terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

RELATOS DA ILHA



RELATOS DA ILHA

Que paraíso!  (Arquivo Chieus)


                Eu, menino crescido na Praia do Perequê-mirim, escutei muitas histórias da Ilha Anchieta, desde o tempo dos caiçaras, antes do presídio, até detalhes da rotina e do levante da ilha em 20 de junho de 1952. Em volta dela pesquei muitas vezes.
                Aprendi que antes do presídio, no tempo em que aquele lugar era a Ilha dos Porcos, vivia ali mais de cem famílias. Depois que o governo requisitou o local para fazer o presídio, por volta de 1910, toda essa gente foi espalhada pela costa do município. Lembro-me  muito bem do saudoso Dito Coimbra e de suas lembranças do tempo em que morava na ilha. “O governo mandou que a gente se virasse, encontrasse um lugar para morar porque ali ninguém podia ficar. Nós não recebemos nada”.

CAUSOS É QUE NEM MITOS?




Pescadores no cerco - (Arquivo Chieus).


Não faz tanto tempo assim que, na praia do Puruba, logo depois de um gostoso café na casa do tio Dico, fomos até a boca-da-barra para ver o mar. Lá, encontrando um jovem turista (barraqueiro, campista) muito conversador, comecei uma prosa meio que intelectual. “Conversa difícil”, de acordo com os caiçaras. O conteúdo era mais ou menos isto:

sábado, 23 de fevereiro de 2013

GRANDES UBATUBENSES....OS MARQUES DO VALLE..


OS MARQUES DO VALLE

Dona Vanilda observa a dona Alcina colhendo uns temperos para o pirão. (Arquivo JRS).


                Olá, ANE!   Olá, RUJOSÉ!   Olá, ZIZA CENAMO! Sejam bem-vindos!

                 Ao ver a Ane como seguidora do blog, logo  me assaltaram as lembranças do casal Alexandre e Ruth, de um tempo bom no bairro da Estufa, quando ainda existia muito mato e as pessoas se conheciam. Naquele tempo, começo da década de 1980, a nossa praia era o trecho do Itaguá, entre a Barra da Lagoa e o rancho dos pescadores. Era onde jogávamos bola, namorávamos e começávamos boas amizades.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

2004............Escoteiros retornam às atividades



Ubatuba - O Grupo Escoteiro Iperoig, de Ubatuba, retornou nesta semana suas atividades, depois de um recesso durante a temporada de verão. Com uma programação onde está incluído jogos, passeios, músicas, amizades, respeito e civismo, a chefia do grupo está esperando os escoteiros e outro jovens que desejam entrar no maior movimento para jovens do mundo. O Grupo escoteiro Iperoig aproveita este espaço para convocar os pais e responsáveis pelos escoteiros e lobinhos de seu Grupo para a assembléia geral, que será realizado dia 15 de março de 2004 as 21hs na sede da associação comercial de Ubatuba. Nesta assembléia serão colocados em pauta diversos assuntos de interesse do G.E. Iperoig.


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

SÃO GONÇALO EM UBATUBA



TERÇA-FEIRA, 19 DE FEVEREIRO DE 2013


Sinta-se em casa, Dada!


         O caiçara Rogério Estevenel, neto da dona Gertrudes, da Praia das Toninhas, continua se interessando pelas nossas manifestações culturais, sobretudo as danças. Aliás, ele é um ótimo fandangueiro! Neste texto, representando a Pastoral Fé e Política da Igreja Exaltação da Santa Cruz, ele discorre a respeito da Dança de São Gonçalo, salientando que é uma  das riquezas provenientes do tempo colonial que deve continuar para as futuras gerações.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

CASA DA DONA OPHÉLIA...ETERNA SERESTEIRA DE UBATUBA...


Casa  da nossa   querida Dna Ophélia,   eterna seresteira de Ubatuba, ficava localizada atrás do Supermercado Paulista ( rua Condessa de Vimieiro).....

CASA CAIÇARA.....


Assim eram as antigas casas  da população mais carente de Ubatuba , há muitos, mas há muitos anos atrás   , a maioria localizada na zona rural de nossa cidade, feitas de pau-a-pique, com reboco de barro + palha, e telhado de palhas bem amarradas e colocadas , assim eram as antigas casas na UBATUBA ANTIGA...

BANCO VALE DO PARAIBA ...PRAÇA NOBREGA



 
Não estamos com a data exata dela em mãos, mas esse prédio estava onde é hoje o prédio das CASAS BAHIA , no calçadão.

Esse é o antigo prédio do "Banco do Vale do Paraíba ", nesse local atualmente se encontra as CASAS BAHIA.

Essa imagem pertence ao Espólio do Sr° Edson Silva !

GRANDES UBATUBENSES....



Marques presentes: Orlando, Jair, Toninho, Luis, Roberto, Alexandre, Mercedes, Jadir e as tias, sobrinhos, etc.... que dia especial.... — com Ruth MarquesAlexandre Marques e Eduardo Souza Netto.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FALA CAIÇARA....TIO LÚCIO, O PASSARINHEIRO







Ao aniversariante Estevan. Com carinho.

              No livro Tocaia Grande, do baiano Jorge Amado, encontrei uma passagem que fez me lembrar do finado tio Lúcio Félix, um passarinheiro inveterado:

                “Um passarinho alegra a casa e mesmo o lar mais pobre e desolado se enriquece e         se                embeleza com o canto e a plumagem de um currupião, um sabiá, um cardeal, um curió,          um pássaro-preto, um canário-da-terra, um papa-capim, um pintassilgo; a lista é vasta.   Quanto aos periquitos e aos papagaios, são íntimos e inestimáveis companheiros”.