Foto arquivo Blog Ubatubense - Imagem ilustrativa......
Da redação do Blog Ubatubense......Estamos divulgando aqui um belo trabalho histórico sobre a construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo, de autoria de Guilherme Carra Makowsky, informo que estou apenas a compartilhar um capitulo da rica história da Ubatuba Antiga, a manutenção deste blog , eu faço com carinho e por amor a minha querida cidade Ubatuba SP, não tenho nenhum lucro com a atualização desse blog, quero apenas auxiliar na divulgação da história de minha cidade...
OS TRENS SEM TRILHOS: A Construção da Estrada de Ferro Norte de São Paulo 1874 – 1931
Guilherme Carra
Makowsky – Mestrando pelo programa de Pós – Graduação em História Econômica do
Departamento de História da faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
da Universidade de São Paulo. Orientador Prof. Dr. José Jobson de Andrade
Arruda.
Ubatuba foi o principal
porto de escoamento dos produtos agrícolas, principalmente café, do sul de
Minas Gerais e do Vale Paulista do rio Paraiba do Sul de 1830 até a finalização da ligação ferroviária
entre as capitais das províncias de São
Paulo e Rio de Janeiro em 1877, assim, fazendeiros e comerciantes da região
decidiram pela construção de uma outra ferrovia que ligaria a ferrovia Rio –
São Paulo ao porto de Ubatuba e data de 1874 a primeira concessão governamental
com Lei Provincial n º 8 de 20 de março de 1874, .....
.....regulamentadora da concessão
com a inclusão e garantia de juros pelo governo provincial para os
concessionários os Srs Charles Bernard e Sebastião da Silva Belfort. A estrada
de férreo deveria partir de Guaratinguetá, com um ramal para Pindamonhangaba.
Não conseguiram os concessionários até o último dia de fevereiro de 1977
concretizar a incorporação da companhia e, desse mesmo dia em diante , começou
a correr o prazo para o início das obras de construção cujo término deveria
acontecer em igual dia de fevereiro de 1879, caso contrário seria declarada
extinta a concessão.
Com a não realização
das obras, o então engenheiro inglês contratado para a realização dos estudos e
projeto da ferrovia o Sr. Horace Boardman Cox, continuou estudos pela região para encontrar o melhor
traçado a ser utilizado para a
construção de uma ferrovia entre o planalto e o mar e concluiu que a melhor ligação
deveria partir de Taubaté, passando por Redenção da Serra, Natividade da Serra,
utilizando uma passagem natural na Serra do mar chamada de Taquaruçu, próximo a
vila do Bairro Alto, pertencente à cidade de
Natividade da Serra.
Continua.......... Confira a 2 ª Parte Dia 18/03/2016
Um comentário:
Excelente trabalho. Parabéns. Deveria ser melhor divulgado em Ubatuba, com a reunião do que houver de material sobre a ferrovia. José A. Medina.
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