Espécie de bondinho que transportava pessoas
A partir de
documentos, livros, estudo de terrenos e entrevistas com a comunidade,
Makowsky conseguiu remontar o histórico da ferrovia e identificar pontos
pelos quais ela teria passado. “Descobri uma ferrovia que muitos nem
acreditavam existir, há muitos temas para serem explorados nela”, disse.
Entre as descobertas, segundo ele, estão a extensão da ferrovia
construída e a localização das estações. O projeto contemplava uma ligação
de 170 quilômetros. Do total, teriam sido concretizados 89 quilômetros.
O trajeto contaria com três estações, nos bairros Baracéia e Registro e
na atual Fazenda Fortaleza. O percurso escolhido para a instalação dos
trilhos, segundo Makowsky, tem características que permitem a
identificação. “Os trechos não tem muitas curvas e elas não podem ser
fechadas.” O projeto da ferrovia teria sido executado por um engenheiro
inglês a pedido de comerciantes, fazendeiros e empresários da região.
Para viabilizar a proposta, que teve ‘financiamento’ governamental, o
grupo articulou a abertura de uma instituição financeira, o Banco
Popular de Taubaté, fundado em 1889.
Para a execução da obra, foram
trazidos trabalhadores estrangeiros, especialmente da Itália. O
lançamento da ferrovia, em 1890, foi realizado em Ubatuba com
comemorações e banquetes.
Contudo, em 1892, a obra foi paralisada. O
motivo teria sido o corte no financiamento público, provocado por
disputas políticas. Até 1917 houveram tentativas de retomar a
construção, mas sem sucesso. Em 1899, ‘puxado’ pelo encerramento da
construção da ferrovia, o Banco Popular de Taubaté foi liquidado.
PAGINA...............ESTRADA DE FERRO UBATUBA VIA FACEBOOK
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