quinta-feira, 30 de março de 2017

OS TRENS SEM TRILHOS - A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NORTE DE SÃO PAULO - 1874 - 1931......6 ª PARTE

Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui  um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que  estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste  blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação  da história de minha cidade...




Imagem meramente ilustrativa , não faz parte  do original da matéria aqui apresentada 






Por Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.




                        A sete de outubro do mesmo ano, o Aviso 158 comunicava que a EFNSP tinha sido autorizada a levantar um empréstimo de 5.000 contos, correspondente ao total do capital garantido para a construção da ferrovia, sem o pagamento dos respectivos juros enquanto não fosse aquele capital empregado nas obras da ferrovia.





                         Ao terminar o ano de 1892, já existiam 61.500 mts de leito preparado e 45.000 mts em construção. Para o indispensável  entroncamento coma Estrada de ferro Central do Brasil, já estavam colocadas as agulhas na Estação Central  de Taubaté. Duas das 10 Estações que integravam o projeto, já estavam concluídas.
                         Os trilhos, aço Bessemer, com 20 kilos por metro corrido, do tipo Vignole, já  se encontravam no Rio de Janeiro. O material rodante  seria semelhante ao da Companhia Mogiana, na época. Seria ainda, provida de linhas telegráficas, sendo os aparelhos Siemens. Um pequena ponte de 4 metros de vão e cinco pontilhões estavam terminados. Ao todo 66 bueiros tinham sido construídos .
                          O traçado aproximado qual seria seguido pela Companhia, a partir de Ubatuba, iniciava –se no Cais do porto da Ponta Grossa, na baia de Ubatuba, ao sul da cidade. Seguia por 4 quilometros até  o núcleo urbano  para seguir em terreno praticamente todo  plano, até o local que hoje chama-se  estrada do  Monte Valério e liga a cidade de Ubatuba até a Praia Dura, rota que seguia alinhada até o local no alto da Serra do Mar chamado de Mocooca, localizado a 854 mts de altitude, onde a serra seria transposta após longo trecho em aclive da EFNSP com inclinação máxima de 3 %. 







Continua.................Confira no próximo dia 04  de  Abril a sequência dessa matéria sobre  a  história da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que atravessa do período imperial ao republicano......

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