segunda-feira, 2 de agosto de 2021

UM DOCUMENTO E A ORIGEM DA VILLA A EXALTAÇÃO A SANTA CRUZ DE UBATUBA

 

Aqui morava Tupinambá (Arte no muro)

     Depois da victoria de 20 de Janeiro de 1567, no Rio de Janeiro, onde Mem de Sá derrotou completamente os corsarios francezes e os Tamoyos, o que permitiu fundar-se a cidade de S. Sebastião, tal perseguição soffreram os Tamoyos, indomaveis inimigos, que desappareceram pelas brenhas, levando filhos e mulheres, abandonando as aldeias da costa, e nunca mais se soube de tão guerreira gente.


    No seculo XVII, sendo donataria da Capitania de S. Vicente a condessa de Vimieiro e sendo governador do Rio de Janeiro Salvador Correia de Sá, pessoa importante do Rio de Janeiro, Jordão Homem Albernaz, natural da ilha Terceira, veio com sua familia e adherentes estabelecer-se em Ubatuba, dando origem á actual cidade no ano de 1600, segundo afirma o genealogista Pedro Taques.

   Homem Albernaz, levantando uma Capella, sob a invocação da Exaltação de Santa Cruz, fez estender o nome á povoação.

   Os primeiros que obtiveram sesmarias n'este logar foram o capitão Gonçalo Correia de Sá e seu irmão Martim de Sá e os filhos d'este Salvador Correia de Sá e seu irmão Arthur de Sá; Belchior Cerqueira, Miguel Pires Isasa, Antonio de Lucena e outros, nos annos de 1610 e 1611.

  A 9 de Dezembro de 1610 pediram e obtiveram Innocencio de Unhate e Miguel Gonçalves a concessão das terras do actual municipio de Ubatuba, comprehendidas entre os rios Marajaimirendiba e o rio Ubatyba, sendo tres leguas em quadra com todas as entradas e sahidas, conforme se encontra no livro 3º de registro das sesmarias, existente no cartorio da Thesouraria da Fazenda, em S. Paulo.

  A 28 de Outubro de 1638, foi Ubatuba creada villa por provisão do governadro Correia de Sá e Benevides.

  Pouco antes de 1728 fora erigida canonicamente em freguezia, datando desse anno o compromisso por que se rege ainda hoje a Irmandade do Santissimo Sacramento d'esta cidade.

  A 13 de Março de 1855, foi elevada a villa de Ubatuba a cidade, por lei provincial.


(Fonte: Achegas à história do litoral paulista - Vol. I - autor: Félix Guisard Filho, 1940)


O título orininal desta matéria é.....O Documento.

Nenhum comentário: