sábado, 18 de março de 2017

OS TRENS SEM TRILHOS : A CONSTRUÇÃO DA ESTRADA DE FERRO NORTE DE SÃO PAULO - 1874 - 1931 .........2 º PARTE


Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui  um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que  estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste  blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação  da história de minha cidade...



Imagem Ilustrativa  do Arquivo Blog Ubatubense





Com os estudos completos, Horace Boardman Cox e alguns companheiros imaginaram, de início, dirigir-se a Londres, Reino Unidos, para levantar os capitais para a construção da estrada, porem na mesma ocasião  era grande o interesse dos fazendeiros e comerciantes do Vale do Paraíba e Sul de Minas em construir uma alternativa para escoar a produção agrícola em detrimento dos portos de Santos e do Rio de Janeiro. Assim  Cox vendeu seus novos estudos realizados aos taubateanos Francisco Moura Escobar e Victoriano Marcondes Varella, os quais deram passos para a incorporação da Companhia de Estradas de Ferro Norte de São Paulo, com a sede  na cidade do Rio de Janeiro e ao Banco Popular de Taubaté , esta, instituição criada para a articulação de capitais destinados à construção da ferrovia.







Com os estudos completos, Horace Boardman Cox e alguns companheiros imaginaram, de início, dirigir-se a Londres, Reino Unidos, para levantar os capitais para a construção da estrada, porem na mesma ocasião  era grande o interesse dos fazendeiros e comerciantes do Vale do Paraíba e Sul de Minas em construir uma alternativa para escoar a produção agrícola em detrimento dos portos de Santos e do Rio de Janeiro. Assim  Cox vendeu seus novos estudos realizados aos taubateanos Francisco Moura Escobar e Victoriano Marcondes Varella, os quais deram passos para a incorporação da Companhia de Estradas de Ferro Norte de São Paulo, com a sede  na cidade do Rio de Janeiro e ao Banco Popular de Taubaté , esta, instituição criada para a articulação de capitais destinados à construção da ferrovia.
Em 24 de novembro de 1888, foi editada a lei n º 3.397, que fixava a receita do Império para o exercício seguinte, autorizou o governo a conceder garantia de juros de 6 % até o custo máximo de 30 contos por quilômetros , as diversas estradas de ferro, entre as de Taubaté a Ubatuba, sendo de 30 anos o prazo máximo da concessão e dois meses mais tarde, publicou o “ Diário Oficial do império do Brazil”, em seu numero de 26 de janeiro  de 1889, o Decreto n º 10.150, de 5 de janeiro de 1889, cujo texto declarava:
“ Concede privilégio e garantia de juros para a construção da Estrada de Ferro de Taubaté  a  Ubatuba ,na Província de São Paulo.
Atendendo ao que Me  requereram  o bacharel Francisco de Moura Escobar e Victoriano Marcondes Varella, Hei por bem conceder à companhia  que organizarem privilégio para a construção, uso e gozo de uma estrada de ferro na província de São Paulo entre Taubaté e Ubatuba e passando por São Luiz do Parahytinga, e bem assim a garantia  de juros de 6 % ao anno  sobre o capital que for  empregado na referida estrada, até o máximo de 30 contos (30:000$000), por kilometro nos termos da autorização conferida ao governo no 1 º do art. 7 da Lei n º 3397, de 24 de novembro do anno próximo passado,  sob as clausulas  que com esta baixam assignadas por Antonio da Silva Prado, Senador do Império, do meu Conselho, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas, que assim tenha entendido e faça executar. Palácio do Rio de Janeiro em 5 de janeiro de 1889, 68 º da Independência e do império.
 Com a rública de SUA MAGESTADE O IMPERADOR
Antonio da Silva Prado



Em 24 de novembro de 1888, foi editada a lei n º 3.397, que fixava a receita do Império para o exercício seguinte, autorizou o governo a conceder garantia de juros de 6 % até o custo máximo de 30 contos por quilômetros , as diversas estradas de ferro, entre as de Taubaté a Ubatuba, sendo de 30 anos o prazo máximo da concessão e dois meses mais tarde, publicou o “ Diário Oficial do império do Brazil”, em seu numero de 26 de janeiro  de 1889, o Decreto n º 10.150, de 5 de janeiro de 1889, cujo texto declarava:
“ Concede privilégio e garantia de juros para a construção da Estrada de Ferro de Taubaté  a  Ubatuba ,na Província de São Paulo.
Atendendo ao que Me  requereram  o bacharel Francisco de Moura Escobar e Victoriano Marcondes Varella, Hei por bem conceder à companhia  que organizarem privilégio para a construção, uso e gozo de uma estrada de ferro na província de São Paulo entre Taubaté e Ubatuba e passando por São Luiz do Parahytinga, e bem assim a garantia  de juros de 6 % ao anno  sobre o capital que for  empregado na referida estrada, até o máximo de 30 contos (30:000$000), por kilometro nos termos da autorização conferida ao governo no 1 º do art. 7 da Lei n º 3397, de 24 de novembro do anno próximo passado,  sob as clausulas  que com esta baixam assignadas por Antonio da Silva Prado, Senador do Império, do meu Conselho, Ministro e Secretário de Estado dos Negócios da Agricultura, Commercio e Obras Publicas, que assim tenha entendido e faça executar. Palácio do Rio de Janeiro em 5 de janeiro de 1889, 68 º da Independência e do império.
 Com a rública de SUA MAGESTADE O IMPERADOR
Antonio da Silva Prado

Continua   .................Confiraa 3 ª parte  a ser publicada aqui dia 20 de Março........

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