Viajar para Ubatuba em 50 era um rally - Rádio e Editora Cancioneiro Caiçara
Texto e Fotos de Rubens Negrini Pastorelli
Vou recordar minhas aventuras na antiga estrada entre Taubaté e Ubatuba nos anos 50 e 60, quando o piso ainda era de terra revestido com cascalho nos pontos mais críticos, e pedras grandes em alguns trechos da serra. O trajeto era totalmente outro desde São Luiz do Paraitinga até o alto da serra, e o novo traçado só foi aberto nos anos 70.
Essa estrada teve sua abertura finalizada na década de 1930, então vou mostrar os trabalhadores fazendo o serviço manualmente naquela época, depois mostrarei a estrada na década de 1950 ainda com piso de terra, e finalmente o nosso atual asfalto no ano de 2019.
Nos anos 50 e 60 , fazíamos a viagem num fordeco ano 1929 de um amigo, e a partir do ano de 1960, começamos a utilizar, também o jeep que pertencia à oficina do meu pai. Eu havia me casado e os filhos começaram a nascer, não cabendo mais somente no fordeco.
“O jeep nunca apresentou problemas, pois era mantido sempre em forma na nossa oficina, mas o fordeco, já com 30 anos de idade, merecia maior atenção de nossa parte”.
Eu e o amigo proprietário, fazíamos uma revisão geral do fordeco antes da viagem. Levávamos dezenas de peças sobressalentes para serem trocadas na estrada, caso necessário. –
O estoque de peças incluía platinado, condensador, correias, varão de freio, ponta de eixo traseiro e um monte de ferramentas, além de um par de correntes para vestir nas rodas traseiras quando havia muito barro e não adiantava empurrar.
Cinco áreas na estrada
Fazíamos o percurso em cerca de cinco horas, quando não acontecia problemas. -As fotos são poucas, mas vou mostrar parte da estrada e os carros já em Ubatuba. Aos que acham a atual estrada perigosa, imaginem como era naquela época.
Fonte :
Nenhum comentário:
Postar um comentário