A
partir do bairro dos Afonsos a EFNSP volta a seguir trajetória em
aclive para vencer a Serra Quebra Cangalha, no ponto conhecido como
pedra Negra, localizada nas terras da fazenda Fortaleza do barão da
Pedra Negra , a 800 metros de altitude , ..........
.......descendo para a Estação da
pedra Negra até atingir, poucos quilômetros adiante a margem do Rio Uma,
no bairro do Registro e Baraceia existem muitos trechos intactos do leite da EFNSP, parte utilizada como pasto e uma extensão de 23 km utilizada como estrada vicinal.
Depois de atravessar o Rio Una a EFNSP seguiria em direção à estação central em Taubaté, concluindo 152 km.
O ramal de São Luiz do Paraitinga, que parece não foi sequer iniciado, seguiria, provavelmente, de um modo geral, o atual traçado da Rodovia Oswaldo Cruz a partir de um local chamado Paiol, conforme , pode-se desprender do mapa , acima mostrado, sobre a viação férrea paulista em 1894.
O traçado aprovado previa a perfuração de 48 tuneis, dos quais 43 em rocha e 5 em terra. Tratada que foi a empreitada em globo, procuraram os engenheiros estudar diversas variantes que melhorassem o traçado. Acharam , assim , uma variante que suprimia os sete primeiros tuneis . As pontes e viadutos seriam 31, ao todo. Não se sabe o qual a cota, se 83 metros ou 845 metros, a Serra do mar seria transposta. Das pontes, as mais notáveis, pela sua extensão, seria a do Paraitinga com 40 metros de vão e a do Paraibuna com 30 metros de vão.
FONTE............ANTIGA FERROVIA UBATUBA..VIA FACEBOOK
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