Deputado Dr. João Diogo Esteves da Silva
Junior, 4 ª legislatura republicana 1898 a 1900,( Imagem meramente Ilustrativa)
Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação da história de minha cidade...
Ademais alegou que :
“
Organziada a Companhia e iniciada a
construção das obras, prosseguia ela sem a menor irregularidade, conforme
atesta a ausência absoluta de multas até então, quando surgiram as dificuldades
originais da intensa crise financeira que se manifestou seguimento ao chamado
período do Encilhamento “.
De nada
valeram os reclamos. Estava liquidada definitivamente a Companhia Estrada de
Ferro Norte de São Paulo e vários são os motivos alegados para que o Governo
central ter tratado a Companhia com extrema drasticidade, mas tais alegações
não incluem o principal fator político divergente entre a Companhia e o governo
do Marechal Floriano Peixoto, pois alguns dirigentes da Companhia foram
simpáticos com os revoltosos de 1893, a chamada Revolta da Armada, com menções
explicitas nos jornais da região do auxilio direto prestado ao desembarque de rebeldes no porto de São Sebastião.
Em discurso de 1889, na Câmara
dos Deputados do Estado de São Paulo, do
Deputado Dr. João Diogo Esteves da Silva
Junior, 4 ª legislatura republicana 1898 a 1900, médico e educador fluminense , radicado em Ubatuba, no
qual descreve o completo abandono da região do Litoral Norte de São Paulo
após a extinção da concessão para a
EFNSP, mencionando também :
“ (...) Fez se um cais
aberto na rocha viva, preparou-se o leito de toda estrada, construíram até
estações elegantes com armazéns, como poderão atestar alguns colegas,
aplicaram-se os trilhos e, afinal, a infeliz revolta de 1893, por motivos que
não vem ao caso expor , deu a caducidade da concessão, que foi o tiro de morte
para aquela localidade “.
A
situação de isolamento de Ubatuba , foi –se
agravando ao longo dos anos, ao ponto de ter que mendigar ao governo do estado
que ao menos subvencionasse uma linha regular de transporte marítimo com o
porto de Santos, como testemunho de tal realidade o periódico “ Echo Ubatubense”, publicou em 8 de Agosto de
1897 o apelo encaminhado ao Presidente do Estado Manoel Ferraz de Campos Salles:
da Redação Blog Ubatubense
Continua.................Confira
no próximo dia 20 de Abril a sequência
dessa matéria sobre a história da construção da Ferrovia Taubaté
–Ubatuba , história essa que atravessa do período imperial ao republicano......
O texto acima faz parte de uma belo trabalho sobre a história da implantação da Ferrovia Taubaté-Ubatuba , a qual infelizmente não foi concreticada....
Todo material aqui compartilhado é um ......
Apresentado na Conferencia Internacional de História Econômica e VI Encontro de Pós - Graduação em Histórica Econômica.
O texto acima faz parte de uma belo trabalho sobre a história da implantação da Ferrovia Taubaté-Ubatuba , a qual infelizmente não foi concreticada....
Todo material aqui compartilhado é um ......
Texto de Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.
Apresentado na Conferencia Internacional de História Econômica e VI Encontro de Pós - Graduação em Histórica Econômica.
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