sexta-feira, 7 de abril de 2017

OS TRENS SEM TRILHOS - A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NORTE DE SÃO PAULO - 1874 - 1931......8 ª PARTE

Imagem de arquivo -  Túnel em construção, a Estrada de Ferro entre Taubaté e Ubatuba teria 48 tuneis construídos.

Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui  um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que  estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste  blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação  da história de minha cidade...




                             A partir  do bairro dos Afonsos a EFNSP volta a seguir trajetória  em aclive  para vencer a Serra Quebra Cangalha, no ponto conhecido como pedra Negra, localizada nas terras da fazenda Fortaleza do barão da Pedra Negra , a 800 metros de altitude , descendo para a Estação da pedra Negra até atingir, poucos  quilômetros adiante  a margem do Rio Uma, no bairro do Registro e Baraceia existem muitos trechos intactos do leite da EFNSP, parte utilizada  como pasto e uma extensão de 23 km utilizada como estrada vicinal. 





                               Depois de atravessar o Rio Una a EFNSP seguiria em direção à estação central em Taubaté, concluindo 152 km.
                               O ramal de São Luiz do Paraitinga, que parece não foi sequer iniciado, seguiria, provavelmente, de um modo geral, o atual traçado da Rodovia Oswaldo Cruz  a partir de um local chamado Paiol, conforme , pode-se desprender do mapa , acima mostrado, sobre a viação férrea paulista em 1894.
                                  O traçado aprovado previa a perfuração de 48 tuneis, dos quais 43 em rocha e 5 em terra. Tratada que foi  a empreitada em globo, procuraram os engenheiros  estudar diversas  variantes que melhorassem o traçado. Acharam , assim , uma variante que suprimia os sete primeiros tuneis . As pontes e viadutos seriam 31, ao todo. Não se sabe o qual a cota, se 83 metros ou 845 metros, a Serra do mar seria transposta. Das pontes, as mais notáveis, pela sua extensão, seria a do Paraitinga com 40 metros de vão e a do Paraibuna com 30 metros de vão              




 Texto de  Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.


Apresentado na Conferencia Internacional de História Econômica e VI Encontro de Pós - Graduação em Histórica Econômica.










Continua.................Confira no próximo dia 10 de Abril , a sequência dessa matéria sobre  a  história da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que atravessa do período imperial ao republicano...... 






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