domingo, 15 de março de 2020

DIA 15 DE MARÇO .....DIA DO CAIÇARA

15 de Março
Dia do Caiçara
Temos o que comemorar?
Alguns amigos sabem que estou escrevendo um musical sobre a vida de um típico caiçara, desses que a gente encontrava com fartura nas comunidades, principalmente no lado norte de Ubatuba, mas hoje são raros, pq não conseguimos preservar a nossa própria Cultura, consequentemente o legado está sendo deixado para trás pelas novas gerações, justamente pq não conseguimos passar a importância do que fomos um dia.

Escrever esse musical é uma responsabilidade grande, pq vou narrar a vida de meus antepassados, pessoas guerreiras que faziam do mar a sua vida, faziam do mar o seu tudo.
Já li muita coisa, conversei com muita gente, mas ainda falta muito, quero entender as coisas, pq não tenho o direito de errar, quero saber onde o romantismo se perdeu e como toda a nossa Cultura se esvaiu por entre nossos dedos, onde nos perdemos?
Claro que entendo o princípio do fim, a ganância de forasteiros foi o início, a conivência de alguns dos nossos também ajudou, a inocência do nosso protagonista ajudou demais para que os espertalhões os tirassem do meio em que nasceram, e viveram, perdendo isso, perderam a identidade, o começo do fim.
As coisas passam pela política, afinal, pq não conseguimos reverter isso?
Simples, pq falta envolvimento político, um movimento verdadeiro de alguns personagens para que a Cultura Caiçara fosse difundida, principalmente na rede escolar de nosso município, as crianças deveriam ser os "responsáveis" por esse resgate cultural, mas não são, pq não aprenderam nada sobre o assuto, ficou esse hiato em nossa educação.
Agora é tarde pra reverter essa morte silenciosa de nossa Cultura?
Não, ainda da tempo, ainda temos legítimos representantes dessa riqueza cultural, mas precisamos nos impor enquanto sociedade e fazer disso uma luta séria, sem politicagem, mas com a verdadeira política pública. Temos que resgatar o protagonismo do Caiçara nessa cidade.
Faltam políticas públicas para manter o caiçara em sua comunidade e de lá mesmo se tornar o personagem central desse enredo, resgatando alguns valores, voltaremos a comemorar esse dia com a felicidade que esse dia merece ter.



Belissimo texto de Marcelo Dantas  publicado originalmente na pagina dele via Facebook

Nenhum comentário: