segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

DA CANOA A TRAMELA.....recordando


Tirando canoa no Ubatumirim (Arquivo Chieus)

QUEM DISSE QUE CAIÇARA É PREGUIÇOSO? 
Esta é a questão apresentada por Mário Gato.
    "O camarada foi pro mato tirar um corte de canoa. Chegando lá encontrou uma imensa timbuíba-cedro de uns 20 metros de altura, passou a mão em um enchó (ferramenta em formato de U para confecção de canoas e outros objetos em madeiras) e um machado, e assim deu início à construção de uma canoa. 


Depois de um mês e meio bem trabalhado percebeu que tinha algo de errado naquela humilde embarcação que já estava pronta. Da popa ele olhou bem..., olhou bem a proa... e percebeu que tinha algo de errado - fez a canoa com a proa desbeiçada ( um lado maior que o outro). Assim ele falou: 'Não tenho preguiça!' Então, trabalhou mais um dia naquela canoa torta transformando-a em cocho, no qual serviria para dar comida aos animais. 



Levando cocho pra casa, mais uma vez ele percebeu que o cocho também não ficara bom. Então, ele falou: 'Não tenho preguiça!' Investiu em mais meio dia de trabalho transformando o  cocho  em  uma  linda  gamela (utensílio em madeira muito utilizado para lavagem de alimentos e em outras serventias), que por sua vez também não ficou boa. Novamente ele falou: 'Não tenho preguiça!' Pensou, pensou... já sei!!! Vou transformá-la e uma colher-de-pau! Passou a mão no enchó. Toc,toc de lá, toc,toc de cá. E não é que ele fez a bendita colher-de-pau? Entregou a colher-de-pau a sua mulher para fazer doces. E, não sendo diferente das outras coisas que também não tinha dado certo, mais uma vez a colher não foi aprovada por dona Maria, vossa esposa. No dia seguinte, cansado e sentado debaixo de uma jaqueira no terreiro de sua pequena e simples casa de pau-a-pique e com um só pingo de imaginação em sua cachola, olhou para mulher que da janela lhe observava há tempo e teve uma ideia. Passou a mão naquela bendita colher, cortou o cabo e a transformou em uma tramela (fechadura de madeira fixa ao batente da janela, que ao girá-la faz a função de trancar), para a mesma janela, que vossa esposa estava debruçada lhe observando. Depois de um desmedido desperdício de madeira saiu algo que preste! Olhando para sua esposa como se estivesse feito algo surpreendente, falou: 'Sou caiçara e não tenho preguiça!"

TEXTO: DOMÍNIO PUBLICO. ADAPTAÇÃO: MARIO GATO

Nenhum comentário: