sábado, 26 de março de 2022

UM ANJO CHAMADO ANA MARIA FERNANDES

 



Meu nome é Ana Maria Fernandes da Silva, e passei a fazer parte da equipe fixa do Berçário da Santa Casa de Ubatuba no ano de 1982, substituindo Maria Benedita Albado.
Também era atendente de enfermagem embora já exercesse a função desde 1973 no Lar Vicentino de Ubatuba. O certificado só obtive em 1976 , quando várias atendentes fizeram o curso com a Enf. Elizabete Prado.
No berçário, minha mestra foi Junieta Gouvêa, pós deste setor não sabia nada. O restante fui aprendendo com Lair Portes, Cleonice e Cidinha ,já veteranas no setor. E como não podia deixar de ser Eloísa Giraud foi foi de extrema importância no meu aprendizado.

Dr Juscelino nosso pediatra, treinou e formou uma equipe fixa de berçário e pediatria, evitando assim que não houvesse falhas.
Todas nós éramos capacitadas, para resolver qualquer eventualidade que acontece se no local; desde receber os bebês quando nasciam até auxiliar De Juscelino em qualquer procedimento. Sabíamos acessar veias finíssimas para ligar um soro ou sangue, auxiliar em uma entubação e em casos graves até em exosanguinenas, e transfusões, um procedimento demorado e delicado só realizado pelo médico. Acompanhar prematuros tornou se nossa prioridade total ,que enquanto este não saia do pedido de risco éramos obrigadas a fazer Vigilância Respiratória Constante àquele bebê. Então ficávamos em duas: uma o prematuro e outra para circular e prestar cuidados aos outros bebês porque não tínhamos ainda o Alojamento Conjunto.
Tínhamos crianças em fototerapia ( banho de Luz).Éramos também lactaristas e prepara amos as variadas mamadeiras que a pediatria precisava.
Fiquei nesta área até 89/90 quando fui para a Secretária de Saúde por Concurso Público trabalhar no Programa de Saúde da Mulher, e onde também cursei o Auxiliar de Enfermagem, tralhando com Cidinha Barbosa e auxiliando os médicos, ginecologistas e obstetras.
Exerci meu trabalho, até 2012 quando me aposentei oficialmente depois de mais de 30 anos de trabalho.

FONTE............HOSPITAL DA CRIANÇA pagina Facebook
Texto de Ana Maria Fernandes

Nenhum comentário: