quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

2002 -Motor do helicópero de Ulysses não é achado e é encerrada a busca

litoral virtual - segunda-feira, 22 de julho de 2002 - Nº 577


Depois de cinco dias de trabalho, o Corpo de Bombeiros de Ubatuba (SP) encerrou, na tarde deste domingo, as buscas dos destroços do helicóptero que conduzia o deputado federal Ulysses Guimarães, fundador do PMDB, no dia 12 de outubro de 1992.


A operação, que começou na quarta-feira, foi encerrada porque os mergulhadores não localizaram partes do motor e do painel de controle da aeronave, peças fundamentais para identificar a causa da queda do helicóptero.

O DAC (Departamento de Aviação Civil) informou hoje à reportagem que, com o encerramento das buscas dos destroços da aeronave, as investigações para identificar as causas do acidente não serão reabertas. Ainda não se sabe o que levou o helicóptero a cair próximo à Ponta do Juatinga, no Rio.

Na época do acidente, segundo o DAC, as peças encontradas _pedaços da fuselagem do helicóptero_ não foram suficientes para a conclusão do laudo.

Na última sexta-feira, os mergulhadores encontraram mais uma parte da fuselagem.

No entanto, durante o final de semana, a equipe não avançou nas buscas e nenhuma nova peça foi encontrada.

Os bombeiros rastrearam uma área de cerca de 1.850 m2, que fica entre a praia de Picinguaba, costa norte de Ubatuba, e a Ponta de Trindade, divisa entre os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Foi nesse local que o pescador Flávio Castro de Paula, 50, encontrou, no início deste mês, duas peças, com as quais foi possível identificar o helicóptero modelo Esquilo HB 350 B, prefixo PT-HMK, o mesmo utilizado pelo deputado no dia do acidente.

O reconhecimento da aeronave foi possível devido à localização do número de série gravado na peça identificada pela Helibrás, única fabricante do modelo no país. Além do deputado Ulysses Guimarães, morreram no acidente sua mulher, Mora Guimarães, o senador Severo Gomes e sua mulher, Ana Maria Henriqueta Marsiaj Gomes.


DAC reabre investigação após achado



Ubatuba - Após dez anos, o DAC (Departamento de Aviação Civil) reabriu as investigações sexta-feira para apurar as causas do acidente que matou cinco pessoas no dia 12 de outubro de 1992.

A decisão do DAC foi tomada após a confirmação da Helibras de que os destroços encontrados no mar entre Ubatuba Paraty (RJ) são do helicóptero que causou o desastre envolvendo o deputado federal Ulysses Guimarães e o ex-senador Severo Gomes.

O objetivo do DAC é apurar as reais causas do acidente. Em 1992, foram encontradas alguns destroços do mesmo helicóptero no local, mas não foi possível investigar as causas do desastre com o material recolhido.

O corpo do piloto Jorge Comeratto foi encontrado pelo Salvaero (Comando de Busca e Salvamento Aéreo da Aeronáutica) dois dias após o acidente.

Semanas depois foram encontrados os corpos de Ida de Almeida Guimarães (conhecida como dona Mora) --mulher do então deputado federal Ulysses Guimarães--, e do ex-senador Severo Gomes.

Os corpos de Ulysses e de Ana Maria Henriqueta Gomes, mulher de Severo Gomes, nunca foram localizados.

A aeronave modelo Esquilo HB 350 B, prefixo PT-HMK, fabricada pela Helibras, desapareceu no mar após decolar de Angra dos Reis (RJ) rumo a Guarulhos. (Fonte: ValeParaibano)

Grupo recolhe novas peças de pescadores

Ubatuba - Soldados do Corpo de Bombeiros e agentes do DAC (Departamento de Aviação Civil) recolheram ontem novos destroços de um helicóptero que estavam guardados em ranchos de pescadores nas proximidades da Ponta da Trindade, em Paraty (RJ).

A suspeita é que sejam pedaços de peças da mesma aeronave que causou o desastre em 1992, matando Ulysses Guimarães e mais quatro pessoas.

Segundo o comandante do Salvamar (Salvamento Marítimo), do Corpo de Bombeiros, Jeferson Vilela, o material deverá ser enviado hoje para a perícia nos laboratório da Helibras, em Itajubá (MG).

"Os destroços encontrados hoje (sexta-feira) estavam guardados por pescadores de praias próximas à Ponta de Trindade. Eles afirmaram que encontraram há cerca de três meses, mas não haviam comunicado o DAC."

HISTÓRIA - O helicóptero que caiu no mar em outubro de 1992 foi produzido em abril de 1988, na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG).

A aeronave pertencia às Indústrias Reunidas São Jorge S/A, de propriedade de Ulysses Guimarães.

O helicóptero tinha configuração para transporte de um piloto e cinco passageiros. A aeronave tinha cumprido 786 horas de vôo e fora submetida a todas as revisões regulamentares previstas nos programas de manutenção. (Fonte: ValeParaibano)






(Fonte: Folha)

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