quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

Construindo o passado - 1964-2004 - 1/8

sperando a futura Rio-Santos - BR-101
 
Nenê Velloso 
  Croqui.
Em meados de 1966, o prefeito Matarazzo, determinou ao Setor de Planejamento e Urbanismo (S.P.U.), sob o comando do topógrafo, Sr. Roberto Carlos Norris Nelsen, que fosse elaborado um projeto do Sistema Viário da Cidade.




ANJOS DA SAÚDE - PARTE 2



Início
A primeira farmácia homeopática foi instalada na rua Dr. Esteves da Silva (antiga Rua da Botica), era de propriedade do ubatubano da gema e do Centro, o farmacêutico: Prof. Cel. Luiz Domiciano da Conceição. Titio Luiz da Botica, como era chamado pelos seus familiares, tinha laços de família com a professora Dionísia Bueno Velloso (família Costa Ferreira). 


domingo, 25 de dezembro de 2016

PESQUISADORES LANÇAM CAMPANHA PARA DESVENDAR O " CASO UBATUBA "




A falta de recursos foi responsável pela interrupção ou execução inadequada de inúmeras pesquisas sobre UFOs ao longo da história. Mas dois pesquisadores de São Paulo estão mostrando como usar a internet e o apoio dos entusiastas da Ufologia para mudar isso.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

A HISTORIA DA EDUCAÇÃO......

Inauguração da Escola Dr. Esteves da Silva -18-07-1896




O Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva foi fundado em 18 de julho de 1896, em Ubatuba (SP). A imagem acima (à esquerda) mostra a inauguração da secção feminina que aconteceu às 11 horas do dia 30 de setembro de 1897, um ano após sua fundação.

ANJOS DA SAÚDE - PARTE 1




Tem este relato a finalidade de esclarecer o outro lado da história sobre a saúde daquela época em Ubatuba, para os nossos leitores migrantes, que fixaram residência definitiva ou de passagem, principalmente para fortalecer a memória dos nossos caiçaras da gema e do Centro, das praias e dos sertões. Essa história de que em Ubatuba não tinha médico durante duas décadas, não é bem assim não, eles falam, mas não citam em que década.

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Começa segunda fase do restauro da fachada do Sobradão do Porto em Ubatuba






Previsão é concluir esta etapa até maio de 2017

Portas, janelas e pintura das fachadas laterais são o objeto da segunda etapa de conservação e restauro do Sobradão do Porto, em Ubatuba, iniciada nesta segunda-feira, 19 de dezembro.
Na primeira fase do restauro, que começou no final de novembro de 2015, os trabalhos se concentraram na recuperação da cobertura, o que incluiu a hidratação, descupinização e substituição de parte do madeiramento da estrutura bem como a limpeza e substituição de peças de cerâmica do telhado. Também foi feita a limpeza e a pintura da fachada frontal, que utilizou técnicas tradicionais milenares, além da recuperação das madeiras das janelas do terceiro andar.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Documentário “Ubatuba, um mar de memórias” será exibido no Sobradão do Porto.


Projeto Garoupa em parceria com a Fundart - Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba e Projeto Namaskar apresentam dia 16 de dezembro no Sobradão do Porto, a partir das 20h, o filme “Ubatuba, um mar de memórias” com o objetivo de divulgar e promover a cultura tradicional local, assim como seus protagonistas.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

MILITANTES CAIÇARAS................




exto: João Pedro Néia

Fotos: Felipe Scapino

O ritual é quase sempre o mesmo antes de uma apresentação do Grupo Fandango Caiçara de Ubatuba. Os músicos vão chegando aos poucos, trazendo às costas o instrumento pertencente a cada um. Trocam abraços carinhosos e uma prosa íntima, que revelam o entrosamento de quem, mais do que fazer música, tem a consciência de estar transmitindo uma cultura secular.



quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

MEMÓRIAS DA BARRA SECA






Por Ernani Oliveira
Nasci e me criei em Ubatuba, vivi minha infância e juventude na Barra Seca, vila de pescadores, lugar de gente simples e batalhadora. Meu “playground” era a praia, minha piscina o mar e o rio Indaiá. Soltava pipa, jogava peão, bolinha de gude, me embrenhava no mangue, pescava na beira da “draga”. Nadar era uma diversão que também não podia faltar.


O Preto do Corcovado , a lenda



Em Ubatuba, quando o céu estiver estrelado e com lua, desvie sua vista para o Pico do Corcovado, este é um dos mais altos da Serra do Mar e serve de referência da cidade de Ubatuba, por terra, por mar e ar. Sentado no “cocoruto” do morro, costuma aparecer o perfil enorme de um preto velho, com um “pito” na boca, e um cajado nas mãos. Esta é mais uma lenda de Ubatuba.


segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Ascensão e Decadência Econômica de Ubatuba






De 1800 a 1890 Ubatuba teve o privilégio de ser uma cidade rica, por três vezes a arrecadação do município superou a de São Paulo, o motivo foi à reabertura do Porto. Os ricos exportadores voltaram a reativar seus negócios, nesse período foram construídos os mais imponentes prédios, casas de comércio, escritórios de exportação e luxuosas residências, evidenciando o teatro, onde atualmente funciona o Fórum da Comarca.


domingo, 4 de dezembro de 2016

A LENDA DO CORPO SECO....



ACHARAM O CORPO NA PRAIA DO CRUZEIRO, FALARAM QUE ERA O CORPO DE UMA CAPIVARA, MÁS NA VERDADE ERA O CORPO SECO. Segundo a lenda o "Corpo-Seco" teria sido em vida um homem que brigava muito e espancava a própria mãe..