como Gilmar Rocha, Luís Roberto de Moura entre outros como a nossa ilustre escritora Idalina Graça, e foi esse concurso que anos mais tarde me levou a criar o concurso literário Idalina Graça com o Grupo Rumos e Rimas, concurso que perdura até hoje.

terça-feira, 13 de julho de 2021

PRAÇA NOBREGA ....1956

 



O Predio em construção é o Hotel São Charbel .Esquina Rua Cel Domiciano coma  Rua Condessa de Vimieiro - Praça Nobrega.  Foto de  Paulo Rafael Peixoto - 1956















Local:

sexta-feira, 9 de julho de 2021

PRAIA GRANDE..CANTO DIREITO......1958

 


Praia Grande  Canto direito 1958.Segundo informações........

Fotografia: Foto 3: Aspecto panorâmico da Serra do Mar e do litoral de Ubatuba, ao sul da cidade de igual nome (SP)

Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor

Ano: 1958

Fonte: IBGE



quinta-feira, 8 de julho de 2021

AVENIDA IPEROIG .....CASAS MODERNAS A BEIRA MAR.UBATUBA SP...............1958

 

Fotografia: Foto 6: Aspecto da praia de Ubatuba, vendo-se residências modernas a beira mar (SP)

Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor

Ano: 1958

Fonte: IBGE

quarta-feira, 7 de julho de 2021

CORTE EM SERIGUEIRA ...........EXTRAÇÃO DE LATEX..........ESTAÇÃO EXPERIMENTAL NO HORTO FLORESTAL...1958

 

Fotografia: Foto 10: Seringueiras de 45 anos, vendo-se o corte e as tigelinhas na estação experimental de Ubatuba (SP)

Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor

Ano: 1958

Fonte: IBGE

INÍCIO DA ANTIGA AVENIDA IPEROIG, ENTRADA DA BARRA DOS PESCADORES.1950

 


Nessa   foto  do Sr. Rubens Negrini Pastorelli   compartilghada originalmente da pagina   memória de Ubatuba - Retalhos Históricos via  Facebook.  na foto vemos   a entrada da Barra  dos Pescadores, a  atua Praia do Cruzeiro( antiga Iperoig) e  a  direita aquela que viria a ser a Avenida Iperoig, nos de de 1950

terça-feira, 6 de julho de 2021

RUA CONCEIÇÃO .REGIÃO CENTRAL DE UBATUBA SP....1958

 

ANTIGA RUA DO TELEGRAFO.HOJE  RUA  CONCEIÇÃO.A ESQUERDA O PREDIO ABAIXO DO PICO DO CORCOVADO.HOJE FUNCIONA AINDA A SANTA CASA  DE UBATUBA -SP

  

Fotografia: Foto 11: Aspecto de uma rua de Ubatuba, vendo-se ao fundo o escarpamento da Serra do Mar (SP)

Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor

Ano: 1958

Fonte: IBGE

AVENIDA IPEROIG........1958

 

Fotografia: Foto 14: Aspecto de casas modernas na praia de Ubatuba (SP)

Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor

Ano: 1958

Fonte: IBGE


PRAÇA NOBREGA.REGIÃO CENTRAL DE UBATUBA SP.....1958

 

Fotografia: Foto 13: Praça Nobrega : Município de Ubatuba (SP)

Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor

Ano: 1958

Fonte: IBGE

PRAIA DO CRUZEIRO.................1958

 

Fotografia: Foto 12: Aspecto da praia de Ubatuba, vendo-se residências modernas à beira-mar (SP)

Autor: Guerra, Antonio Teixeira, 1924-1968; Jablonsky, Tibor

Ano: 1958

Fonte: IBGE

domingo, 4 de julho de 2021

VEM AI O LANÇAMENTO DO LIVRO " TIO LUIZ, O CONTADOR DE ESTÓRIAS " VIA SARAU VIRTUAL...

 

Maynara Moura ......................VIA FACEBOOK
22 h 
AMIGOS
Alguns de vocês me perguntaram quando estaria a venda o livro que eu li. Pois bem! Ta na rua. Vai rolar um Sarau - live dia 7/7 com alguns amigos da autora falando sobre o livro.
Para os amantes do Folclore Brasileiro, esse livro recentemente editado pela Casa Cultura, reúne muitos aspectos do linguajar e da cultura sertaneja. Criticas afiadas e muitos contos belos.

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Homenagem a Festa de São Pedro Pescador - Parte 3

FESTA DE SÃO PEDRO PESCADOR


 A Festa de São Pedro Pescador, em Ubatuba, teve inicio às 10 horas do dia 29 de junho de 1923. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas às outras. Na época, não havia a imagem de São Pedro, doada pelo padre alemão Hans Beil após 19 anos de celebração, apenas em 1942.

Ubatuba (SP) realiza primeiro ato do 'Boi de Conchas' 2021

 


Realizado no dia de São Pedro pescador, 29 de junho, o 1º ato do auto retratou, como de costume, o nascimento, vida e desaparecimento do Boi de Conchas

Na última terça-feira (28) foi realizado o primeiro ato do Boi de Conchas 2021: “Renovos Tempos”.

A celebração foi realizada na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, no Litoral Norte do estado de São Paulo.

17º SALÃO UBATUBA DE ARTES VISUAIS

 

Estão abertas as inscrições para o 17º Salão Ubatuba de Artes Visuais que acontece de 28 de outubro deste ano a 28 de janeiro de 2022, de forma virtual, em site dedicado exclusivamente para exposição, devido à situação excepcional causada pela pandemia. Artistas de todo o país podem participar com até três obras de diferentes linguagens.

BOCA DA BARRA, CANOAS, FESTAS...

 


1945 - Rio Grande de Ubatuba - boca da barra (Arquivo Borges Schmidt)

      Boca da barra é o lugar onde o rio se encontra com o mar. Quase sempre é por ela que embarcações entram e saem no dia a dia de quem vive da lida no mar, de quem também se distrai nele.  No caso de Ubatuba, por dar acesso ao Mercado de Peixes, o movimento é intenso. Em outros tempos, também era ali o local de contemplar embarcações abarrotadas de produtos da terra, trazidos de localidades mais distantes, desde o Camburi, Picinguaba e outras praias. Vinham vender seus produtos; ali era a rampa onde se puxavam as canoas. Até hoje é comum encontrar caiçaras se referirem àquela rua (Esteves da Silva) como Rua da Rampa.

HAJA DISPOSIÇÃO.

 


Tio Ciro do futebol (Arquivo Ubatuba)

 Tio Francolino, morador do Sertão do Corcovado, adorava uma prosa. Numa ocasião, enquanto esperávamos o ônibus no ponto da praia Dura, ele nos contou de um grupo, de rapazes e moças, que viera de Caraguatatuba, quando a estrada nem era concluída, para uma partida de futebol no centro de Ubatuba, onde hoje é a praça 13 de maio. (Quem a conhece precisa saber que ali era tudo plano, um areal até a gestão Pedro Paulo  - 82 a 86 - quando recebeu aterro, ganhou uns morrotes, mais árvores e outros detalhes paisagísticos). Na hora fiquei imaginando um monte de gente diferente por ali, onde estávamos.