CASARÃO DO PORTO


O Sobradão do Porto, também chamado de Casarão do Porto, é o único casarão remanescente dos tempos de ouro do café em Ubatuba, construído em 1846 pelo português Manoel Baltazar da Cunha Fortes.

Originalmente, o térreo funcionava como armazém para produtos como café, algodão, fumo, aguardente etc., enquanto o segundo andar servia como residência da família de Baltazar.


Com o tempo, praticamente todos casarões ruíram ou foram demolidos, com exceção do Sobradão do Porto, que ficou fechado durante um longo período, e após a chegada em Ubatuba em 1926 de Júlio Kerkis, húngaro, refugiado do regime comunista, transformou o casarão em hotel e no restaurante Budapest.

Foi tombado em 1959 e, posteriormente, em 1981, desapropriado pela prefeitura. Desde 1987, abriga a sede da FundArt (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba).

É um lugar que transpira um passado de prosperidade e glória de uma cidade que já abrigou o porto mais importante do país. Quando aberto à visitação, oferece espaço para exposições de arte, artesanato, fotografia, além de oficinas culturais, cursos e concursos que incentivam a produção artística, o resgate e valorização da cultura caiçara e suas tradições.


Quer saber mais sobre as histórias da nossa cidade? 

Acesse curiosidadesdeubatuba.com.br

Comentários