"Taquaral" é um topônimo de origem tupi-guarani.
-
Etimologia: vem de taquara (um tipo de bambu nativo do Brasil) + o sufixo coletivo -al, que indica abundância ou conjunto.
👉 Portanto, "taquaral" significa literalmente “lugar onde há muitas taquaras” ou “bosque de taquaras”. -
Uso comum: é encontrado como nome de bairros (por exemplo, em Campinas-SP), rios e localidades em várias regiões do Brasil, geralmente indicando que no passado havia grande quantidade dessa planta na área.
Detalhes sobre a taquara
-
Gênero botânico “Taquara”
Existe um gênero taxonômico chamado Taquara, que inclui duas espécies de bambu nativas da América do Sul — incluindo o Brasil — como Taquara colombiensis e Taquara micrantha Wikipédia+11Wikipedia+11Wikipédia+11. -
Uso popular do termo “taquara”
Em linguagem popular, “taquara” refere-se a várias espécies de gramíneas (família Poaceae, subfamília Bambusoideae) com as características descritas: colmos ocos, seccionados em gomos e com folhas presas nesses nós Wikipédia. -
Espécies brasileiras associadas à taquara
Algumas espécies frequentemente chamadas de taquara no Brasil incluem:-
Bambusa taquara: colmos de 4–6 cm de diâmetro e até 7 m de altura, comum no Rio Grande do Sul viveiroculturaecologica.com.br+10Wikipédia+10TikTok+10.
-
Guadua refracta: colmos maiores (6–9 cm de diâmetro e até 9 m de altura), ocorrente em Goiás ecoviladamontanha.org+4Wikipédia+4Wikipédia+4.
-
Outras incluem: Nastus barbatus (taquara-lixa), Merostachys speciosa (taquara-poca), entre outros Instagram+10Wikipédia+10Embrapa+10.
-
-
Taquaruçu (Chusquea gaudichaudii)
Planta nativa do Brasil (São Paulo ao Rio Grande do Sul), usada para ripas, papel e objetos trançados; também conhecida como bambu-gigante, bambu-trepador ou taquara-brava Wikipedia+7Wikipédia+7Wikipédia+7. -
Guadua tagoara (taquaruçu)
Espécie imponente (até 20 m de altura), de alta resistência e uso variado na cultura indígena (artesanato com cestaria, etc.) ecoviladamontanha.org+5Wikipédia+5Wikipédia+5.
Conclusão
“Taquara” é um termo amplo usado tanto em contextos botânicos científicos (gênero Taquara) quanto na nomenclatura popular para várias espécies de bambus nativos do Brasil, inclusive grandes espécies como Guadua e Chusquea. É muito valorizada na cultura brasileira, tradicionalmente utilizada na construção, para utensílios, instrumentos musicais e artesanato.
FONTE : CHATGPT
Comentários