A cultura popular nasce do conhecimento, dos costumes e tradições de um povo; ela pode ser representada pela música, canto, danças, encenações, festas, literatura, culinária tradicional, jogos, brincadeiras e artesanato.
Para reconhecer a atuação daqueles que mantém viva as tradições do povo, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura promove a 5ª edição do Prêmio Culturas Populares.
Entre os 200 vencedores da categoria “grupo”, se destaca o Fandango Caiçara de Ubatuba, que por sua contribuição sociocultural, melhoria da qualidade de vida das comunidades e preservação da memória cultural irá receber R$10.000 como premiação.
O prêmio já tem destino certo, diz o mestre Mario Gato “Vamos investir esse dinheiro na criação de oficinas nas escolas para a manutenção do fandango em Ubatuba”.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Iphan, classifica o Fandango Caiçara como uma forma de expressão enraizada no cotidiano das comunidades caiçaras. Durante os bailes, se estabelecem redes de diálogos entre gerações e o intercâmbio de modas e passos, viabilizando a manutenção da memória e da prática das diferentes músicas e danças
Prêmio Culturas Populares
Todos os anos o prêmio escolhe uma pessoa de relevância dentro do âmbito da cultura para homenagear. Esse ano o prêmio levou o nome de “Leandro Gomes de Barros” considerado o rei dos poetas populares do seu tempo, também foi chamado de “príncipe dos poetas”, em 1976, por Carlos Drummond de Andrade. Gomes morreu em 1918, em Recife.
FUNDART UBATUBA
Nenhum comentário:
Postar um comentário