segunda-feira, 15 de outubro de 2018

OS PRIMEIROS FRANCESES CHEGAM A UBATUBA .......


Incendie du Cap 1793, Révolte general des Négres. (Paris, 1815)
A História de Ubatuba está ligada à da Ilha de São Domingos, onde ficam os atuais Haiti e República Dominicana, próxima a Cuba e Jamaica.



No século XVIII, a ilha era dividida entre franceses e espanhóis. Os colonizadores tinham ganhos estratosféricos, pois submetiam seus numerosos escravos ao mais pesado regime de trabalho das Américas. Ali a expectativa de vida de um africano era de três anos após a chegada.
Entre 1791 e 1804, São Domingos foi palco de um grande levante de escravos sem precedentes. Foi o único caso no ‘‘Novo Mundo’’ em que africanos e descendentes conquistaram a Independência e o fim da escravidão por meio de uma revolução.
Rebeldes incendiaram as fazendas e as casas de seus senhores. Muitos dos franceses conseguiram escapar da fúria dos revolucionários negros e vieram investir seu tesouro no Brasil, uma parte deles em Ubatuba. Eles trouxeram o café e técnicas para clareamento de açúcar. Os mais ricos se tornaram sócios de traficantes de escravos no Sul da vila e fazendeiros em novas áreas abertas por machados em punhos negros. 

A lembrança da revolução em São Domingos deixava a nova elite de Ubatuba preocupada que isso também ocorresse no Brasil. A França, a Espanha, os EUA e o próprio Brasil jamais deixaram o Haiti prosperar nem ter paz. O objetivo era evitar que pudesse inspirar escravos de outras colônias. Nos últimos duzentos anos não foram poucas as intervenções externas, como sabotagens, bloqueios, invasões, promoção de golpes e ‘‘missões de paz’’.

FONTE......INFORMAR UBATUBA

Nenhum comentário: