DOCUMENTÁRIO " CUNHAMBEBE NHAEMBE " SOBRE A HISTÓRIA DE CUNHAMBEBE EM UBATUBA ESTRÉIA EM DEZEMBRO NO CANAL FUTURA E GLOBOPLAY
O documentário “Cunhambebe Nhaembe” resgata a memória dos povos originários ao dar protagonismo aos próprios indígenas na contação da história da Confederação dos Tamoios e do lendário líder tupinambá Cunhambebe. A produção é uma das vencedoras do 15º edital DOC Futura 2024 e estreia em dezembro de 2025 no Canal Futura, com exibição gratuita também na GloboPlay.
Com gravações realizadas em Ubatuba, Itanhaém, Bertioga e São Paulo, o filme dá voz a descendentes dos Tupinambás, que preservam e compartilham a tradição oral. Entre os entrevistados estão o pajé Ermenegildo e os filhos, os professores Billy e Cleirray, da Aldeia Boa Vista, que mantêm viva a memória ancestral e a espiritualidade do povo.
A direção, roteiro e produção-executiva são assinados por Corda de Puxar, jornalista, roteirista e cineasta de Ubatuba, que se dedica à valorização das narrativas periféricas e indígenas. “Por séculos, a história da Confederação dos Tamoios foi contada pelo olhar dos colonizadores. Agora, são os próprios Tupinambás que narram sua versão, com seus saberes e visões de mundo”, explica Corda.
O documentário é o primeiro filme da produtora ubatubense Pirambeira-Mar, que tem atuação voltada à criação e distribuição de obras audiovisuais independentes, com foco em reflexão e pensamento crítico. A equipe técnica é composta majoritariamente por profissionais do Vale do Paraíba e Litoral Norte, fortalecendo o cinema regional.
A trilha sonora é composta por Kangwaá, com cânticos das aldeias Nhamandu Mirim Koé Pyaú, Piaçaguera Ywy Pyaú e Bananal Pakóaty, reforçando a presença viva das vozes indígenas.
Cunhambebe Nhaembe terá pré-estreia na Mostra Existe Cinema, em Ubatuba, antes de chegar ao grande público em dezembro.
RADIO COSTA AZUL FM- UBATUBA SP

Comentários