O Glorioso Anzol de Seo João Glorioso.

 


Causo verídico de pescadô Ubatubense.
Faz tempo que se ouve pelas vielas de nossa Ubatuba, que um valoroso pescadô Caiçara, certa feita fisgara um dos dedo da mão com seu próprio anzol, e, que buscara socorro na Farmácia do Filhinho, uma famosa Botica onde o farmacêutico também fazia as vezes de médico.

Inda era escuro, a Corruíra principiava o vosso cantar no frondoso pé de jaca centenário no quintal do velho caiçara, o canto era pausado, á espera do clareá do dia.
O velho pescadô levanto em silêncio, pra modi não acordá a valorosa mulher, mas o rangido do estrado de cerne de Brejauba, por debaixo da esteira de taboa á fez despertar. A carinhosa mulher si levanto, atiço o fogo no fogão de lenha, coo um café e desejo sorte na pescaria, pra mode pode as criança sustenta.
Devidamente acordado com Café Intirume no bucho, os apetrechos no balaio, o pescadô boto a canoa na água e partiu pra mode pesca. Nesse dia, o mar estava mexido demais,tava bem grande, diziam que éra pra mode que tinha mudança de lua. E quando a lua muda, ela meche com o mar.
No pesqueiro, Seo João pegou seu anzol de estimação, anzol treinado, daqueles que vai direto pra boca do pexe grande, deu um beijo carinhoso e foi iscar com uma sardinha maromba, daquelas bitela, mas um balanço brusco da canoa, o fez fincar o anzol no dedo. Fincou bonito, foi até o talo, e atravesso doutro lado.
Pronto, nem começou e já acabou a pescaria, mesmo com o dedo latejando, João vorto remando pra mode de arresorve o problema. O dedo tava ficando roxo, e a distancia era longa, dispois da remada, mais uns quilômetros na sola do pé, e lá estava ele na porta da casa de Seo Filhinho, pedindo socorro;
“To com um problema sério Filhinho, careço de vossa ajuda”. Filhinho prestativo foi pegar um alicate para cortar o anzol, e no seu retorno tomou uma reprimenda do João...
“Que é isso homi, corte o dedo, mas num mexa no meu anzol”. Ele é de estimação, me ajuda a levá comida pra mode de enche o bucho das criança. Corte o dedo, mas num mexa nele.
Meu amigo Oliveira da Fortaleza diz que é verdade.
E quem sou eu pra duvidar. CM
Seo João Glorioso é homenageado com a denominação de uma via pública entre o Saco da Ribeira e a Praia do Lázaro.

FONTE..............CHARLES MEDEIROS VIA FACEBOOK

Comentários