Imagem de arquivo - Túnel em construção, a Estrada de Ferro entre Taubaté e Ubatuba teria 48 tuneis construídos.
Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação da história de minha cidade...
A partir do bairro dos Afonsos a EFNSP volta a seguir
trajetória em aclive para vencer a Serra Quebra Cangalha, no ponto
conhecido como pedra Negra, localizada nas terras da fazenda Fortaleza do barão
da Pedra Negra , a 800 metros de altitude , descendo para a Estação da pedra
Negra até atingir, poucos quilômetros adiante a margem do Rio Uma, no bairro do Registro e
Baraceia existem muitos trechos intactos do leite da EFNSP, parte utilizada como pasto e uma extensão de 23 km utilizada como
estrada vicinal.
Depois de atravessar o
Rio Una a EFNSP seguiria em direção à estação central em Taubaté, concluindo
152 km.
O ramal de São Luiz do Paraitinga, que
parece não foi sequer iniciado, seguiria, provavelmente, de um modo geral, o
atual traçado da Rodovia Oswaldo Cruz a
partir de um local chamado Paiol, conforme , pode-se desprender do mapa , acima
mostrado, sobre a viação férrea paulista em 1894.
O traçado
aprovado previa a perfuração de 48 tuneis, dos quais 43 em rocha e 5 em terra.
Tratada que foi a empreitada em globo,
procuraram os engenheiros estudar
diversas variantes que melhorassem o traçado.
Acharam , assim , uma variante que suprimia os sete primeiros tuneis . As
pontes e viadutos seriam 31, ao todo. Não se sabe o qual a cota, se 83 metros
ou 845 metros, a Serra do mar seria transposta. Das pontes, as mais notáveis,
pela sua extensão, seria a do Paraitinga com 40 metros de vão e a do Paraibuna
com 30 metros de vão
Texto de Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.
Apresentado na Conferencia Internacional de História Econômica e VI Encontro de Pós - Graduação em Histórica Econômica.
Continua.................Confira
no próximo dia 10 de Abril , a sequência dessa matéria sobre a
história da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que
atravessa do período imperial ao republicano......
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