Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação da história de minha cidade...
Da Redação do Blog Ubatubense Compartilhando fatos e fotos de Ubatuba.........Desculpa ai galera por não ter publicado a sequência desse especial no dia 25/03, falha minha (esquecimento), segue agora a 5 ª parte...
Imagem meramente ilustrativa -Arquivo Blog ubatubense
Por Guilherme Carra
Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Ecomômica do
Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade
Arruda.
O Relatório do Ministério da
Agricultura, Comércio e obras Públicas, publicado em Maio de 1892, dá uma idéia
da situação das obras ao terminar o ano
anterior. Pode –se ter uma noção exata da extensão da linha. A via
principal, entre Taubaté e Ubatuba, deveria possuir 19.500 metros, ao todo
171.219 metros de via férrea deveriam ser construídos pela Companhia.
Ao terminar o ano de 1891, o
leito já ia mais ou menos adiantado na sua construção, estando preparado para
receber os trilhos em uma extensão de 16.500 metros; sendo 9.900 mts do lado de Taubaté e
6.600 metros da parte de Ubatuba. Nessa mesma ocasião foi resolvido mudar o
ponto terminal, na cidade d Ubatuba para a Ponta Grossa,a 4 km distante do
ponto inicialmente planejado, implicando bna construção de um novo cais e
abertura d eleito em rocha, resultando no que
hoje se conhece o porto pesqueiro de Ubatuba.
Nos anos de 1892 e
1893, segundo informes da época do
Ministério da Industria, Viação e Obras Publicas os trabalhos da construção da
ferrovia ganharam um impulso maior. A Companhia se viu obrigada a iniciar
operações de créditos indispensáveis ao prosseguimento e conclusão das
obras iniciadas. E nesse ano, o Aviso
135, de 27 de Agosto, declarou que o empréstimo que aEFNSP poderia levantar
seria a da quantia que representasse a
diferença entre o capital total – calculado na base de 30 contos por quilômetros,
ou seja 5.130 contos – e o custo das obras até então executadas , e pelo qual o
governo central, já pagava os 6 % de juros de garantia.
Continua.................Confira
no próximo dia 30 de março a sequência dessa matéria sobre a
história da construção da Ferrovia Taubaté –Ubatuba , história essa que
atravessa do período imperial ao republicano......
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