sábado, 11 de julho de 2020

29 DE JUNHO , DIA DO PRATO AZUL MARINHO, PATRIMONIO HISTÓRICO E CULTURAL







Você sabia que a Lei Municipal nº 2479 de 12 de fevereiro de 2004, de autoria de Domingos dos Santos, declarou o prato "azul-marinho" patrimônio histórico e cultural e instituiu o dia 28 de junho com o Dia o Azul-marinho em Ubatuba? 🐟🍌😍

O azul-marinho é um dos pratos mais tradicionais da cultura caiçara do Litoral Norte de São Paulo. O nome vem da coloração azulada que ele ganha a partir do cozimento da banana verde com o peixe na panela de ferro.
Nesse processo, o tanino - substância que é responsável pela adstringência, ou sabor de "amarrar a boca", sentido ao ingerir frutos verdes - desprende-se da banana e libera a cor ao preparado. O peixe e a banana são ingredientes muito frequentes na cozinha caiçara, dada a facilidade de encontrá-los nas regiões litorâneas.
Para que o caldo fique com a cor azul-marinho é fundamental que a receita seja preparada em uma panela de ferro. O prato também tem que ser feito com peixes que dão um bom gosto ao caldo, ideais para fazer refogado: garoupa, sargo, pargo, xaréu, carapau entre outros.
Quando for preparar este tradicional prato, fique atento a variedade da banana verde, que deve ser a nanica. A dica é cozinhar a banana até que ela fique macia antes de acrescentar as postas do peixe na panela.
Bom apetite! 😉

Nenhum comentário: