Da redação do Blog
Ubatubense......Estamos divulgando aqui um belo trabalho histórico
sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de
Guilherme Carra Makowsky, informo que estou apenas a compartilhar um
capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste blog ,
eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não
tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar
na divulgação da história de minha cidade...
Por
Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação
em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de
Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.
Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.
O mapa acima é parte
do “ mapa Geral da Viação Férrea do Estado de São Paulo”, publicado pela
Superintendência de Obras Públicas do Estado de São Paulo , em 1895
Passada a Serra a EFNSP desceria pelo
vale do Rio Martins, até a barra no Paraibuna,
a dois quilômetros da Vila do Bairro Alto, a 707 metros de altitude. Depois
subiria pelo vale do Ribeirão Correa e desceria por outra margem, na vertente
do rio do peixe, também fluente do Paraibuna.
Margeando o Rio do peixe passaria pela
antiga cidade de Natividade da Serra, atualmente submersa pela Represa
Paraibuna, onde, provavelmente, atravessaria o Rio Paraibuna, para então ganhar
a Serra da Marmelada, também conhecida por Itambé, no ponto chamado Maná,
situado a 825 mts de altitude e a 89 km da estaca inicial em Ubatuba.
Pelo outro lado da Serra da Marmelada a
EFNSP, provavelmente atravessaria o Rio Paraitinga no Km 99 a 713 mts de altitude Esta região era
plantada com café, cana e cereais, possuindo 27 fazendas de grande porte com
extensas plantações de café .
Adiante a
EFNSP caminharia pelo vale do Ribeirão dos Afonsos, outra localidade que
possui um trecho de mais de
20 km de leito original da EFNSP, com característica de que todos os
cortes e, rocha de morros realizados foram inutilizados em detrimentos de desvios que contornam tais morros e foram realizados para permitir o alargamento do leito da estrada. Em geral
os cortes possuem largura de 2 mts. suficiente para a passagem de uma única via
planejada da EFNSP, mas estreitos demais para as estradas vicinais posteriores
ao advento dos automóveis, principalmente caminhões.
Continua.................Confira
no próximo dia 07 de Abril a sequência dessa matéria sobre a história
da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que atravessa do
período imperial ao republicano......
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