quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

2001 - Fundart inaugura Museu

A Cadeia Velha de Ubatuba, na Praça Nóbrega, vai abrigar, a partir das 15 horas desta Terça-feira, 24, o Museu Histórico da cidade. Na mesma tarde, a Fundart dá início no local ao projeto “ Com quantos paus se faz uma canoa”, que consiste no entalhe de uma canoa pelo caiçara Manuel Neri Barbosa, mais conhecido como Baeco. Foi construído rancho típico de pescadores onde está depositado um tronco de guapuruvu, trazido do Bairro da Ressaca, após autorização das autoridades ambientalistas. No local estarão dispostos painéis informativos e fotos sobre a tradição dos canoeiros. Este projeto foi incentivado pelo prefeito Paulo Ramos que ressalta a necessidade de preservar as tradições e oferecer alternativas para o turismo valorizando a história do municipio.


Na Cadeia Velha, onde funcionará o museu, estavam depositados peças históricas e de artesanato. A Fundart concentrou-se na organização de um museu que realmente representasse a história do município.

O presidente da Fundart, Flávio Girão , diz que é dado um grande passo para organizar e resguardar a memória da cidade. “Esperamos ainda contar com a colaboração da população no sentido de enriquecer cada vez mais o acervo do museu”, diz Flávio.

Roteiro de visita:

O visitante terá a visão dos vários períodos históricos e uma coleção de materiais heterogêneos como vestígios arqueológicos encontrados nos terrenos que deram origem aos bairros do Itaguá e Tenório. Serão também abordados os diferentes aspectos da vida caiçara, os ciclos econômicos ( açucar, café, farinha de mandioca, etc) e o registro de pessoas que se destacaram na história do município em literatura, música e outras atividades. O roteiro está dividido em 4 ambientes: Fase pré-colonial; vida caiçara; ciclos econômicos e século XX.

 (Fonte: FUNDART)

FONTE :

Sexta-feira, 20 de julho de 2001 - Nº 337

Nenhum comentário: