Estação ferroviária de Taubaté-SP, estilo europeu ( imagem meramente ilustrativa - Arquivo Blog Ubatubense)
Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação da história de minha cidade...
Texto de Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.
Apresentado na Conferencia Internacional de História Econômica e VI Encontro de Pós - Graduação em Histórica Econômica.
O ano de
1892 foi que marcou o apogeu da EFNSP,
já no ano seguinte foi publicado o Decreto n º 1.510 de 10 de Agosto de 1893,
prorrogando o prazo de conclusão por
mais 24 meses. Em 1893, em Taubaté, a casa de máquinas junto a estação da
Ferrovia Central do Brasil estava pronta para receber as composições
ferroviárias e a primeira seção da estrada desde Taubaté até o quilometro 40 estava
finalizada.
Na segunda seção, entre os quilômetros 40 e o 84 ½, estavam também terminados
os movimentos da terra, bem como as obras de arte até o km 56. A terceira
seção, entre os quilômetros 84 ½ e 104 ,
trecho que atravessaria o alto da Serra do Mar, possuía apenas 2 quilometro finalizados.
Em Ubatuba, apenas o trecho entre a cidade e a Ponta Grossa fora finalizado.
Em julho
de 1893 a Companhia passou a enfrentar grandes dificuldades e dispensou parte
do pessoal técnico. Alguns sub empreiteiros continuaram trabalhando até o dia 31 de dezembro, quando foi
dada a ordem de suspensão dos trabalhos.
Esses ficaram sem receber, pois não há registro de que a EFNSP efetuou a
medição dos trabalhos realizados. Com o Decreto n º 1.721, de 2 de Julho de
1894 foi passada a sentença
de morte da EFNSP, pois declarou extintos os privilégios de concessão para a construção,
uso e gozo da ferrovia . A suspensão dos trabalhos, efeito e não causa, sucedeu o completo aniquilamento da EFMSP e a
consequente ruina do Banco Popular de Taubaté com prejuízo para todos os
acionistas e depositantes .
Passaram-se alguns anos, Francisco Ribeiro de Moura Escobar fez nova
tentativa de ressuscitar a ferrovia , dirigindo ao governo central memorial
pleiteando a revogação do decreto que havia declarada extinta a
concessão. Alegava, inclusive, a situação de sérias dificuldades econômicas que
o país enfrentava.
“ (...) agravada pela
Revolta da Armada, óbices que
entorpeceram a marcha de todos os ramos da vida nacional; óbices que forçaram, pouco depois, a Administração
Federal a suspender quantos trabalhos públicos
fossem passiveis de extrema solução; que obrigaram o Congresso
a aumentar a vexatórias proporções as contribuições públicas ; e
finalmente , coagiram o governo da União
à premente e penosa contigência de subscrever o contrato do funding Loan “.
Continua.................Confira
no próximo dia 16 de Abril a sequência
dessa matéria sobre a história da construção da Ferrovia Taubaté
–Ubatuba , história essa que atravessa do período imperial ao republicano......
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