terça-feira, 28 de março de 2017

OS TRENS SEM TRILHOS - A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NORTE DE SÃO PAULO - 1874 - 1931......5 ª PARTE

Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui  um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que  estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste  blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação  da história de minha cidade...



Da  Redação do Blog Ubatubense Compartilhando fatos e fotos de Ubatuba.........Desculpa ai galera por não ter publicado a   sequência desse especial no dia 25/03, falha minha (esquecimento),  segue agora a 5 ª parte...





Imagem meramente ilustrativa -Arquivo  Blog ubatubense





Por Guilherme Carra Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade Arruda.








            O Relatório do Ministério da Agricultura, Comércio e obras Públicas, publicado em Maio de 1892, dá uma idéia da situação das obras ao terminar o ano  anterior. Pode –se ter uma noção exata da extensão da linha. A via principal, entre Taubaté e Ubatuba, deveria possuir 19.500 metros, ao todo 171.219 metros de via férrea deveriam ser construídos pela Companhia.




              Ao terminar o ano de 1891, o leito já ia mais ou menos adiantado na sua construção, estando preparado para receber os trilhos em uma extensão de 16.500  metros; sendo 9.900 mts do lado de Taubaté e 6.600 metros da parte de Ubatuba. Nessa mesma ocasião foi resolvido mudar o ponto terminal, na cidade d Ubatuba para a Ponta Grossa,a 4 km distante do ponto inicialmente planejado, implicando bna construção de um novo cais e abertura d eleito em rocha, resultando no que  hoje se conhece o porto pesqueiro de Ubatuba.
Nos anos de 1892 e 1893, segundo informes  da época do Ministério da Industria, Viação e Obras Publicas os trabalhos da construção da ferrovia ganharam um impulso maior. A Companhia se viu obrigada a iniciar operações de créditos indispensáveis ao prosseguimento e conclusão das obras  iniciadas. E nesse ano, o Aviso 135, de 27 de Agosto, declarou que o empréstimo que aEFNSP poderia levantar seria a da quantia  que representasse a diferença entre o capital total – calculado na base de 30 contos por quilômetros, ou seja 5.130 contos – e o custo das obras até então executadas , e pelo qual o governo central, já pagava os 6 % de juros de garantia.




Continua.................Confira no próximo dia 30 de março a sequência dessa matéria sobre  a  história da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que atravessa do período imperial ao republicano......




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