Perequê-Açu terá oficina e encontro sobre cultura caiçara neste fim de semana

 



O Rancho Caiçara “Antônia dos Santos Mariano”, localizado na praia do Perequê-Açu, em Ubatuba, receberá nos dias 30 e 31 de agosto uma programação gratuita que reúne oficina e encontro com foco em práticas tradicionais caiçaras e em disputas poéticas.



A programação será aberta na manhã de sábado, 30 de agosto, com a Oficina de Canoa à Vela, que seguirá até domingo, das 10h às 13h. Conduzida pelo caiçara Mario Gato, a atividade abordará a construção da vela traquete, conjunto formado por mastro e velas utilizado na navegação, originado nas corridas de canoa e nos desafios conhecidos como porfias.

No sábado à tarde, das 16h às 18h, ocorrerá o encontro “Pasquins da Memória: Porfiando Palavras”. A proposta é retomar os pasquins, forma de comunicação popular entre caiçaras que combinava versos rimados e recados coletivos. Os textos, que eram afixados em locais públicos e também cantados em bailes de fandango, serão revisitados em diálogo com batalhas de rima e desafios poéticos contemporâneos, com a participação de convidados de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela.

As iniciativas são organizadas pelo Museu Caiçara, em Ubatuba, e integram a programação do Estéticas das Periferias 2025, que neste ano tem como tema “Nas batalhas do mundão, o palco é na quebrada”. O evento é realizado pela Ação Educativa e conta com parceria institucional do Sesc São Paulo e do Instituto Moreira Salles (IMS), além de apoio do PNCC — Programa Nacional dos Comitês de Cultura em São Paulo.

A 15ª edição do Estéticas das Periferias acontece em diferentes cidades paulistas e promove encontros que conectam expressões da cultura popular e da cultura urbana, reunindo desde rimas improvisadas e repentistas até batalhas de dança e performances artísticas.


FUNDART   UBATUBA  SP

Comentários