terça-feira, 14 de dezembro de 2021

ESTRADA DE ACESSO A PRAIA DA FAZENDA.ANO 1986

 

João Melo 11 de dezembro às 09:04 
Praia da Fazenda, janeiro de 1986. Primeiro posto de vigilância montado pelo Instituto Florestal no acesso à praia.
A medida foi adotada poucos meses após a chegada de uma equipe de 43 funcionários do Instituto Florestal, com o objetivo de implantar o Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar.

O controle do acesso mostrou-se necessário, principalmente, em vista do processo continuado de grilagem e ocupação desordenada, com inúmeras construções clandestinas ao longo da Praia, bem assim para impedir as centenas de acampamentos verificados no Ano Novo, alguns deles com a tentativa evidente em se transformar em posses nas áreas do parque.
Mais tarde, o Instituto Florestal construiu uma outra guarita menos precária, de madeira, também do lado esquerdo do acesso à praia. Só anos depois é que foi erigida a atual guarita junto ao estacionamento, já próxima da faixa de areia.
Note-se a precariedade das condições de trabalho enfrentadas pelos pioneiros da implantação do Núcleo Picinguaba, cuja sede, do outro lado da Rio-Santos, limitava-se a uma casa de madeira, onde a energia elétrica só foi instalada 3 anos depois.

Nenhum comentário: