Se você gosta ou se interessa por história, principalmente relacionada a cidade de Ubatuba, não pode deixar de visitar o Museu Histórico “Washington de Oliveira”. O museu recebe o nome do farmacêutico, também conhecido por “Seo Filhinho”, importante personagem de Ubatuba, ex-prefeito e pesquisador da história do município.
O Museu está situado no prédio da “Cadeia Velha”, na Praça Nóbrega, centro de Ubatuba. O prédio que data de 1902, é considerado a primeira construção em linhas modernas de Ubatuba e foi projetado pelo famoso escritor Euclides da Cunha, que na época era funcionário da Secretaria da Agricultura, Indústria, Comércio, Viação e Obras Públicas do Governo do Estado de São Paulo.
O espaço possui em seu acervo, desde antigos utensílios domésticos de uso diário até objetos pessoais de personalidades de Ubatuba, como o próprio “Seo Filhinho”, Idalina Graça, Madre Glória, entre outros.
O destaque da exposição fica por conta de diversas peças ligadas ao período da escravidão e que foram encontradas nas Ruínas da Lagoinha, antiga Fazenda Bom Retiro, durante trabalhos de revitalização nos anos 2000.
Outro ponto forte do acervo é a grande variedade de artefatos provenientes da escavação de sambaquis encontrados nos sítios arqueológicos do Tenório e da Ilha do Mar Virado, além de peças de povos ceramistas do sítio cerâmico do Itaguá, pesquisas essas coordenadas pela arqueóloga Dorath Pinto Uchôa.
Recentemente, passou a fazer parte do acervo a Exposição “Ubatuba: o redescobrir da história” – projeto de pesquisa bibliográfica e documental da cidade feita pela arqueóloga Cintia Bendazzoli.
SERVIÇO
Museu Histórico “Washington de Oliveira”
Endereço: Praça Nóbrega, 8 – Centro, Ubatuba-SP
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Entrada gratuita.
Agendamentos de visitas monitoradas para grupos escolares através do telefone: (12) 3833-7000 l 3833-7001 ou pelo endereço eletrônico: contato@fundart.com.br
http://fundart.com.br/conheca-o-museu-historico-washington-de-oliveira-em-ubatuba/
Nenhum comentário:
Postar um comentário