domingo, 16 de abril de 2017

OS TRENS SEM TRILHOS - A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NORTE DE SÃO PAULO - 1874 - 1931......10 ª PARTE




 Deputado  Dr. João Diogo Esteves da Silva Junior, 4 ª legislatura republicana 1898 a 1900,( Imagem meramente Ilustrativa)





Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui  um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que  estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste  blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação  da história de minha cidade...





Ademais alegou que :

                                        “ Organziada a Companhia e iniciada  a construção das obras, prosseguia ela sem a menor irregularidade, conforme atesta a ausência absoluta de multas até então, quando surgiram as dificuldades originais da intensa crise financeira que se manifestou seguimento ao chamado período do Encilhamento “.

 

                                      De nada valeram os reclamos. Estava liquidada definitivamente a Companhia Estrada de Ferro Norte de São Paulo e vários são os motivos alegados para que o Governo central ter tratado a Companhia com extrema drasticidade, mas tais alegações não incluem o principal fator político divergente entre a Companhia e o governo do Marechal Floriano Peixoto, pois alguns dirigentes da Companhia foram simpáticos com os revoltosos de 1893, a chamada Revolta da Armada, com menções explicitas nos jornais da região do auxilio direto prestado ao desembarque  de rebeldes no porto de São Sebastião.
                                        Em discurso de 1889, na Câmara dos Deputados do Estado de São Paulo,  do Deputado  Dr. João Diogo Esteves da Silva Junior, 4 ª legislatura republicana 1898 a 1900, médico e  educador fluminense , radicado em Ubatuba, no qual descreve o completo abandono da região do Litoral Norte de São Paulo após  a extinção da concessão para a EFNSP, mencionando também :
“ (...) Fez se um cais aberto na rocha viva, preparou-se o leito de toda estrada, construíram até estações elegantes com armazéns, como poderão atestar alguns colegas, aplicaram-se os trilhos e, afinal, a infeliz revolta de 1893, por motivos que não vem ao caso expor , deu a caducidade da concessão, que foi o tiro de morte para aquela localidade “.

                                        A situação de isolamento  de Ubatuba , foi –se agravando ao longo dos anos, ao ponto de ter que mendigar ao governo do estado que ao menos subvencionasse uma linha regular de transporte marítimo com o porto de Santos, como testemunho de tal realidade o periódico  “ Echo Ubatubense”, publicou em 8 de Agosto de 1897 o apelo encaminhado ao Presidente do Estado  Manoel Ferraz de Campos Salles:





da Redação  Blog Ubatubense

Continua.................Confira no próximo dia 20 de Abril  a sequência dessa matéria sobre  a  história da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que atravessa do período imperial ao republicano...... 


O texto  acima faz parte  de uma belo trabalho sobre a história da implantação da Ferrovia  Taubaté-Ubatuba  , a qual infelizmente não foi concreticada....

Todo material aqui compartilhado  é  um ......

Texto de  Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.


Apresentado na Conferencia Internacional de História Econômica e VI Encontro de Pós - Graduação em Histórica Econômica.

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