A história da etapa do SuperSurf em Itamambuca, Ubatuba (SP), teve mais do que dois campeões. Atrás do domingo vencedor do cearense Messias Felix e da catarinense Juliana Quint teve uma semana de muita expectativa para um batalhão de locais que faz parte da competição e para os legends de Ubatuba, que trabalham e torcem muito ainda pela cultura surfe da cidade.



Juliana Quint - campeã da 3ª etapa do SuperSurf 2009
Foto: Nilton Santos/SuperSurf

Formam a legião ubatubense do SuperSurf: Renato Galvão, Odirlei Coutinho, Diego Santos, Camila Cássia (convidada), Luana Coutinho, Hizunomê Bettero, Saulo Júnior e, mais local ainda, Suelen Naraisa. A atual líder do ranking feminino foi criada no mesmo canto direito, na boca do rio, onde a avó Albertina mantém um famoso quiosque de lanches.

Suelen atravessou o rio para apresentar aos canais ESPN um pouco de suas lembranças de infância. Inclusive a de um senhor que era conhecido ali como Papai Noel. “Ele morava nessa casinha (na encosta do morro, com vista pra praia de Itamambuca e acesso pelo rio) e tinha um barquinho. Atravessava a gente, brincava e todo Natal dava presentes pra toda cirançada”.

Legends
O programa especial sobre a etapa de Itamambuca do SuperSurf mostra também um pouco da vida de dois legends do surfe de Ubatuba, por razões diferentes. Um é Alberto Jacob, outro é Ricardo Toledo.

Pai das escolinhas de surfe de Ubatuba que revelou grande parte dos atuais competidores profissionais da cidade, Alberto Jacob é figura fácil nos campeonatos do país. Atualmente, é técnico de Suelen Naraisa, de Hizunomê Bettero e de Camila Cássia, coordenador das escolinhas de surfe de Perequê-Açu e Praia Grande, candidato a vereador derrotado pelas manhas da política, cumprimentado na cidade inteira, entre outras coisas dessa gente que não para quieta.

Seguimos Jacob dos treinos e baterias em Itamambuca, passando pela casa que guarda uma espécie de museu de pranchas, até uma visita de Camila Cássia ao médico ortopedista, que analisou uma contusão da atleta. “Técnico não fica só na praia, não”.


Toledo´s house
Tocamos a campainha da casa que tem placa personalizada na rua: Toledo’s house. De dentro aparece Ricardo Toledo, oficialmente bicampeão brasileiro profissional (1991 e 95), tricampeão na prática (campeão do Festival de Ubatuba em 1985). Ricardo hoje dedica bom tempo às carreiras dos filhos Mateus e Felipe, reconhecidos no meio como grandes promessas, e a um projeto que começa a vingar em Ubatuba mesmo: um Centro de Treinamentos para surfistas. Com apoio da Prefeitura e de algumas empresas que o patrocinam, ele desenvolve as técnicas que adquiriu na faculdade de Educação Física e na prática como competidor para aprimorar os talentos locais.

Essas e outras histórias estão no especial do SuperSurf que vai ao ar nesta segunda-feira, dentro do Planeta EXPN, a partir das 14 horas, na ESPN.

FONTE.................ESPN BRASIL