sexta-feira, 4 de dezembro de 2015
Saiba como será feito o restauro no Sobradão
O processo de restauro no Sobradão do Porto da FundArt está sendo realizado por meio de um convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Ubatuba e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Esse projeto contempla em seu objetivo a preservação do patrimônio cultural de Ubatuba, de modo que se perpetue a memória histórica do município.
As informações relacionadas ao convênio podem ser consultadas no Portal dos Convênios, chamado de Siconv – plataforma que mantém registro de todos os convênios firmados pelo poder executivo da Administração Pública Federal. Ao clicar no link, o usuário deve ir até a opção “Consultar Convênios/ Pré-Convênios” e fazer a busca pelo município de Ubatuba. Feito isso é possível acompanhar os recursos que estão sendo utilizados para esse projeto.
O aporte do Ministério da Cultura por meio do Iphan para executar o projeto foi de 1,5 milhões de reais e a Prefeitura Municipal de Ubatuba dispôs a contrapartida de 132 mil reais. A primeira liberação de verba aconteceu no dia 26 de outubro, no valor de R$ 736.417,74 e está direcionada para a fase inicial do restauro contemplando a reparação da estrutura (parte civil), telhado, cobertura e alvenaria.
A população que tiver interesse tanto nesse processo quanto nas demais ações da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba também está convidada a participar das reuniões dos grupos setoriais da FundArt, do Conselho Deliberativo e do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Todas essas agendas são divulgadas semanalmente no site, ou na sede administrativa da fundação.
Histórico do processo de restauro
Desde 2009 teve início a aprovação do projeto que tinha como finalidade o restauro do Sobradão. Entretanto, somente no ano de 2014 ações efetivas foram tomadas para que o restauro acontecesse.
Estúdio Sarasá
A licitação das empresas interessadas na execução do Restauro do Sobradão do Porto foi realizada no dia 30 de junho de 2015 na modalidade pregão presencial, na Prefeitura de Ubatuba. A empresa vencedora foi o Estúdio Sarasá Conservação e Restauro.
O Estúdio Sarasá fundado em 1956, foi a primeira empresa de artes e restaurações da família Sarasá no Brasil. Hoje é uma empresa amplamente reconhecida por suas atuações em projetos de conservação e restauração do patrimônio histórico. Para saber mais sobre a empresa, acesse: http://estudiosarasa.com.br/
FONTE.............FUNDART
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário