A partir da
segunda metade do século XVIII, Com o aumento da produção de ouro nas
Minas Gerais, Ubatuba articula-se com Minas no comércio de açúcar,
aguardente, farinha de mandioca, anil, fumo e pescado salgado.
O açúcar
foi o principal produto que serviu para alterar a forma de vida da vila
ubatubense. Com isso Ubatuba passa ao poder de exigir reivindicações e o
comércio entre Ubatuba e Rio de Janeiro começa a desenvolver. Mas essa
ligação entre Rio de Janeiro e Ubatuba incomoda o governador da
capitania de São Paulo e proíbe o comercio de Ubatuba, assim como todas
as vilas, com outro porto, direcionando somente ao porto de Santos. Essa
mudança representou um choque na economia de Ubatuba, pois os preços
santistas pago ao açúcar eram inferiores ao do Rio.
Com a chegada da Família Real ao Brasil, 1808
, com sua política de abertura dos portos, as
vilas retomaram a liberdade de vender suas produções ao porto que melhor
pagasse. Nesse momento era o café que estava em alta, e passa a
proporcionar transformações profundas de fartura e riquezas na vida dos
ubatubenses. Em 1855, por função do desenvolvimento gerado através do
cultivo do café na Região do Vale do Paraíba, usando o porto de Ubatuba
para seu escoamento. Ubatuba ganha o título de cidade, pelo seu amplo e
variado setor comercial.
Mas com a
expansão do café no Oeste Paulista e a ligação desta, por estrada férrea
ao porto de Santos, o porto de Ubatuba perdem a sua função comercial de
mediador da economia vale-paraibana com o Rio de Janeiro. Isso perdura
até o final da década de 1930 do século XX, onde teve a recuperação da
Estrada Taubaté – Ubatuba, a ligação da Estrada de São José dos Campos –
Caraguatatuba e em 1948 a ligação de Caraguatatuba – Ubatuba. Todas
essas ligações com péssima estrutura de rodagem. Mas já foi o início da
retirada de Ubatuba de sua estagnação.
No final da
década de 1950 e inicio de 1960, houve a verdadeira reestruturação das
rodovias que ligaram e elevaram Ubatuba a uma nova atividade econômica, o
turismo de massa e a especulação imobiliária.
A primeira
região do Município de Ubatuba a receber essa influência de progresso ou
destruição recorrente da interligação das Rodovias, foram os Bairros de
Marandubae Sertão da Quina. E na década de 1970, com a
construção da BR 101, interligando Região Norte de Ubatuba com essas
Rodovias, expondo toda a cultura caiçara à globalização.
A partir da segunda metade do século XX, o
litoral, norte paulista, no ponto de vista de sua economia regional,
passou a constituir-se em uma micro-região polarizada pela região
industrial de São Paulo, incluindo o Vale do Paraíba, a Baixada Santista
a e o Rio de Janeiro. Nessa época, o litoral Norte foi favorecido tanto
pela abertura da rodovia federal BR-101, em 1972, a chamada Rodovia
Litorânea, ligando o Rio Janeiro e Santos. (SILVA. 1975, P. 20.)
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