quarta-feira, 15 de abril de 2020

VARMOR BALLIO RECEBE O " TITULO DE UBATUBANO ILUSTRE " DA CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA





 José Pinto de Souza Americano - Foto acimaPPS - Partido Popular Socialista -  Através de seu Projeto de Decreto Legislativo, teve aprovado pelos demais pares da Câmara Municipal de Ubatuba SP o Decrerto n º 13 - 09 , o qual concedeui o Título de Ubatubano ilustre  ao Sr. Varmor Ballio



DECRETO LEGISLATIVO Nº. 13/09  (Projeto de Decreto Legislativo nº. 12/09, do Ver. José Americano - PPS)

Concede o "Titulo Ubatubano Ilustre" ao Sr°. Varmor Ballio.

A CÂMARA MUNICIPAL DE UBATUBA DECRETA:
Art. 1°. Nos termos do Decreto Legislativo nº. 01/09, fica concedido o ''Titulo de Ubatubano Ilustre" ao Sr°. Varmor Ballio, por sua vida simples, dedicação ao povo Caiçara e relevantes serviços prestados em prol de sua comunidade e de uma Ubatuba melhor, conforme histórico anexo, parte integrante deste Decreto Legislativo.


Art. 2°. Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação
Câmara Municipal de Ubatuba, 24 de setembro de 2009 .
TÍTULO UBATUBANO ILUSTRE -
Varmor Ballio, caiçara nascido em Ubatuba, no dia 29 de Abril de 1934, filho de Sebastião Ballio e Dnª. Júlia Fragoso Ballio, ainda menino mudou-se com a família do Centro para o Bairro da Maraduba, onde seu pai era guarda-fio e fazia a manutenção das linhas telegráficas e também era responsável pelo Posto dos Correios e Telégrafos existente naquele Bairro. Em meio a Segunda Guerra Mundial, quando o Brasil declarou guerra contra a Alemanha e seus aliados, seu pai Sebastião Ballio recebeu ordem da administração da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos para ficar de plantão dia e noite, então ainda menino colaborava com seu pai atendendo telefone enquanto ele descansava. No ano de 1949, recebia o diploma da conclusão de seus estudos e autorização para praticar a telegrafia do Código Morse nas Agências dos Correios e Telégrafos em Ubatuba, seguindo assim os passos de seu pai. No ano de 1950 ingressou no serviço público Federal no Depto. Dos Correios e Telégrafos na função de Telegrafia da Cidade de São Sebastião e posteriormente Caraguatatuba, após dois anos retomou à Ubatuba para assumir o Posto de telegrafista da cidade. No decorrer de sua carreira como telegrafista o Sr. Varmor vivenciou muitos fatos ocorrido em Ubatuba e no Brasil, como por exemplo, a Rebelião do presídio da ilha Anchieta, fato histórico para a cidade e moradores de Ubatuba na época, onde depois de uma grande tempestade ocorrida na noite anterior a rebelião, ocasionou a falta de energia na cidade impedindo a comunicação de Ubatuba com outras cidades. Então com a experiência que possuía em seu oficio, V armor conseguiu passar a mensagem pelo telegrafo através do Código Morse, utilizando uma bateria como fonte de energia e assim avisando a Cidade do Rio de Janeiro que posteriormente informou o Comando da Força Pública de Taubaté que tomou as devidas providências enviando a Ubatuba reforços Policiais para que a ordem fosse restabelecida na Cidade. Outros fatos marcantes ocorreram quando o Presidente da Republica do Brasil o Sr. Jânio Quadros renunciou e também na ocasião do Golpe Militar de 1964 que deu a origem a uma revolução ocorrida no Brasil, fatos estes que levaram o Sr. Varmor a receber ordem para fazer plantão dia e noite para que não houvesse interrupções na rede de telegrafia que estavam interligadas com outras cidades, evitando assim a falta de informações nestes dias de tensão que viveu o nosso país.
Casado a mais de 43 anos com a Sra. Anézia Mariano Ballio e pai de 6 filhos que são eles: Solange, Célia Cristina, !saias, Walmor, Adernar e Ana Lúcia, cumpriu com dignidade a sua missão de marido, pai e profissional exemplar trabalhando por 35 anos, nos quais inúmeras vezes prestou serviços a comunidade mais carentes em situações de emergência, quando a única possibilidade de comunicação era o seu telegrafo o qual enviava mensagens mesmo fora do horário comercial atendendo assim as necessidades solicitadas pela população. Aposentou-se em 1983, n cargo de operador de telecomunicações da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, tendo em mente o seu dever cumprido para com a população de Ubatuba no que diz respeito com a sua profissão. Popular e querido em Ubatuba por sua trajetória em seus 75 anos de vida íntegra o Sr. Varmor Ballio faz jus ao recebimento do Título Ubatubano Ilustre.

Câmara Municipal de Ubatuba
Ubatuba, 18 de Setembro de 2009.

Nenhum comentário: