Cultura etimologia não SENTIDO de plantar, cultivar Ação OU Efeito de cultivar a terra, Criação de certos animais. (HOUAISS, 2004).
Cultura e Criação de subsistencia: O cultivo da mandioca, do arroz, do feijão, do Café e, algumas vezes, do Milho; E uma Atividade that, Ao Longo do Tempo foi exercida paralelamente Às Atividades da pesca.
O quintal caiçara: nos terreiros OU quintais das casas dos caiçaras, encontramos Até Hoje em forma de pomar, com Árvores frutíferas de Bananeiras, laranjeiras, Goiabeiras, Limoeiros, carambolas, pitangas, maracujas, araçás, mamoeiros, abricós, Jacas e Outras. Além das verduras Tradicionais, TEM espalhados POR TODO canto, como Ervas (Cheiros verdes) salsinha como, cebolinha em folha, coentro, alfavaca, hortelã, Pimentas e Outros, temperos parágrafo Os a Serem Usados sem preparo algum e carnes Peixe. Sem Esquecer o comitente, Ervas Medicinais e Criação de Pequenos animais Como galinhas, patos, Porcos EO complemento Alimentar atraves da carne de Caça.
Caiçara hum povo acostumada a Uma vida simples e Próxima da Natureza, Comendo O Que plantava O Que pescava OU caçava. Comida: “No ritmo Nosso, uma Alimentação era pura: era Tudo colhido da roça. EEI para peixe, café de cana e Coisas Naturais Que tínhamos na roça. Por ISSO, comeu Hoje nao tenho Nenhum remendinho de médico no meu corpo “. Benedita de Oliveira Santos, 74 ano. Depoimento contido no Livro: Os Caiçaras Contam (ROVAI & Frenette, 2000, P. 14).
Receita caiçara, virado de bananas:
Banana nanica UO branca amassada. Coloca-se na panela, mexendo Até Ficar hum creme homogéneo, acrescenta-se farinha de mandioca, mexa Até virar Uma farofa. Se Quiser PODE acrescentar-se farinha de milho, mexa Até virar Uma farofa. Se Necessário acrescente açúcar “. Depoimento de Nativa Salete dos Santos Heitor 51 anos.Carinhosamente conhecida Como a Diretora Tibinha.
Foto: Homens Exibindo A Caça do dia. Acervo de especial Ezequiel dos Santos *
. Sertão da Quina (antigo Sertão de Maranduba
Nessas Últimas Décadas uma vida Desse “típico homem do mar / terra” em Seu Mundo PRÓPRIO e isolado, foi inundada Pela Transformação Em Nome da modernidade e Bem Estar do Cidadão, mas com Uma devastadora descaracterização do Seu Ser, de SUA cultura. A Eletricidade, A Televisão, o Computador de internet, como lanchas a motor, o Automóvel, como estradas de Rodagem, Os Grandes Hotéis, Os Grandes Supermercados, Os Grandes condomínios (ocupando como Praias e isolando o Caiçara do Seu mundo de Liberdade), etc., Tudo Mudou, e Outro Mundo Dentro de Seu Mundo. “Naqueles tempos mil veiz Melhor do Que agora”. Benedito Manuel dos Santos 80 anos, “seu Kito”, Como Ela É conhecido. Depoimento Residência Feito em SUA no bairro Sertão da Quina, 08 out. 2009, (caiçara da OTAN, dos Tempos em that pescavam de canoa de pau hum Só ea Comunidade caiçara era um MESMA desde a praia de Maranduba Ao Sertão da Quina); parte de Seu depoimento referindo se, that melhorou Muito ter como Coisas Perto OU Dentro de casa, mas a falta de Segurança aumentou Muito, Seu Benedito continua: “por sos dias houve uns par de robinho!” (Roubo, Furtos). O índice de Criminalidade aumentou Muito, pois com a Explosão em populacional Uma Localidade de turismo, com a falta de Políticas Públicas a Comunidade caiçara FICA uma Mercê OU refém da Violência. “Hoje em Dia Podemos Nao plantar longe de casa UO deixar Uma Rede de pesca Lá no mar, pois como PESSOAS roubam tudo”, completa Seu Benedito.
Água Como obser uma historiadora Marcílio, na Virada do Século XVIII:
Sendo o caiçara hum povo religioso e simples, ESSE Fazia SUA roça e QUANDO NÃO estavam ocupados com ESTA agricultura de subsistencia tiravam Seu alimento do mar, o qua, diga-se, era NÃO APENAS UM celeiro de Águas. O caiçara tinha com o mar Uma Relação Mais profunda. A pesca da tainha, Por Exemplo, era hum ESPETÁCULO impar. (Marcílio, 1989, p 27).
O Litoral Paulista foi Bastante conhecido cabelo se uso de canoas cabelo caiçara e índios, canoas ESTA construida com Um Só tronco de Árvore, Chamada canoa de voga (para transporte OU pesca), Grandes canoas, em Média Acima de 7 metros, a remo com grande CAPACIDADE de carga e deslocamento, resistente e duradoura.
Canoas de voga, that NÃO existem Mais, ERAM primitivas Embarcações Providas fazer Aperfeiçoamento das IGARAS pirogas OU Indígenas, Mas que atingiam Grandes Dimensões. Utilizadas antigamente Aqui no Litoral Norte Viagens em Longas, não Precario transporte dos Produtos Regionais AOS Portos de Santos e Angra dos Reis. Lamentavelmente, Não se conservou nenhuma dessas Embarcações – construídas de hum pau assim, escavada a ferro e fogo, num desmedido Desperdício de madeira – NÃO Só Para ilustrar o pretenso Museu do caiçara, Como Para testemunhar como Grandes Dimensões that atingiam, com CAPACIDADE parágrafo Acolher e Transportar volumoso Carregamento. (OLIVEIRA, 1983, P. 98).
Foto AIBonafé, 09 out. De 2009.
Em hum típico dia de chuva, característico do Litoral Norte Paulista. Canoa de hum pau assim, Vínculo (Identidade) Maior fazer caiçara.
Um era canoa Seu Meio de transporte o elo de Integração, Onde Só ELA PODIA transpor o Isolamento da EA distância falta de Comunicação.
O caiçara tinha Uma Relação Muito grande com uma canoa, e ESSA MESMA canoa o levavam a distancias Fazendo o transporte de cabotagem ea Integração Entre Cidades distantes Como Santos e Angra dos Reis. Demonstrando Que OS caiçaras NÃO ERAM ASSIM Tão Isolados e tinham Uma Intimidade enorme Entre canoa, oceano e Lugares distantes, Tudo Mais ISSO regido cabelo ritmo. Tempo, “a gente observava OS ventos em SUA posição, a Estação da lua, a Mare, conversava hum com O Outro Sobre o ritmo. E Nunca Uma viagem deu Problema, ia e voltava tranquilo “. Benedito Manuel dos Santos 80 ano. Depoimento Residência Feito em SUA no bairro Sertão da Quina, 08 out. De 2009.
A canoa caiçara OE, o caiçara ea canoa se fundem, se tornam Um Só, “Naquele Tempo viajavam Pará Santos em Canos de voga. ovos Levavam, galinha, palmito, laranja, batata-doce. Levavam Até Leitões e cabritos. Era Tudo na base de fazer remo, e parágrafo remar Uma canoa de voga é Preciso SEIS Homens, Cada remador com Dois remos grandes “. Manoel Hilário Filho, 92 ano. Dona Evangelina Comprova a importancia das Canoas em SUAS Necessidades de Sobrevivência, “Aquí Só tinha Duas vendinhas, e iam de canoa buscar mantimentos em Santos. Eram 15 dias pra ir e 15 dias pra voltar “. Evangelina da Silva, 84 ano. Depoimentos contidos no Livro: Os Caiçaras CONTAM (Rovai & Frenette, 2000, P. 66).
Podemos E Sentir o viver caiçara, o SUA Memória, SUA Emoção em relatar A SUA Passagem de vida em Uma canoa: “Meu pai levava Mercadoria de canoa a Santos: pinga farinha de mandioca e porco (…). No retorno de ele trazia sal e querosene. De 1948 a 1950 fiz varias Viage de canoa a Santos. Trabalhei cochilar ano há here Alambique do Sertão, eu, meu pai e Os companheiros Rolava OS barril de 100 litro de pinga daqui Lá na Praia Pará embarcá “. Benedito Manuel dos Santos 80 anos, (SEU Kito). Depoimento Residência Feito em SUA no bairro Sertão da Quina, 08 out. 2009. Seu Benedito Chegou a Construir algumas canoas, e Hoje em Dia (MUITOS principalmente Turistas), pedem parágrafo ELE confeccionar o remo Pará servir de enfeite NAS varandas de SUAS casas de Veraneio. “Já NÃO Dá Mais, Não Tem madeira”, nos informa Seu Benedito! Uma Seu distância that Benedito, pai e companheiros rolavam OS barris de cachaça ERAM de 3 km, do Sertão uma praia de Maranduba. [Que FIM Levou o alambique Seu Benedito?] “Tudo PARA O ferro Veio”.
Hoje OS caiçaras infelizes ficam em saber Que Não Se PODE Mais retirar Uma Árvore Para confeccionar OU Construir SUA canoa de pau hum-lo. Herança deixada Pelos índios e marca de Identidade dos caiçaras do Litoral Norte Paulista, Esta Proibida POR lei. Com a Criação dos Parques Estadual, regulamentado na Década de 1970, com a sanção da lei de Proteção a Mata Atlântica não definitiva de 2006. Lei parágrafo Proteger hum dos biomas Mais IMPORTANTES e ameaçados do Mundo.
Como Árvores estao algumas em extinção e Outras em Processo de extinção. Assim Como ESSA cultura caiçara de Ligação de Sobrevivência com um SUA canoa. Como Madeiras utilizadas no feitio das canoas de pau hum de forma que nenhum Município de Ubatuba São o guapuruvu, ingá, cedro, timbuíba. Madeiras Essas quatros representam “86%” das canoas de Ubatuba EO restantes São:. jequitibá, figueira, Angelim, louro, canela, caobi e cubirana *
Nomes Os de batismo Usados NAS canoas caiçaras São em homenagem a PESSOAS queridas, de Muita importancia um ELES OU de Ligação com o cristianismo.
Remanescentes OS caiçaras do Sertão da Quina, Não Usam Mais canoas de pau hum Só Para pescar. Hoje existe “canoas Quinze” de hum pau Então, na praia de Maranduba. Quase Todas Elas em descanso eterno, algumas servem de transporte Até OS MAIORES barcos de pesca, or trazem OS Peixes Até um praia Para Ser vendido diretamente Ao turista. Como Canoas ficam expostas com sistema operacional dos Peixes na areia, Como se fossem Uma banca de feira vendendo peixe.
Dados OS (86% e quinze Canos), retirados do Livro “Com Quantas Memórias se Faz Uma canoa”, p.31 .
O CAIÇARA EO MEIO TERRA E ÁGUA
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