Celebramos hoje, dia 14, o dia da padroeira de nossa Paróquia e de nossa cidade o dia da Exaltação da Santa Cruz. Data também importante, pois na Praia de Iperoig foi assinado o tratado de paz entre os portugueses e os índios conhecida como Conferencia dos Tamoios, mediação feita pelo hoje São José de Anchieta juntamente com Padre Manoel da Nóbrega. A comunidade preparou através do tríduo essa grande festa onde tivemos a participação de nossos paroquianos e visitantes, e no último dia recebemos em nossa comunidade o Coral da Comunidade Santa Cruz da Várzea do Corumbê, da cidade de Paraty animando a nossa Santa Missa. Pela manhã os freis que nos visitaram e lideranças da comunidade foram agraciadas com um belo almoço feito com muito carinho por paroquianos que prepararam uma deliciosa tainha, arroz, farofa e maionese, aproveitando aqui para agradecer aos voluntários que se doaram na preparação desses alimentos para nossos freis e coordenadores, “Deus lhes pague este grande amor pela Igreja, pelos freis e pela Ordem Franciscana” agradeceu frei Avelar em nome dos frades.
A noite foi realizado a Santa Missa em Ação de Graça por esses momentos marcantes, e também pelo Jubileu de Diamante (60 anos) da presença dos freis da Ordem dos Frades Menores Conventuais que em 1954 chegaram a nossa comunidade para dar continuidade nos trabalhos que vinham sendo feito pelo Padre João que devido à guerra teve que abandonar o nosso País. Antes da celebração foi realizada a procissão pelas ruas de nossa cidade e após tivemos a Santa Missa presidida pelo nosso Ministro Provincial frei Gilson, e também contou com a presença dos freis nosso pároco Avelar, Jorge, Jean, Bruno, Avedis e dos padres André e Vladimir e dos freis professos do Seminário do Bonfim (Santo André/SP), e a casa do Pai estava cheia com paroquianos até do lado de fora da igreja. Que São Francisco de Assis nos conceda muitos e muitos anos ainda da presença desses missionários em nossa Paróquia, pois aqui frei Pio Populin e José Valentini se doaram e morreram na evangelização deixando esse legado aos novos frades, sendo referencias para o nosso povo e para sua Ordem. Parabéns freis e que Deus abençoe a cada um presente, aos ausentes por motivo de outros compromissos em suas comunidades e dos que passaram por aqui se dedicando ao serviço de evangelização de nossa comunidade.
HISTÓRIA DE NOSSA PADROEIRA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ
Nossa história começa lá pelos idos do século XVIII, início do século XIX, quando a população da Vila de Ubatuba crescia motivada pela reabertura e funcionamento do porto que localizava-se na praia do Padre, prainha, ou ainda, praia do Matarazzo, como é conhecida atualmente. Antiga Igreja Matriz até então, recebia seus devotos na confluência da rua da Praia (hoje Av. Iperoig) com a rua Conceição, nome esse em homenagem a padroeira da vila "Nossa Senhora da Conceição". Em 1780, foi iniciada a construção de uma nova matriz. Maior, mais arejada, melhor localizada e moderna arquitetura, pois os grandes casarões e ricas mansões começavam ser construídos, devido o enriquecimento do povo da vila. Toda comunidade colaborava e participava da construção da grande matriz. Mas, com o passar do tempo e a falta de recurso, a obra foi diminuindo de ritmo, até que o Governador interino ordenou que continuasse a cobrança de subsídios das embarcações que parassem no porto, em prol da construção das obras. Em 1842, a lei nº 27 assinada pelo Barão de Monte Alegre, provedor da província de São Paulo, concedia uma Loteria Municipal em benefício da construção. Em 1940, mais uma vez os fiéis deram sua contribuição e juntamente com o padre alemão Hans Beil (padre João como era chamado) pároco na época, reformou-se o telhado da torre, o piso, teto, bancos e portas. Tudo isso, sob a competência do carpinteiro voluntário, Sr. Antônio Marques do Valle. Há 60 anos a Matriz Exaltação da Santa Cruz do Salvador de Ubatuba, está sob a tutela dos Frades Franciscanos Menores Conventuais que dispensaram muita atenção e carinho para esta nossa matriz. O mistério celebrado, no entanto, ultrapassa esses fatos históricos. Dentro do plano de Deus a Cruz tornou-se sinal e símbolo do mistério pascal. Grande e preciosa é a Cruz porque nela se consumaram os sofrimentos que Cristo suportou por nós. Ela acompanha a vida dos cristãos. Está presente em toda parte, despertando a nossa fé e o nosso amor na realização do plano de Deus, no seguimento de Cristo: "Se alguém quiser seguir-me, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois aquele que pretende salvar a sua vida, há de perdê-la; e quem perder a sua vida por amor de mim, há de encontrá-la" (Mt. 16, 24-25). Graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro Cristão, por isso neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos: "Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida bela de rubra púrpura ornada dos santos membros tocar digna só tu foste achada".
"Viva Jesus! Viva a Santa cruz!"Santa Cruz...sede a nossa salvação
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário