segunda-feira, 15 de outubro de 2018

ANTIGA FERROVIA UBATUBA - TAUBATÉ........PARTE 4

Ferrovia Ubatuba
O ano era o de 1889 e alguns homens chamados concessionários, como João Alfredo Corrêa de Oliveira, um Ministro do Império, Francisco Ribeiro de M. Escobar, Victorino E. Marcondes Varella, e outros, organizaram uma Companhia. 


O capital do investimento foi milionário, fundando o Banco de Taubaté. Firmas inglesas forneceram o material necessário como os trilhos importados da Inglaterra, iniciando em seguida os trabalhos para traçar a linha ferroviária. Um grupo de trabalhadores vinha do planalto de Taubaté, enquanto um outro trilhava o caminho pela Serra do Mar, chegou-se a perfurar a serra para os túneis.
O traçado a partir de Ubatuba iniciaria-se no Cais do Porto da Ponta Grossa, na Baía de Ubatuba, ao sul da cidade, seguiria 4 Km em trecho urbano e plano até a Estrada do Monte Valério (região da Praia Dura), rota que seguiria a partir daí alinhada até o alto da Serra do Mar (Sertão da Santa até norte da Vila de Santo Antonio), chamado de Mococa, localizado a 854 metros de altitude. A transposição da serra seguiria em uma inclinação máxima 3%.
E, no dia 28 de setembro de 1890, aconteceu a festividade de inauguração. A Imprensa, dias depois “alardeou” em jornais importantes da época, o tamanho da festividade e das personalidades presentes. Com o lançamento da pedra fundamental da futura estação ferroviária, além das festividades e solenidades, realizou-se ainda um espetáculo no antigo Teatro da cidade, encerrando tal comemoração. Um espetáculo com um final apoteótico, representando um recomeço para Ubatuba, com a linha ferroviária trazendo o tão esperado progresso. Da estação em Ubatuba, pouco se sabe; resta uma pedra fundamental colocada no cruzamento das ruas Cunhambebe e Liberdade.
Pequena Historia da Estrada de Ferro Taubaté-Ubatuba
Nas décadas finais do século XIX, Ubatuba era frequentada por navios de longo curso. Em seu ancoradouro, uma floresta de mastros: bergantins, fragatas e brigues. Eles traziam mercadorias do velho mundo e levavam o café e o açúcar. O transporte até o planalto se fazia por estradas revestidas de lajes (pavimentação feita por índios e escravos).

A época do término da ligação ferroviária entre São Paulo e Rio de Janeiro, o Brasil possuía apenas dois portos aparelhados para a exportação de seus produtos e ao Porto de Santos convergia quase toda produção do Vale do Paraíba, ligado na época pela nova ferrovia “São Paulo Railway”. Esvaziou-se, assim a função do porto de Ubatuba. Há de se imaginar que tão rica e próspera, a região do Vale do Paraíba, ansiava por ter sua própria ligação ferroviária com o litoral, encurtando distâncias, diminuindo preços e fretes, facilitando toda a intrincada rede de distribuição da produção agrícola. Foram três tentativas realizadas para a construção desta Ferrovia.
A Primeira Tentativa
Em 1874, surgia a primeira tentativa de construção de uma linha férrea que ligaria Guaratinguetá ao litoral. A concessão foi dada a Charles Bernard e Sebastião Gomes da Silva Belfort, pelo governo da Província. Não tendo sido dadas as garantias de juros pelo Governo da Província para o capital que se empregaria na obra, a companhia não conseguiu se organizar e a construção não foi iniciada. Alegava o Governo a intransponibilidade da Serra do Mar.

Após isto, Cox, engenheiro inglês, realizou estudos de campo na Serra do Mar, provando que era possível, no ponto chamado Taquarussu, transpor a barreira natural. Por esta época, o Encilhamento(*) estava prestes a atingir o seu auge. Havia uma verdadeira febre de incorporações de companhias, dada a entrada de dinheiro estrangeiro, quando o capital das sociedades anônimas passa de 800 mil contos de réis para 3 milhões. Em seguida uma intensa crise financeira se manifesta a este período fazendo com que Cox e companheiros, por prudência, vendessem os estudos realizados, desistindo da construção. Este fato deu inicio à formação da Companhia de Estradas de Ferro Norte de São Paulo #Ubatuba

FONTE..............ANTIGA FERROVIA UBATUBA ......VIA AFCEBBOK

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