quinta-feira, 16 de fevereiro de 2023

IGREJA MATRIZ DE UBATUBA

 

Não podemos falar da Matriz sem antes dar atenção ao Frei Pio Populin, que como o nome parece dizer, popular. Morto aos 96 anos em 2009, essa figura foi crucial para organizar e levar a fé aos seus pastores. Um homem de generosidade ímpar e empreendedor do templo de Deus tendo ele mesmo erguido vários em comunidades distantes.


A construção da Matriz foi iniciada em 1780, substituindo a primeira capela, que ficou pequena devido ao grande crescimento do porto no século XIX, que tinha como padroeira, Nossa Senhora da Conceição. A realização do projeto para a Matriz atual teve muitos percalços pela falta de subsídios e, em 1842, foi criada uma loteria municipal em prol da Matriz.

Em 1876, ainda inacabada, finalmente pode ser usada pelos fiéis e, somente em 1940, a obra foi concluída. Porém esta foi elevada sob a invocação da Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, comemorada todo dia 14 de setembro.

Exaltação da Santa Cruz – Muitas definições foram compiladas para justificar o amor e adoração ao símbolo da Cruz, porém, entre tantas, esta acreditamos que seja a mais representativa de maneira generalizada, não só ao Cristianismo, mas para todas as outras religiões: “A Cruz está de pé, enquanto o mundo gira”, cantava-se em séculos passados, aparecendo, assim, a Cruz como a rocha firme, o baluarte que não treme diante das coisas que passam. Ela é estável e firme! Ela está firme enquanto os acontecimentos humanos se desenrolam aos seus pés, transformados pelo sangue redentor, pelo benefício de um amor eterno. ”

Fonte: http://www.universocatolico.com.br

Nenhum comentário: