domingo, 5 de setembro de 2021

CÄMARA DE UBATUBA ELABOROU PROJETO DE NOVO PREDIO PARA A ADMINISTRAÇÃO GERAL MUNICIPAL.....ANO 1841

 

1) Em 1841, a Câmara de Ubatuba elaborou projeto (desenhos nas fotos) para construção de um prédio que abrigaria a Câmara, a Cadeia, a Guarda e o Tribunal do Juri. O projeto, com pedido de verbas, foi enviado à Assembleia Provincial, mas a verba não foi aprovada.










2) Em 1870, o dono da casa alugada para ser cadeia, Sr Augusto Cezar Xavier Villela, pede à Assembleia Provincial para lhe pagar o aluguel da casa q servia de cadeia.


3) Em 1884 a Assembléia Provincial autoriza verba para o Presidente da Província de SP adquirir e reformar uma casa para servir de cadeia em Ubatuba.





4) Em 1900 há publicação no Diário Oficial de SP sobre propostas recebidas (licitação) para a construção da cadeia.
5) Por esses documentos parece seguro afirmar q ao menos
Até 1900 a cadeia era instalada em casa alugada. Todavia, há outro documento que li, que diz que na década de 1840 Ubatuba e outras Vilas pediram autorização para vender a casa da cadeia para comprar outra, mas não conseguiram a dita autorização. Talvez houvesse uma casa própria, q se deteriorou e, sem verba para os reparos, a cadeia foi transferida para casa alugada e só mais tarde passou para casa própria. novamente, q parece ser a que conhecemos como Cadeira Velha.
6) Observo que durante o Império não havia Prefeitura mas apenas a Câmara Municipal, sendo ela quem pedia e administrava as verbas enviadas pelo Presidente da Província por autorização da Assembleia Provincial.
7) Há oficio da Câmara, de 1862, requerendo à Assembleia Provincial o reembolso dos valores gastos com a alimentação dos "presos pobres" - parece os que os podiam, pagavam pela alimentação ou a família levava.
😎 Em minhas pesquisas li outros documentos sobre a cadeia, onde havia informação das péssimas condições, com janelas facilmente arrombáveis, etc, mas não me lembro dos detalhes nem fotografei esses documentos.
9) As fotos que anexo são referentes aos itens 1 à 4 acima.

FONTE...............Patricia Madeira via facebook

Nenhum comentário: