Nossa História
O GAIATO foi fundado em 1992 , é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, educacional e assistencial, que tem por finalidade atender crianças e adolescentes de ambos os sexos, sem discriminação, cor, condição social, credo político ou religioso e não envolvidos em atos infracionais.
Na ocasião de sua fundação, Ubatuba foi despertada por uma avalanche de crianças e adolescentes perambulando pelas ruas. Fosse pela fome ou pela ânsia de liberdade o certo é que a rua era refúgio para muitos e para alguns, escola de malandragem. E essa realidade assustou.Neste contexto, nasceu o GAIATO, com um grupo de voluntários, liderados pelo Sra Celeste, uma empresária de origem portuguesa, que se organizou e fundou a "Associação do Menor Trabalhador" –
Hoje chamado "GAIATO – Grupo Aberto à Infância e Adolescência – Técnicas Ocupacionais". O nome Gaiato tem forte influência portuguesa, pois a palavra em Portugal, significa: criança ou jovem irrequieto que revela jovialidade. Começou acolhendo as crianças e adolescentes que brincavam e guardavam carro na feira livre de sábado, em uma rua da cidade.
Sua primeira sede se localizava na Rua Gastão Madeira, num galpão cedido por empréstimo, onde foram executados pequenos trabalhos em madeira como carrinhos e outros brinquedos, além de uma pequena horta, cujos frutos eram vendidos de porta em porta. Hoje, o Gaiato, conta com sede própria, localizada no bairro no Bairro dos Coqueirais, na região do Ipiranguinha, localizado no Distrito Oeste, terrítório que apresenta um dos maiores índices de violência do município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário