Diante da pública e notória greve dos caminhoneiros que assola o país, dificultando a obtenção e envio da documentação, inclusive a utilização dos correios, a FundArt torna público o 1º Aditivo do Edital de Chamamento Público nº 2/2018, onde prorroga o período de inscrição até o dia 3 de junho de 2018, através do envio dos documentos de inscrição por e-mail, de bandas e grupos musicais para as apresentações na 95ª Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba.
quarta-feira, 30 de maio de 2018
segunda-feira, 28 de maio de 2018
CAMPANHA DO AGASALHO CONTINUA EM UBATUBA.......
O Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Ubatuba relembra que a Campanha do Agasalho 2018 termina na próxima segunda-feira, 04. Podem ser doados itens diversos em bom estado como roupas, lençóis, cobertores, sapatos, meias e cachecóis.
domingo, 27 de maio de 2018
SIMPLESMENTE DA MOTTA
Da Pagina Raízes de Ubatuba via Facebook
🎨 Da Motta
José Vicente Dória da Motta Macedo, ou Da Motta como era conhecido, foi um artista local conhecido pelo seu trabalho como pintor, escultor e entalhador.
FundArt se reúne com representantes de grupos tradicionais de Ubatuba
Na tarde de ontem (24), representantes de diversos grupos culturais de Ubatuba estiveram reunidos na sede administrativa da FundArt, juntamente com membros da Fundação a fim de fortalecer ainda mais essa relação.
quinta-feira, 24 de maio de 2018
Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba realiza projeto de transmissão de saberes
O projeto “SEMENTES CAIÇARAS”, do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba, realizado através do Programa de Acesso a Cultura, promovido pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo, está realizando na cidade de Ubatuba ações de transmissão de saberes e apresentações da forma musical mais característica dos moradores da beira-mar paulistana: o fandango.
quarta-feira, 23 de maio de 2018
A CONSTRUÇÃO DE UMA CANOA..
FONTE....www.curiosidadeubatuba.com.br
Há dez anos, o Instituto Costa Brasilis iniciou o projeto “Com quantas Memórias se faz uma Canoa”, idealizado pelo folclorista Ney Martins que lutou muito para garantir a preservação e respeito pela cultura popular, reanimando, recolhendo e registrando como pôde as expressões tradicionais caiçaras. Quis o destino que Ney falecesse logo no início do projeto, como se seu último trabalho fosse garantir que houvesse um registro das canoas caiçaras em Ubatuba.
domingo, 20 de maio de 2018
AGRÍCIO BARBOSA - MESTRE CANOEIRO CAIÇARA
Eu conheci o Seo Agrício em 1981, por ocasião do censo agropecuário. Morador do Sertão do Ubatumirim, em Ubatuba. Naquela ocasião eu o encontrei no terreiro da sua casa, dando o acabamento com um enchó numa canoa. "Esta madeira, meu filho, é timbuíba. Ela não foi tirada muito longe não; tava numa grota logo ali. É encomenda do meu cunhado Florindo Teixeira Leite, que puxa rede na praia do Itaguá. É lá, no rancho dele, que ela vai ficar daqui a duas semanas".
sexta-feira, 18 de maio de 2018
Porque as Ruas da Maranduba receberam nomes de pracinhas da FEB
Praia e bairro do Loteamento Maranduba
A Segunda Guerra Mundial, arquitetada pelo alemão Hitler, envolveu 72 Países e travou combate em todos os continentes. Durou de 1° de setembro de 1939, quando os exércitos nazistas invadiram a Polônia, até 8 de maio de 1945, quando eles se renderam.
segunda-feira, 14 de maio de 2018
EIS A PRAÇA DA MATRIZ EM 1954........
O ano é 1954......, Há 64 anos atrás..........Naquela época a Praça da Matriz tinha um lindo chafariz no meio da praça, infelizmente foi destruído em nome do progresso, quando um prefeito construía , o outro vinha e destruía...........coisas da politica......
quarta-feira, 9 de maio de 2018
Conselho Quilombola convida para evento na Caçandoca
O Conselho Municipal de Comunidades Quilombolas convida toda a população de Ubatuba a participar do evento “Maio Negro – Dia de Resistência e Luta Quilombola”, que acontecerá durante todo o sábado, 12, no Quilombo da Caçandoca, na região sul de Ubatuba.
terça-feira, 1 de maio de 2018
UBATUBANOS......
Eduardo Souza nos deixou há alguns anos, mas sempre tem alguém a nos recordar desse filho tão singular de Ubatuba, que sempre nos brindava com seus textos n’ O GUARUÇÁ. Hoje, após o texto do Penna, voltei a reler este, de 2012, que agora lhe apresento. Se ainda estivesse entre nós, nesta ocasião (Carnaval) estaria publicando um texto das peripécias do folião Julio, meu amigo desde o primeiro ano ginasial (sexto ano escolar hoje).
|
FALA, OLYMPIO!
Frei Pio, do "Barco do Padre". (Arquivo Luzia) |
Na década de 1970, antes mesmo de começar a construção da BR-101 (Rio-Santos), no trecho entre Paraty e Ubatuba, o pesquisador Olympio Corrêa de Mendonça, se utilizando do “Barco do Padre”, que fazia a rota das comunidades caiçaras isoladas, inclusive das ilhas, empreendeu uma interessante pesquisa, cujo título acabou sendo O léxico do falar caiçara de Ubatumirim, onde aparece considerações acerca de alguns traços do nosso povo. Por exemplo, a respeito da religião e das crendices, assim está registrado:
Assinar:
Postagens (Atom)