sábado, 28 de maio de 2016

2013......Cenário de novo longa-metragem, Ubatuba forma figurantes e sonha virar polo de cinema




Cinema e TV movimentam rotina de moradores de Ubatuba, no litoral de São Paulo16 fotos

10 / 16
Cenário de diversas produções de cinema e TV, Ubatuba é procurada por conta do fácil acesso a regiões de mata atlântica preservadasImagem: Leonardo Soares/UOL

Carlos Minuano
Do UOL, em Ubatuba (SP)
23/03/2013

Desde o início de março, as tradicionais pranchas de surfe, cangas e guarda-sóis de Ubatuba, uma das regiões mais belas do litoral norte paulista, dividem espaço com quimonos, tatames e câmeras de cinema. É lá que está sendo rodado "Aprendiz de Samurai", novo longa-metragem da produtora O2, de Fernando Meirelles, que contará a história de Max Trombini, conhecido lutador de judô local, vivido por Caio Castro.

O VELHO E O MAR...................


Seu Gino passou a vida inteira tirando o sustento do mar. Aprendeu a sustentabilidade na prática, numa época em que o conceito sequer existia.
Hoje com 72 anos, sai todos os dias com sua canoa a remo para zelar a plantação de mexilhões que possui na Barra Seca desde 1992. Nada muito diferente do que fazia no começo dos anos 50, quando tinha 8 anos e remava da praia do alto até o centro trazendo os cachos de banana que plantava e colhia com o pai, pescador e homem da roça.

AO MESTRE COM CARINHO.........


Por João Pedro Néia | Foto: Divulgação
Contar a história de Josino Francisco de Souza é, de certo modo, contar a história de Ubatuba e também do Litoral Norte. Desde que chegou de Paraisópolis, Minas Gerais, no fim da década de 50, Josino foi testemunha ou protagonista de eventos importantes na história da região.

2013...............FundArt apresenta exposição de fotos históricas no Aniversário de Ubatuba

Fonte..ChalesdaJu



Em comemoração ao aniversário de 376 anos de Ubatuba, a FundArt preparou a Exposição Fotos Históricas de Ubatuba – Acervo Edson da Silva. Com a intenção de promover um reencontro com o passado e preservar a memória da cidade, a exposição fotográfica apresenta imagens de antigos casarões, eventos comemorativos, comércios, praias e cidadãos ubatubenses de 1885 a 1977.

1942.............PRAÇA SANTA CRUZ........MARANDUBA


SABE AQUELAS PONTES?


               
Uma das pontes do Nenê Teodoro- Bairro Pé-da-Serra (Arquivo JRS)

               O amigo Dito Chieus, mesmo após de ter se aposentado da Estação Experimental do Horto Florestal, depois de décadas fazendo os registros diários das condições atmosféricas da nossa área, continua nas suas cercanias, com moradia e produção de mudas, principalmente de palmiteiros, na margem da Cachoeira dos Macacos. Conforme eu já disse noutra ocasião, ele é um dos descendentes dos fabricantes da pinga Ubatubana, cuja sede era na Fazenda Velha, no caminho do Monte Valério.


quinta-feira, 26 de maio de 2016

PICARÉ, O PRIMEIRO

Às margens do Rio Maranduba (Arquivo Clayton Oliveira)


               Minha mãe, nascida na Praia da Fortaleza, ainda bem jovem foi trabalhar no Hotel Picaré, na boca da barra da Maranduba, perto da casa do Chico Romão. Meu pai, natural da Caçandoca, andava por ali querendo namorar alguém. As moças que trabalhavam no Picaré eram atraentes. Assim papai e mamãe se encontraram e nós viemos ao mundo. Agora eles se foram e nós continuamos a história.


SENHOR IGAWA CORAJOSO, NÉ?




Vamos ver se em Ubatuba tem peixe mesmo! (Arquivo Igawa)

               Em 1980, durante o Censo Demográfico, eu pude adentrar à “salga do japonês”. Era assim que empresa Iwashi Igawa era chamada por muitos caiçaras. Na verdade, os caiçaras se espantaram quando o Sr. Igawa adquiriu a propriedade do canto do Acaraú, bem ali na barra. Diziam: “O que ele vai fazer ali, naquele canto, na  morada do sapo?”. Dois locais foram apreciados para o empreendimento: canto do Perequê-açu e canto do Acaraú. 


quinta-feira, 19 de maio de 2016

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Comunidades Tradicionais




Descrição: 
Ubatuba reúne caiçaras, indígenas e quilombolas, etnias diferentes mas que em comum apresentam séculos de luta pela preservação de seus valores e a da sua riqueza cultural, conhecer e vivenciar essas diferentes culturas é uma experiência que o convidamos a ter.

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Sertão do Ubatumirim 5 - Ubatuba




Enviado em 13 de mai de 2007
Entrevista com Jorge Inocêncio Alves Junior, onde mostra suas "criações", como sua casa em pau-a-piquecom todo conforto da modernidade, o "Raçudo", um veículo 4x4 contruído por ele. Também mostra a construção de uma canoa e o cotidiano a beira do fogão de lenha. Gravado em 29 de abril de 2007. VIDEO PROGRAMA TERRA CAIÇARA



terça-feira, 10 de maio de 2016

Sertão do Ubatumirim 4 - Ubatuba

Enviado em 13 de mai de 2007
Entrevista com Jorge Inocêncio Alves Junior, onde mostra suas "criações", como sua casa em pau-a-piquecom todo conforto da modernidade, o "Raçudo", um veículo 4x4 contruído por ele. Também mostra a construção de uma canoa e o cotidiano a beira do fogão de lenha. Gravado em 29 de abril de 2007.



segunda-feira, 9 de maio de 2016

HISTÓRIAS DE PESCADOR.............


Não tem como deixar de reproduzir esta matéria do blog do Peter! Parabéns, amigo!


História de um pescador - Entrevista de 1974.
Marcos Malta Migliano


















Eu particularmente tive muitos mestres e deles guardo grandes recordações. Sou-lhes profundamente grato pelo pouco que sei. Um deles, Antonio Peres, conheci em 1963, em Ubatuba. Juntamente com Lothar Bamberg, ele me ensinou muitas coisas sobre pesca e mar.

domingo, 8 de maio de 2016

Sertão do Ubatumirim 3 - Ubatuba

Enviado em 13 de mai de 2007
Entrevista com Jorge Inocêncio Alves Junior, onde mostra suas "criações", como sua casa em pau-a-piquecom todo conforto da modernidade, o "Raçudo", um veículo 4x4 contruído por ele. Também mostra a construção de uma canoa e o cotidiano a beira do fogão de lenha. Gravado em 29 de abril de 2007.

sábado, 7 de maio de 2016

ADEUS MESTRE ORLANDO ANTONIO DE OLIVEIRA......LÁ VAI MAIS UMA GRANDE UBATUBENSE A VIRAR ESTRELA NO FIRMAMENTO...

O Adeus a um dos maiores mestres da Folia do Divino Espirito Santo de Ubatuba.
Um grande conhecedor que deixou um legado na historia do povo Caiçara.
Mestre Orlando Antonio de Oliveira Descanse em paz!

Sertão do Ubatumirim 2




Entrevista com Jorge Inocêncio Alves Junior, onde mostra suas "criações", como sua casa em pau-a-piquecom todo conforto da modernidade, o "Raçudo", um veículo 4x4 contruído por ele. Também mostra a construção de uma canoa e o cotidiano a beira do fogão de lenha. Gravado em 29 de abril de 2007.



sexta-feira, 6 de maio de 2016

A CASA DA FARINHA.................2009




Enviado em 16 de jan de 2012
Exibido na TV Cultura em 18/04/2009, no programa Campus
Documentário produzido como disciplina do curso de Rádio e TV da Univap
Narra a luta de uma comunidade remanescente de quilombolas em busca de seu reconhecimento e do resgate de suas raízes, memórias e práticas sócio-culturais
Direção e Roteiro: Paulo Aragão
Assistente de direção e Roteiro: Luciana Bertolini
Edição: Rodrigo Augusto
Narração: Thales Alves
Duração 24'


Sertão do Ubatumirim 1 - Ubatuba

Enviado em 13 de mai de 2007
Entrevista com Jorge Inocêncio Alves Junior, onde mostra suas "criações", como sua casa em pau-a-piquecom todo conforto da modernidade, o "Raçudo", um veículo 4x4 construído por ele. Também mostra a construção de uma canoa e o cotidiano a beira do fogão de lenha. Gravado em 29 de abril de 2007.



CANOA CAIÇARA DE UBATUBA NO PROGRAMA GLOBO MAR

Publicado em 12 de abr de 2012
Globo Mar prestigia o feitio da Canoa Caiçara em Ubatuba. ASSITA EM: http://g1.globo.com/platb/globomar/20... Mais um passo para o reconhecimento como bem cultural imaterial do Brasil. Valeu Renato Bueno pela aula!
"Caiçara, uma cultura que resiste."

A CIÊNCIA SECRETA DA "ROLADA DA CANOA CAIÇARA"



Publicado em 6 de ago de 2013
Rolar uma Canoa Caiçara é uma ciência. Neste vídeo os irmãos Paulo e Emídio demonstram a técnica apurada da rolada, que eles fazem desde crianças na mesma rampa.





FONTE......CANOACAIÇARA VIA YOU TUBE

quinta-feira, 5 de maio de 2016

UBATUBENSE EM REVISTA.........EM BREVE REELANÇAMENTO COM NOVOS NÚMEROS

JOÃO TEIXEIRA LEITE


JOÃO TEIXEIRA LEITE nasceu em Ubatuba em 23 de junho de 1934. 


Sua veia artística surgiu “ao acaso”, como ele próprio afirma, ao reportar-se ao seu “nascimento como pintor”: ainda no início da década de 60 foi procurado por um amigo turista, que lhe pediu informações sobre artistas que retratassem Ubatuba. Como nessa época não havia pintores, ele próprio, para agradar o amigo, resolveu incumbir-se da missão. E assim surgiu a paixão pela pintura, fruto de seu constante esforço e dedicação a esta arte.