Para o Especialista EM ÁREAS Úmidas, Antonio Carlos Diegues (Ciências Sociais) a cultura caiçara se definir Como hum Conjunto de valores.
A cultura caiçara E Definida Como hum Conjunto de valores, visões de Mundo, Práticas cognitivas e simbolos compartidos, that orientam OS individuos EM SUAS Relações com a Natureza e com OS Outros Membros da sociedade e Que se expressam also em Produtos materiais (tipo moradia, Embarcação, Instrumentos de Trabalho) e NÃO materiais (linguagem, música, dança rituais Religiosos). (DIEGUES, 2004, p 22 ).
Um era praia o centro das Relações Sociais fazer caiçara. COM ISTO Podemos observar that o caiçara do Sertão mantinha hum elo de Ligação com o caiçara de beira de Praia, Uma Onde Completa A Outra, Como Expressa hum trecho da música de Luis Perequê
“Beira de mar, beira de rio”
“Eu nasci no Meio-do-mato
na beira de hum rio
e QUANDO NÃO canto assovio
Porque sou passarinho de beira de rio
beira de mar, beira de rio
beira de mar, beira de rio.
No espaço do Braço da vida
eu traço meu rumo
LANCO-me no Mundo
Enfrento Os Meus Desafios
e sou passarinho de beira de rio
beira de mar, beira de rio
ô de beira de mar, de beira de rio.
Conheço o Segredo
da correnteza do rio da vida
NEM penso, atravesso
NÃO Meco o esforço da lida
o peito Aberto, Coração sem cio
e sou passarinho de beira de rio
beira de mar, beira de rio
beira de mar, de beira de rio “.
Luís Perequê. Nascido e CRIADO na zona rural do município de Paraty, RJ. Luís Perequê captou e traduziu Como ninguem como Transformações Sociais ocorridas com a Construção da BR 101. Suas composições retratam em poesia a vida cotidiana dos moradores da Região e como perceptíveis Mudanças a Partir Desse Ponto de vista
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Os Caminhos Regem o destino, a EA Identidade União dos caiçaras, tanto Pela Água OU Pela terra! “Como Trilhas e Caminhos OS mantiveram Durante MUITAS Décadas OS Laços da sociabilidade e Solidariedade inter-bairros (festas, balizados, Casamentos, musicais Encontro) Entre caiçara do Litoral Norte paulista”. (SETTI, 1985, P.18 ).
Podemos Na música de Luis Perequê observar Que OS caiçaras moradores EM Bairros distantes, mantinham Contato periodicamente com OS PROPRIOS bairros e centro da Cidade. Conheciam-se UNS EAo Outros, portanto um Solidariedade Entre enguias e Os organizadores das festas e Convidados São Bem visíveis, visto that como Participações de todos, MESMO dos moradores Mais distantes, acabavam POR reunirem-se num ato de sociabilidade e Solidariedade inter-bairros.
Os caiçara sempre Teve Uma íntima Ligação com a devoção, a existencia de Forças sobrenaturais, Onde envolvem SUA Crença.
NÃO existiam Obstáculos caiçara ao. “Por Trilha, picada e beira de praia, um agente sempre mantinha Contato com OS Vizinhos de praia OU lugarejo; Levando notícia, ajudando no nascimento de Uma Criança, Fazendo hum Remédio Para aqueles com enfermidades. E QUANDO se tratava de festas OU organizando Uma visita a Nossa Senhora Aparecida, meios ninguem esforço parágrafo andar léguas de distancias parágrafo Pegar UM Caminhão de lotação e todos iam cantando e louvando a Nossa Senhora. Viagem dura e cansativa e AINDA tinha Gente que saia do Sertão, de Tudo Que era lugar, comeu com Criança de colo e vinha Até um parágrafo Cocanha embarcar sem Caminhão. [-Pessoas Also de Maranduba, Sertão da Quina?]. Sim MUITAS delas da qua Já se were! “. (Dona Benedita Alexandre Socca, 82 ano. Depoimento Realizado em 26 set. 2009). Morou Muito tempo na praia da Mococa, Entre Cocanha (Caraguatatuba) e Maranduba e Sertão da Quina (Ubatuba), also Na cidade de Caraguatatuba e MUITAS OUTRAS Praias. Hoje Mora nenhum centro da Cidade de Ubatuba.
Foto: Acervo particular, de Benedita Alexandre
Caminhão Que transportava OS caiçaras romeiros à Aparecida, Vale do Paraíba, Uma das Viagens Onde nessa foto a senhora dona Benedita se Encontra.
Foto tirada em 1947, próximidades da Igreja Velha de Nossa Senhora Aparecida, centro de Aparecida, SP.
ISSO nsa Faz Lembrar Que em 1947 Maranduba AINDA NÃO estava interligado com a rodovia, Sendo that Como Exemplo cited POR dona Benedita, O Encontro Para um Viagem à Aparecida era uma praia da Cocanha. Ponto este Ligado com precariedade, mas com condições de Tráfego de Veículos à Caraguatatuba.
Como festas ERAM Lugares parágrafo ONDE PESSOAS como levavam hum de SEUs Bens: a alegria Ao vestir SUA Melhor roupa e Ao ensaiar O melhor sorriso Diante do Espelho; o festeiro prepara-se Para dar O melhor de si num Espaço that SABE Que É parágrafo ideal como Troca de gentilezas, Olhares, Conversas e, sobretudo Experiências. Não Dizer de Antonio Carlos Diegues 2005, p.58 “O caiçara E, Natureza POR , religioso, deixando transparecer ESSA Característica, Nas festividades religiosas “. Os divertimentos aconteciam POR Conta de Uma fé religiosa. Um ganhava festa Uma importancia Toda especial, pois e Um Fator that uni e fortalece OS Vínculos da Comunidade, esquecendo Por Um ritmo de vida Difícil de hum caiçara.
Como festas constróem uma Identidade de Cada Cidadão, Conforme Rosângela Dias Ressurreição (2000, p.175) that parágrafo à memória coletiva, a festa APENAS brinca com OS sentidos e Os Sentimentos. “E NÃO Existe nada de Mais grátis e urgentemente humano fazer that exatamente Isto É. Dir-se-ia that a Construção de Uma Identidade passa POR Experiências Comunitárias, NAS Quais como festas se destacam “.
Foto: Casamento no bairro Sertão Quina, 1970: Acervo particular,
As Duas festas Mais IMPORTANTES PARA O caiçara São a Festa do Divino Espírito Santo ea Festa de São Pedro. Onde Toda a Comunidade, Bairros de Todos os estao em Uma forte Ligação de fé e alegria.
A MAIS tradicional e festejada era ê ê uma Festa do Divino Espírito Santo Manifestação portuguesa de cultural Origem, E cultuada no país Inteiro e em especial NAS comunidades caiçaras. Essas celebrações acontecem cinquenta dias apos a Páscoa, comemorando o dia de Pentecostes, Quando o Espírito Santo desceu do Céu Sobre os apóstolos de Cristo. Para OS caiçaras São de extrema importancia a devoção, enguias POIs acreditam no e Sobre naturais natural. Meses Antes da festa E uma vez dos foliões, (Celebração itinerante) Que percorrem Todo o Município e adjacências, Levando a bandeira do Divino em Casa, e pré determinavam Uma Casa escolhida da Comunidade, Onde todos ali se reunem parágrafo Passar a Noite em Orações e devoções, acompanhadas com Uma cantiga peculiar dos foliões. Acompanhado de Muita comida e alegria. “Se o Divino ficasse Oito dias Aqui no bairro, Oito dias ninguem ia pra roça: o ritmo era todo para adorar e acompanhar o Divino. E Em Toda Casa Que como PESSOAS da folia pararam, uma farta comida era. QUANDO um chegava Noite, Os foliões cantavam e agradeciam o Jantar. Como bandeiras ERAM ENTÃO recolhidas PARA O Quarto do casal, e na sala Todo Mundo emendava a dançar o chiba. QUANDO o Divino ia embora, sofríamos com o distanciamento do Espírito Santo, Que tinha deixado Uma Mensagem Tão boa Pará moradores todos os “. . Benedita de Oliveira Santos, 74 ano Depoimento contido no Livro: Os Caiçaras Contam (ROVAI & Frenette, 2000, P. 35) .
Festa de São Pedro e Outra festa de extrema importancia AOS caiçaras, POR relacionarem o santo São Pedro O Pescador (o padroeiro dos pescadores), Ligação Direta ás SUAS Esperanças na farta pescaria e Segurança NAS Águas. Comemorado no Município de Ubatuba nenhum dia 29 de Junho. Reunem Toda a Comunidade caiçara e principalmente aqueles envolvidos com o pescado. Com procissões de barcos e canoas, missa Ao ar livre, Competições de corrida de canoas e Os festejos com Canciones, barracas Típicas com comida uma base de peixe (assada tainha, pirão com Banana verde, azul marinho etc.).
Receita: Azul Marinho. “Peixe cozido com verde da banana nanica. Descasca-se um verde da banana (em Água corrente parágrafo NÃO pretejar) e reserve. Em Uma panela coloca-se a cebola, Cheiros Os Verdes (salsa, coentro, alfavaca, etc.), adiciona-se uma banana reservada e Deixa-a Cozinhar Até Que Ela Fique Quase toupeira. DEPOIS adiciona-se o peixe (aumentando a Quantidade de Água Caso tenha POUCO caldo) tampa-se e Deixa-se Cozinhar Até Que o peixe esteja cozido.
Complemento: Faça caldo Desse preparo faz-se o delicioso “pirão” que E Preparado da Seguinte forma: Derrama-se o caldo fervente em Uma vasilha Onde Já se tenha posto Uma Certa Quantidade de farinha de mandioca. Mexe-se e acrescenta-se algumas bananas cozidas amassando-as e Formando com uma farinha EO caldo Uma massa uniforme “. Tibinha, caiçara Nata do Sertão da Quina, a Receita de SEUS Avós caiçaras. Depoimento sem dia 07 fora. De 2009.
Danças: um principal dança dos caiçaras em TODAS como festas era chiba (UMA version Caiçara do fandango e Influência clara das Danças Indígenas guaranis, da Região), Uma dança sapateada em Que OS pares Separados dançam. E animada APENAS Por uma viola OU violão, machete (UMA ESPECIE de cavaquinho Mais rústico), pandeiro e rabeca. Traje Comum, OS HOMENS Tamancos Usam. Cantado, tocado e dançado em grupo. Os pares São formados POR Homens e Mulheres, Que se colocam frente a frente se olhando, UNS ao Lado dos Outros. Além do bater do PES, há also o Movimento de arrasta-los, Ao compasso da música executada. O ritmo da toada E binário e marcado com palmas dos figurantes. O Ponto Alto, Mais sugestivo e Mais Impressionante da dança E representado cabelo sapateado. O matraquear das dezenas de Tamancos ferindo o solo de Produz Ruídos ensurdecedores e atordoantes. As Mulheres NÃO sapateiam (Tamancos Não Usam). Bailam em Passos Curtos e cadenciados POR Entre OS dançadores.
ASSIM descrevem com Detalhes A Dança: “A o chiba gente Fazia em casa de assoalho. Era Aquele bate-pé, EO Barulho da dança rufava Pelo Mundo afora “Silvaro Rita da Conceição, 78 ano. “O Tamanco para dançar o chiba era Feito de Madeiras fortes, Porque Da O Estalo e NÃO estoura. Pau de laranjeira, de limão, sucuduim e pequiá (…) Muito chiba era dançado em casa de assoalho; mas tinha de Chão batido also, mas estalava also Porque era Chão seco, o PRÓPRIO tamanco puxava o Chão. Era Tudo batido de according com o batido das violas “. . Orlando Antonio de Oliveira, 77 ano Depoimentos contidos no Livro: Os Caiçaras Contam (ROVAI & Frenette, 2000, P. 36).
Um era ciranda Outra dança Muito Comum Entres OS caiçaras, Assim Como uma dança de roda.
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